TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música Na Educação Infantil

Artigos Científicos: Música Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 5

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Música é considerada um importante instrumento para a cultura humana, hoje ela é reconhecida e esta inserida no contexto escolar. Tendo conhecimento que as diversas artes propiciam a criança uma experiência lúdica e prazerosa podendo ainda utiliza-la como ferramenta para alcançar a interdisciplinaridade apontando para uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do educacional, em busca do ser como pessoa integral. Visando garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.

Através dela podemos ter diversos elementos que se interligam utilizando as variadas linguagens propostas nos parâmetros curriculares nacionais. Como instrumento pedagógico ela permiti ao professor proporcionar uma aula diferenciada, facilitando o desenvolvimento criador da criança.

De acordo com Maria Montessori: “A tarefa do professor é preparar motivações para atividades culturais, num ambiente previamente organizado e depois se abster de interferir”.

Segundo Libâneo (1994), o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos, ou seja, o professor dirige o estudo das matérias e assim, os alunos atingem progressivamente o desenvolvimento de suas capacidades mentais.

É importante ressaltar que o direcionamento do processo de ensino necessita do conhecimento dos princípios e diretrizes, métodos, procedimentos e outras formas organizativas.

A música é uma ferramenta de integração de diversas áreas do conhecimento, favorecendo que este novo conhecimento adquirido seja definido por suas próprias experiências e interesses, adotando assim uma visão mais ampla e ao mesmo tempo crítica.

Nos estudos apresentados por Katsch e Merle-Fishman apud Bréscia (2003, p.60), é destacado que “[...] a música pode melhorar o desempenho e a concentração, além de ter um impacto positivo na aprendizagem de matemática, leitura e outras habilidades linguísticas nas crianças”.

No caso da música a oralidade acompanhada a forma escrita e faz uma interação empolgante de aprendizagem. Pois as crianças gostam de músicas, de ouvir e cantar e quando se utiliza da música como instrumento didático pedagógico o resultado é muito positivo, visto que, a música desperta a curiosidade do aluno que por sua vez amplia seus conhecimentos e aprimora o desejo pela leitura e pelo saber.

(SOUZA,1999, p.l9)

A arte se apresenta em nosso mundo de diversas formas ela faz com que o ser humano possa conhecer um pouco da nossa história, através dos processos criativos das diversas linguagens artísticas e de se aprimorar com o decorrer dos anos.

A música é um dos meios artísticos explorados dentro dos nossos currículos escolares permite a integração de diversas pessoas, como também capacita a expressar o que sentimos, vemos ou pensamos é através dela que conseguimos exteriorizar nosso interior, permitindo também abertura de um olhar crítico de outras pessoas. Vigotski (1987, p.44) afirma que “O grande salto humano ocorreu dentro do campo da representação, ou seja, na criação, na potencialidade de construir a partir do vazio: fazer arte”.

Música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmo seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. Podemos dizer que ela é praticada desde a pré-história, quando o homem descobriu que batendo um objeto no outro ele produzia sons. Ela já teve diversas funções no decorrer da historia, reconhecida como um fenômeno de origem divina, utilizada para exaltar autoridade, em lutas, etc.

Brito (2003, p.31), fala que:

É difícil encontrar alguém que não se relacione com a música [...]: escutando, cantando, dançando, tocando um instrumento, em diferentes momentos e por diversas razões. [...] Surpreendemo-nos cantando aquela canção que parece ter “cola” e que não sai da nossa cabeça e não resistimos a, pelo menos, mexer os pés, reagindo a um ritmo envolvente.

Hoje ela esta presente em nossa cultura em nosso dia a dia, o que nós como educadores precisamos refletir é sobre a importância desta ferramenta dentro do contexto escolar, identificando as possibilidades que ela permite no desenvolvimento do aluno.

A música pode contribuir para a formação global do aluno, desenvolvendo a capacidade de se expressar através de uma linguagem não verbal e os sentimentos e emoções, a sensibilidade, o intelecto, o corpo e a personalidade [...] a música se presta para favorecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com