TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura Empreendedorismo, Matemática Aplicada

Por:   •  16/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  1.368 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

  1. UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

Jundiaí / 2021

Nº.

NOME

RA

01

Isabela Guerrero

2163592

02

Isabelle Rocco

2152121

03

Kátia Valeria dos Santos Silva

2150317

04

Luciana Aline da Rocha

2133555

05

06

Este estudo trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II), referente ao projeto de pesquisa realizado no segundo bimestre do curso Gestão em Recursos Humanos da Universidade Paulista - UNIP, que terá o intuito de pesquisar a maneira como a instituição interage com o mercado, como ela aplica a matemática em sua rotina, como emprega e gerencia as inovações.

O estudo será feito através de uma pesquisa qualitativa, com este espera-se demonstrar ao leitor a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas: Economia e Mercado; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação; e Matemática Aplicada. E como resultado, demonstrar que podemos aplicar os conhecimentos adquiridos diariamente no mercado de trabalho e o quanto é importante para a empresa.

Palavras-chaves: Projeto, Economia e Mercado, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, Matemática Aplicada.

INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto é estudar e revisar a prática das disciplinas Economia e Mercado; Empreendedorismo, Criatividade e Inovação; e Matemática aplicada. Baseado em um estudo de caso, o projeto visa relacionar o conhecimento teórico apresentado ao longo do curso e assim tem como foco principal aplicar de modo prático no funcionamento da empresa.

A empresa escolhida para o estudo foi a Natura S.A. Trata-se de uma empresa brasileira, de sociedade anônima com capital aberto. Atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e corpo, banhos, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene pessoal. É uma das maiores empresas do setor de cosméticos do Brasil, presente em todo o país através do marketing direto (venda porta a porta), a marca é reconhecida por possuir diversas linhas de cosméticos, perfumaria e maquiagem de alta qualidade e socialmente responsáveis. Além disso, já atua em alguns países, como, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, e pretende expandir ainda mais.

A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos e também na força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. A Natura era movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de autoconhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.

A Natura é muito conhecida por suas abordagens sustentáveis que não corrompem o meio ambiente, muito pelo contrário, suas ações implicam para a sua melhoria. Além de oferecer produtos excelentes, ela tem um cuidado constante com suas ações, tudo o que faz internamente, acaba refletindo para o que acontece externamente.

Este estudo é baseado na matéria Economia e Mercado, onde buscamos entender a influência econômica da organização interna e externa. Outra matéria que também abordaremos é Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, onde identificamos a capacidade de uma empresa em sempre evoluir e inovar, em determinados tópicos. E por último analisaremos a matemática aplicada na empresa, onde o cálculo é feito para que as tomadas de decisões não se tornem prejudicial a empresa, mas também buscando a forma mais prática e econômica na empresa em geral.

  1. ECONOMIA E MERCADO

Economia é o estudo de como as pessoas tomam decisões em face da escassez e, por sua vez, coordenam suas decisões por meio dos preços. Wessels (2003, p.9).

Para entender o que é objeto de estudo em economia, é escassez quando não temos à nossa disposição tudo o que desejamos. Essa escassez, portanto, faz com que tenhamos de fazer escolhas, entre outras, a respeito do que produzir e consumir.

Economia é a ciência que estuda como os recursos escassos das sociedades são alocados, tendo por base as decisões individuais de consumidores, trabalhadores, empresas, etc [...]. É a ciência que analisa as escolhas individuais e suas interações. Guimarães e Gonçalves (2010, p.184).

Segundo Singer (2002), economia é um termo que pode ser usado em três diferentes contextos, sendo o primeiro relativo à característica de ser rigoroso na utilização dos recursos ou valores, sem desperdício. Já o segundo contexto refere-se ao conjunto de atividades que um lugar, cidade ou país exerce visando o rendimento financeiro, e o terceiro contexto refere-se ao ramo de estudo da ciência que traz significado e sistematiza o conhecimento sobre a atividade.

Ainda de acordo com Singer (2002), a economia é realizada por todos através da divisão social do trabalho, onde os diferentes grupos se aperfeiçoam em executar diferentes atividades, todos contribuindo tanto para a produção quanto pela circulação de certa quantidade de produtos, produtos esses que vão desde bens materiais a serviços. Dessa forma, cada indivíduo representa um papel na economia que lhe é oferecido através dessa divisão social do trabalho.

Já de acordo com o site O Economista, podemos entender que economia é a ciência social que tem como foco de estudo a produção, distribuição e consumo de bens ou serviços. A palavra economia tem origem no grego oikos, que significa casa, e nomos, que significa costume ou lei, portanto refere-se às regras da casa. Dessa forma, a economia estuda as diferentes formas de comportamento humano que resultam da relação entre as necessidades pessoais e os recursos disponíveis que irão satisfazê-las, sendo assim, é uma ciência ligada tanto à política quanto à vida das pessoas, onde sua principal função é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos sujeitos econômicos, para assim, oferecer soluções aos problemas existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (308.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com