TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATURA COSMÉTICOS S/A PIM II

Exames: NATURA COSMÉTICOS S/A PIM II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  4.903 Palavras (20 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA

NATURA COSMÉTICOS S/A

PIM II

2014

NOME DA EMPRESA ANALISADA

PIM II

Projeto Integrado Multidisciplinar II

para obtenção de título de Gestor de

Recursos Humanos, apresentado à

Universidade Paulista – UNIP.

2014

RESUMO

O objetivo é validar as informações estudas fazendo com que a teoria possa ser utilizada na prática como forma de auxiliar no aprendizado do aluno. A empresa escolhida para o estudo é a Natura Cosméticos S/A com fábricas situadas em São Paulo e no Pará atuando na linha de cosméticos. A metodologia utilizada para coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica para aprofundar o conhecimento e embasar os dados conforme teses já existentes. A coleta das informações foi realizada através de meios disponibilizados pela própria empresa, que possui capital aberto e disponibiliza o seu funcionamento em seus sites para pesquisas e estudo. Com isso, pode-se garantir a veracidade das informações que são sempre atualizadas. O estudo é baseado na matéria Economia e Mercado onde pode verificar a influência que a economia exerceu no dia a dia da empresa. Outra matéria auxiliar é Recursos Materiais e Patrimoniais com parâmetros de logística, funcionamento e gestão de estoque e otimização de armazenamento. A Matemática Aplicada é o suporte para entendimento de todos os cálculos necessários para se chegar à melhores práticas a serem aplicadas na economia e nos recursos materiais e patrimoniais. É ela quem dita à escolha mais acertada a ser tomada pela empresa, estimando os possíveis ganhos e possíveis prejuízos de cada escolha realizada.

Palavras-chave: Economia de Mercado; Recursos; Natura; Matemática aplicada.

ABSTRACT

The objective is to validate the studied information in order to make the theory suitable for practice as a way of helping students. The chosen company Natura Cosméticos S/A has factories in São Paulo and Pará producing cosmetics. The method of data collection was literature review in order to increase knowledge and support the data in pre-existing theses. The collected data is provided by the company, which is a publicly-held Company and provides all data regarding operational information in its website. This ensures the veracity of the constantly updated information. This study is based in the Economy and Market class in which was possible to verify the influence of economy on the company's everyday activities. Human and Patrimonial Resources is another class with parameters in logistics, stock-keeping working, management and optimization. Applied Mathematics supports all calculation required to achieve the best practices in economic, patrimonial and material resources. It dictates the best choice to be made by the company by estimating the potential gains and potential losses of each decision taken.

Search-Keys: Economy and Market; Resources; Natura; Applied Mathematics.

1. INTRODUÇÃO

O projeto integrado multidisciplinar tem por objetivo relacionar as matérias estudadas com a realidade da empresa, entendendo o seu funcionamento na pratica e dando oportunidade ao aluno de exercitar o conhecimento adquirido expandindo a sua visão.

A escolha para a realização do estudo foi por uma empresa de capital aberto, onde há facilidade na obtenção de dados internos, e também por uma empresa que disponibilize informações de seu funcionamento e de sua gestão atualizados garantindo a qualidade e veracidade das informações. A empresa Natura Cosméticos S/A fundada no ano de 1969 conta com mais de 6 mil colaboradores em suas fábricas e centro de distribuição. Atua no ramo da indústria de cosmético presente em todo território brasileiro e também em outros países.

A venda de seus produtos se dá através de catálogos com a descrição dos produtos, fotos e preços através de mais de 01 milhão de consultores cadastrados para a revenda no Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru Venezuela e também na França.

O estudo é baseado na matéria de Economia e mercado onde será abordada a definição de economia e mercado, a economia no Brasil, as influências da economia na empresa estudada e sobre a economia de mercado, também conhecida como capitalismo.

A matemática aplicada surge para auxiliar nas escolhas a serem tomadas pela empresa apontando o caminho com menos obstáculos, menor custo e maximização dos lucros. Permitindo técnicas diferentes de planejamento com ferramentas para mensurar os dados.

Quanto aos Recursos materiais e patrimoniais sabe-se que as empresas precisam planejar e controlar os seus estoques para não haver desperdícios de produtos, ter a diminuição dos custos com transporte e armazenagem e a satisfação do consumir final ao receber o produto no prazo e no local combinado. Para isso estudamos os tipos de recursos, como eles são classificados e exemplificamos inserindo a teoria na prática.

2. Economia e Mercado

A definição de mercado é um ambiente propício às condições para a troca de bens e serviços. São instituições ou organizações onde os vendedores e compradores estabelecem uma relação comercial sejam elas de transações, acordos ou trocas comerciais .

O mercado conforme SAMARA (2005) representa:

O processo de troca entre o grupo de produtores/vendedores e os consumidores acontece no ambiente que denominamos de mercado. Esse local de troca, que no passado era geralmente um espaço físico específico e delimitado, como mercado público ou feira, por exemplo, hoje expandiu e envolve até mesmo o virtual, como o ciberespaço e as compras pela internet. O mercado representa também o conjunto de compradores reais ou potenciais em posição de demandar produtos.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com