TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVOS DESAFIOS DE GESTÃO DE PESSOAS

Exames: NOVOS DESAFIOS DE GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

Os novos desafios de Gestão de Pessoas

Nossa sociedade vivencia uma serie de transformações econômicas, políticas, tecnológicas, culturais e sociais que tem gerado profundas implicações no mundo do trabalho. Essas modificações surgem principalmente em virtude da quebra de fronteiras, o aparecimento de novas tecnologias e o processo de reestruturação econômica e produtiva, fazendo com que muitas organizações adotem modelos organizacionais flexíveis para adaptação a um ambiente predatório e competitivo.

Para uma organização ser bem sucedida no mercado, obtendo crescimento é necessário ter eficiência e eficácia, pois tendo essas qualidades, diminui os erros, sendo possível atingir os resultados, porém, a efetividade causada por essas mudanças podem causar efeitos no trabalho bom ou ruim.

A gestão de pessoas é representada pelas organizações e pelas pessoas, sem isso não haveria necessidade desse departamento dentro de uma empresa.

Hoje em dia podemos classificar gestão como “Solução Ganha – Ganha”, antigamente eram organização x pessoas, o interesse não era no funcionário, nas qualidades e sim na produtividade do serviço, quanto, mas faz, mas lucro é obtido, hoje em dia, tanto a empresa quanto as pessoas, tem interesses em comum, objetivos a serem alcançados, alguns exemplos são: a liberdade para trabalhar, qualidade de vida no trabalho, segurança no trabalho, melhores salários entre outros.

Gestão de Pessoas tem três significados diferentes: Função ou Departamento (prestador de serviços), Conjunto de práticas de Recursos Humanos (processos e procedimentos) e Profissão (profissionais que se dedicam aos diferentes papeis). Contudo gestão tem três aspectos fundamentais, que são eles: As pessoas como seres humanos, as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e as pessoas como parceiras da organização.

Vemos mudanças em Gestão desde o século xx onde as informações eram em segredo, onde as pessoas eram orientadas para o processo, onde não tinha estabilidade, não tinha regras e hierarquias, já nos tempos atuais, vemos mudanças avançadas, que foram desenvolvidos pelo Departamento de RH, como já é mais conhecido atualmente, se destacando o foco internacional, o foco no ambiente competitivo e a tolerância e ambiguidade.

Hoje em dia, estamos em um mundo de avanços, onde a Gestão de Pessoas se desenvolveu bastante construindo para as empresas afins um Ambiente Dinâmico e Competitivo, administrando talentos da maneira correta, para assim ter um crescimento e uma qualidade melhor para a empresa e as pessoas.

Perguntas:

O que você aprendeu nesta aula?

R: Nesta aula foi se desenvolvendo vários assuntos, referente a Gestão de Pessoas, onde aprendi muito sobre suas mudanças no decorrer dos anos, sobre a valorização das pessoas nas empresas, significados da Gestão, Objetivos tanto da empresa, quanto das pessoas dentre outros assuntos.

O que foi mais confuso e onde poderá aplicar o conteúdo?

R: Encontrei mais dificuldades em entender como as pessoas ajudam a organização e fazem com que os dois lados saiam sempre ganhando. O Conteúdo é sempre aplicado no trabalho, no dia-a-dia.

Formulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com