TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o Tempo Norbert Elias

Resenha: Sobre o Tempo Norbert Elias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre o Tempo

Norbert Elias

“’Quando não me perguntam sobre o tempo, sei o que ele é’, dizia um ancião cheio de sabedoria. ‘Quando me perguntam, não sei ’”. Assim começa o livro. O que é o tempo? A resposta da maioria seria que o tempo são as horas, os meses, os anos, os minutos que contamos no relógio, que formam os dias, contados no calendário. Mas, e nas sociedades onde não existem calendários e relógios? O tempo é aquilo que se conta através de fenômenos recorrentes, como o pôr-do-sol ou a mudança de estações?

Crescemos em uma sociedade em que o tempo não é algo que aprende, ele já está presente desde o momento em que nascemos, e talvez por isso, tenhamos essa dificuldade de definir o que é o tempo, já que os relógios e calendários fazem parte da nossa realidade desde muito tempo, e por isso ninguém questiona. Sentimos a pressão do tempo, as horas passando, as folhas do calendário virando, e isso já se tornou uma segunda natureza, como se fizesse parte do destino de todos os homens.

Se abolíssemos então os relógios e calendários, estaríamos livres dessa pressão? A vida seguiria independente da presença destes instrumentos, e veríamos o nosso crescimento e envelhecimento. E isso nada mais é, que a passagem do tempo. “O tempo não se deixa ver, tocar, ouvir, saborear nem respirar como um odor”, diz Norbert Elias.

É certo que a vida sempre seguiu o mesmo curso, os homens nascem, crescem, envelhecem e morrem, desde antes de sequer questionarem essa passagem de tempo. O saber acadêmico sugere que o universo é dividido em “natureza” e “sociedade”.

O tempo, seguindo este raciocínio, está na natureza, e a sociedade, à medida que foi se civilizando, criou formas cada vez mais modernas de fazer a contagem do tempo que estava passando. Chegamos então no modelo que conhecemos hoje. É difícil imaginar alguém que viva sem saber as horas, sem saber qual dia está marcando o calendário. Mas o relógio e o calendário são símbolos, criados pelo homem, e são entendidos apenas por outros homens, dentro da mesma sociedade. Então, o que é o tempo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com