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NORBERT ELIAS

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Por:   •  22/11/2013  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  526 Visualizações

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Educação Lúdica

Etapa 1

Aula-tema: As bases teóricas da educação lúdica. A ludicidade na educação. O jogo, o brinquedo e a brincadeira (Aula 1,2 e 3).

Passo 1:

Preparar um folder usando o programa Microsoft Office entrando no editor Publisher e escolhendo um modelo de folheto para divulgar o evento. O folheto deve ser construído a partir da escolha de um modelo selecionado pelo grupo, tendo impressão na frente e no verso. Lembrar-se de que a construção de uma apresentação informativa (folder) deve conter a data do evento, o publico alvo, a caracterização do ato de brincar como fator e desenvolvimento da apresentação entre outros textos com instruções teóricas e prescrições que serão produzidas nas etapas desta ATPS.

Passo 2:

Realizar a leitura compartilhada do capitulo 1 do PLT, a saber: “As teorias da educação lúdica”.

Preparar um quadro registrando os dados coletados, ilustrando e configurando-o de forma criativa e atraente.

Quadro 1 – Educação lúdica: concepções teóricas

(Fonte: capitulo 1 – PLT)

Conceitos e contribuições e pressupostos Imagens/ilustrações/fotografia

Ludicidade é: Um potencial humano, de sentir-se pleno, num estado do brincar, que nos leva a um bem-estar conosco mesmo e com os demais. Ludicidade leva a criatividade.

O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações de necessidade lúdica extrapolam as demarcações do brincar espontâneo.

Leve Vygotsky (1896-1934) foi um psicólogo Bielo- russo pioneiro na área sobre o desenvolvimento intelectual da criança que ele afirmava ocorrerem função interações social e condição de vida. Vygotsky-contribuições teóricas

O brincar da criança é a imaginação em ação.

A idéia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança, que desejos impossíveis podem ser realizados, reduzindo atenção e, ao mesmo tempo, construindo uma maneira acomodação a conflitos e frustrações, Vygotsky afirma-que brincar leva a criança a trona-se mais flexível e a buscar alternativas de ação.

O jogo é o nível mais alto no desenvolvimento da educação pré-escolar e é por meio dele que a criança move-se cedo

Jean Piaget (1896 -1980) estudou biologia na Suíça, mais tarde dedicou-se área de Psicologia, e Epistemologia e Educação.

Escreveu mais se 50 livros que são conhecidos mundialmente

Piaget-contribuições teóricas

Para Piaget o jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois, ao representar situações imaginarias a criança tem a possibilidade de desenvolver o pensamento abstrato. Isso acontece porque novos relacionamentos são criados no jogo entre significados, objetos e ações. na atividade lúdica a criança expressa a sua personalidade.na atividade lúdica a criança se liberta de situações difíceis ; por meio da pratica pedagogia do jogo o professor pode conhecer as expressões e as personalidade do educando.

Função educacional da ludicidade: Há necessidades de se ir além dos exercícios de lápis e papel desprezando ou negligenciando o brincar. A brincadeira é o momento sobre si mesmo e sobre o mundo, dentro de um contexto de faz de conta. Brincando, ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive e, assim, se relaciona com este mundo.

A brincadeira é a estrada que a criança percorre para chegar ao coração das coisas, para desvelar os segredos que lhe esconde um olhar surpreso ou acolhedor, para desfazer temores, para explorar o desconhecido...

O brinquedo educativo e o brincar são imprescindíveis no aprendizado de nossas crianças,

É no brincar que o individuo criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral, e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu.

Kihsimoto(1996)-contribuicoes: A valorização das características e das possibilidades dos brinquedos e sobre possíveis estrategias de exploracao

Kihsimoto - definições importantes

• Jogo

O jogo é um instrumento pedagógico muito importante e significativo, é de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos.

• Brinquedo

O brinquedo é o suporte da brincadeira quando serve a uma atividade espontânea, sem intencionalidade inicial, que se desenvolve de acordo com a imaginação da criança.

O brinquedo atende à evolução histórica do sujeito em toda a sua existência, compondo uma sinfonia de notas alegres, cantantes e vivas.

• Brincadeiras

A brincadeira por sua vez, encontra fundamento quando é apontada como uma atividade espontânea da criança, sozinha ou em grupo. Ela constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade, o que a leva a lidar com complexas dificuldades psicológicas, como a vivencia de papeis e situações não bem compreendidas e bem aceitas em seu universo infantil. A brincadeira na infância leva a criança a solucionar conflitos por meio da imitação, ampliando suas possibilidades lingüísticas, psicomotoras, afetivas, sócias e cognitivas.

Passo 3

Observar a imagem da obra de Pieter Brueghel e identificar e nomear no mínimo cinco jogos e brincadeiras.

Cobra

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