TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Trabalho acadêmico: NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O mercado ao longo do tempo vem passando por diversas mudanças, e para acompanhar tais mudanças a organização precisa estar preparada, para isso o gestor precisa sempre estar atento a essas mudanças e melhorar e saber utilizar suas habilidades e competências pessoais a fim de desenvolver as melhores soluções e tomar as melhores decisões de maneira a conduzir a organização de forma eficiente e eficaz. Para Perrenoud (2000, p.9 apud White A., Domingues M. J.C S., e Silveira A.) a competência pode ser definida como:

“A aptidão para enfrentar uma família de situações análogas, mobilizando de forma correta, rápida, pertinente e criativo, múltiplos recursos cognitivos, saberes, capacidades, micro competências, informações,valores, atitudes, esquemas de percepção, de avaliação e de raciocínio”.

Para Gomes (2003, p.3 apud White A., Domingues M. J.C S., e Silveira A.) “compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades”. Para Katz as habilidades podem ser divididas em três categorias: habilidades técnicas, humanas e conceituais. A primeira está relacionada com o sabe fazer, a segunda com a facilidade interpessoal e grupal,com o saber se comunicar e transmitir conhecimento, e a terceira refere-se ao pensar sobre o todo,diagnosticar problemas e desenvolver soluções. Assim um gestor deve ser capaz de organizar e planejas suas próprias atividades e as do seu grupo, deve saber se expressar verbalmente e de forma escrita apresentando suas ideias de forma clara. Deve ser capaz de adquirir a confiança de seus colaboradores alem de saber liderar e transmitir conhecimento. Ter uma visão estratégica, iniciativa, criatividades, determinação e saber reconhecer problemas. Essas são algumas das habilidades e competências que um gestor deve ter para conduzir a organização com maior eficácia e eficiência.

Além disso, as empresas e os gestores não podem ignorar os acontecimentos no mundo, pois a sobrevivência empresarial depende, em grande parte, do conhecimento dos fatos atuais e a previsão dos futuros. Dessa forma estar atento a questões como: expansão econômica, efeito da inflação, comportamento dos preços, custo de vida, aumento de renda, dentre outras questões econômicas, que provocam mutações na economia e são de grande importância para gerir bem os negócios e aproveitar da melhor forma as oportunidades de mercado. Assim, o gestor precisa das competências e habilidades necessárias para tomar as decisões e definir estratégias de acordo com o cenário econômico.

No Brasil grande parte dos negócios são originados de empresas familiares, ocupando um espaço significativo no mercado mundial. E para que essas empresas familiares tenham sucesso e se mantenham saudáveis no mercado é de grande importância que o gestor tenha habilidades e competências para lidar com as mudanças no mercado e mudanças econômicas, que exercem grande influencia sobre as empresas familiares. Além de saber como lidar com o processo sucessório, que é um dos maiores problemas enfrentado pelas empresas familiares. Ventura (1993 apud Floriani. O. P, Rodrigues. L. C., 2000) aponta os processos de sucessão mal (ou não) planejados e malsucedidos como as principais causas da vida curta de empresas familiares. Dessa forma as empresas familiares precisam se preparar para o processo sucessório como também para as mudanças que ocorrem diariamente no mundo globalizado, assim o gestor familiar deve buscar competências adequadas para melhor administrar seu negocio.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANALISE SITUACIONAL

João barroso é o dono da indústria de Bebidas Pira, uma empresa familiar referencia em sabor e qualidade em todo Brasil. Dr. João já está sentido o peso da idade e decidiu em assembleia que irá se aposentar e pretende transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Os filhos do Dr. João consideraram pertinente contratar um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a indústria de bebidas pira, já que não possuem experiência no processo de sucessão. O escritório de consultoria então procurou traçar o perfil da empresa e dos gestores para então sugerir ações e mudanças que precisam ser implementadas. Abaixo se pode analisar a tabela de competências e habilidades analisadas de acordo com o perfil de Iran e Paulo e as competências e habilidades que devem ser aprimoradas.

2.2 ESCOLHA DO SUCESSOR

Tabela de competências e habilidades

Competências e habilidades do gestor Paulo Iran

Criatividade e inovação X -

Organizar e planejar - X

Liderança e carisma X -

Trabalho em equipe X X

Espírito critico - -

Avaliar a situação - X

Motivação X X

Comunicação oral X -

Comunicação escrita - X

Visão global e sistêmica X X

Definir prioridades - X

Equilíbrio X X

Aplicar o conhecimento X X

Foco e resultados X X

Atitude empreendedora X -

Transmitir conhecimento X -

Competências e habilidades que devem ser aprimoradas

Competências e habilidades deficitárias Paulo Iran

Criatividade e inovação - X Iran possui dificuldade em trabalhar de forma criativa propondo novidades criativas para empresa

Organização e planejamento X - Paulo possui dificuldade em planejar e organizar a parte financeira da empresa

Liderança e carisma X Iran por ter uma personalidade mais tímida, tem dificuldades em assumir um papel de liderança.

Avaliar a situação X - Paulo tem dificuldades em avaliar determinadas situações de uma maneira diferente, levando mais em consideração o lado racional e tomar a melhor decisão.

Comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com