TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NENHUM CONTEÚDO

Por:   •  6/11/2015  •  Ensaio  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS

" Aprendi que duas pessoas podem olhar exatamente a mesma coisa e podem ver algo totalmente diferente"

(autor desconhecido)

pag 135

Baseia-se no conceito de que todo e qualquer trabalhador das organizaçoes exerce influencia no comportamento organizacional, e pr consequencia, influencia a qualidade do processo decisorio e, portanto, o nivel de produtividade das organizações. Essa teoria criou uma nova perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais características desses modelos são:

  • O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico.
  • O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
  • Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autorrealização  

  • Trabalhadores => comportamento organizacional => processo decisorio => produtividade

                                  I                                                 I                                 I

                                  I____________________________I___________________I

                                                              Pontos de Influencia                    

                                 

Esta teoria se consolidou a partir de 1932, periodo em que os psicologos começaram a ter forte influencia nos assuntos administrativos das organizaçoes.  

Seu principal idealizador foi Elton Mayo (1880 - 1949), psicologo e cientista social australiano, que por varios anos foi professor e diretor do Centro de Pesquisas Sociais de Harvard School of Business Administration. Foi realizador de importantes pesquisas, nas quais foi constatado e relação direta entre o comportamento organizacional dos funcionarios, a qualidade e a produtividade das organizações. Porém a mais importante foi realizada em 1927, e se chamava Experiencia de Hawthorne. Esta experiencia possuiu quatro fase:

  • Intensidade da Luz x Produtividade: dois grupos de operarios realizaram as mesmas tarefas - um com um nivel variado de iluminação e o outro com nivel intenso de iluminação

            Conclusão: os operarios reagiram a intensidade da iluminação de acordo com suas realidades pessoais e não diretamente pela variação de iluminaçao.

  • Estudo do grupo de montagem de relés: foram introduzidas mudanças na rotina de um determinado grupo de operarios da montagem de relés, tais como redução da carga horaria de trabalho, periodos de descanso e lanches.

            Conclusão: além do aumento na produtividade notou-se a melhoria dos relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, aprimoramento do trabalho em equipe e o   desenvolvimento de lideranças.

  • Programa de Entrevistas: entrevoistas com mais da metade dos operariospara conhecer suas opinioes sobre os trabalhos que realizavam.

            Conclusão: constatou-se a forte existencia de grupos informais de empregados, com grandes afinidades pessoais e lideranças.

  • Estudo do grupo de montagem de terminais: este grupo foi observado com a finalidade de se analisar a organzação informal dos funcionarios da organização

            Conclusão: foi constatado que o grupo informal influenciava o grupo formal para que não fosse evidenciados desniveis de atuação entre os participantes de um mesmo grupo.

Com a Experiencia de Hawthorne cheganos as seguintes conclusoes:

A integração e o relacionamento social incentivam a produtividade e favorecem o aumento dos niveis de competencia dos funcionarios. O conhecimento dos sentimentos das pessoas , pelo grupo e pela organização, é de elevada importancia para aumentar a qualidade do ambiente de trabalho e da produtividade individuale global.

Principais contribuições da Teoria das Relações Humanas para a pratica da administração

  • Maior abrangencia de participação e de contribuição dos diversos profissionais das organizações , independente de seu nivel hierarquico
  • Melhoria nas comunicações entre todos os niveis hierarquicos das organizações
  • Reconhecimento das necessidades e da validade dos programas estruturados para maiorexs niveis de capacitação e de conhecimento estejam mais elevados
  • Estruturação e aplicação de pesquisas e das ciencias do comportamento, bem como de uma abordagem de atuação humanistica e democratica nas organizações.

Ou seja, cada assunto alimenta e complementa o outro, dentro do processo interativo, continuo, acumulativo e evolutivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com