TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música no projeto educacional da primeira infância

Projeto de pesquisa: Música no projeto educacional da primeira infância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 12

Projeto Música na Educação Infantil

PROJETO DE INTERVENÇÃO

1. Identificação da instituição:

Centro de Educação infantil Municipal “ Criança Feliz”.

2. Carga horária:

20 horas

3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:

o pedagogo juntamente com os professores e com o apoio da direção.

4. Temática – conteúdo

“Música na educação infantil”

5. Introdução:

Ao realizar o estágio de gestão na Escola Municipal Pedro Paulo de Castro, pude observar que as crianças gostam muito de música. Também pude perceber que muitos professores estão preocupados em incluir o trabalho com a música nas atividades realizadas em sala de aula, principalmente nas brincadeiras e que sabem da relevância de se trabalhar a musicalização. Mas, foi possível perceber ainda, que muitos encontram dificuldades para realizar esse trabalho.

Ao conversar com o pedagogo dessa instituição levantei questionamentos à cerca desse trabalho, fizemos então reflexões à cerca dessa temática, e o mesmo relatou que os professores ainda se sentem despreparados para desenvolver atividades que trabalhem o eixo música. O mesmo me sugeriu então que desenvolvesse um projeto que abordasse essa temática, na tentativa de auxiliar os professores no desenvolvimento junto às crianças, possibilitando assim um trabalho mais significativo com a música na Educação Infantil.

6. Justificativa:

.A Educação Musical é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de habilidades verbais, físicas, sociais, mentais e emocionais.

A “liberdade” de criar e adaptar é uma das características próprias da Educação Musical, através da qual as atividades tornam-se atraentes para as crianças que buscam a cada instante novas descobertas que lhes satisfaçam a curiosidade.

O corpo da criança é o ponto de partida para a Educação Musical, a voz da criança tembém é um um precioso instrumento.

A música deve fazer parte do cotidiano escolar como um dos elementos formadores do indivíduo. Portanto, o professor precisa saber observar quais são as necessidades de seus alunos e conhecer o desenvolvimento cognitivo de cada idade e suas potencialidades para que possa escolher atividades que venham de encontro com seus objetivos e realizar um trabalho interdisciplinar.

A música na educação, não deve ser usada apenas como experiência estética, mas como instrumento facilitador do processo de aprendizagem, como ferramenta para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, possibilitando a ampliação do conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos.

A escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico.

7. Objetivo geral:

Proporcionar às crianças oportunidades de viver e refletir em seu cotidiano sobre questões musicais, numa prática sensível e expressiva propiciadora de condições para o desenvolvimento de habilidades, de criação de hipóteses e de formulação de conceitos.

8. Objetivos específicos:

• Identificar elementos da música como forma de expressão e interação com o outro, expandindo seu conhecimento de mundo;

• Ampliar o conhecimento musical, compreendendo as caracteristicas do som, sua propriedades e possibilidades de atividades ligadas ás variadas formas de expressão artistica como a música;

• Utilizar a improvisação, interpretação e composição musical para identificar e expressar sensações, sentimentos e pensamentos.

9. Fundamentação teórica:

Muitas instituições de educação ainda trabalham a música, tendo como objetivo apenas formar hábitos, atitudes e comportamentos, fazendo uso da música para trabalhar a fixação de conteúdos, como datas comemorativas, letras ou números. Não podemos encarar a música como algo pronto ou como proposta de reprodução, mas como uma linguagem cujo conhecimento se constrói.

A inclusão de crianças portadoras de necessidades educacionais especias, pode ser favorecida com atividades de musicalização, esse favorecimento se dá por meio de seu caráter lúdico e de livre expressão, não exerce pressões e nem cobranças de resultados é uma prática oferecedora do alívio e do relaxamento da criança, favorece a desinibição, possibilita o envolvimento social e desperta a apropiação de valores e de atitudes de respeito consigo e com o outro, oportunizando novas aprendizagens.

De acordo com os Referencias Curriculares Nacionais,

O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para odesenvolvimento da expressão, do equilibrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderosomeio de integração social. (BRASIL, 1998.p. 49).

O ambiente fornece estímulos sonoros à criança desde o nascimento, e ela reage a esses estímulos por meio do balbucio ou gritos como forma de manifestar sons. Com o passar do tempo, vai aumentando esse repertório sonoro que lhe permite se comunicar com o outro e com o mundo em que vive.

A Educação infantil deve propiciar ás crianças apropiação do conhecimento para praticar, reconhecer e descobrir o ritmo e o som de forma livre e organizada, partindo dos movimentos corporais e em seguida extra corporal: sons da natureza, sons do ambiente, sons dos instrumentos e eletrônicos e etc. Tornando-se um trabalho de desenvolvimento global que possibilita à criança utilizar suas capacidades para uma aprendizagem que respeite suas especificidades.

De acordo com Penna, (1990, p.22), “[...] musicalizar é desenvolver os instrumentos de percepção necessários para que o indivíduo possa ser sensível a musica apreendê-la, recebendo o material sonoro/musical, como significativo”.

A música se concebe como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com