TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATURA – ESTIMULANDO O EMPREENDEDORISMO NAS CONSULTORAS

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

SINOPESE DO CASE: NATURA – ESTIMULANDO O EMPREENDEDORISMO NAS CONSULTORAS ¹

Eduardo Luiz Emídio Reis ²

Carmen Cristina Viégas Campos ³

  1. DESCRIÇÃO DO CASO

A Natura é uma empresa que atua no setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, é uma empresa brasileira fundada por Antônio Luiz Seabra em 1969, a partir de uma ideia transformadora onde se juntaram as duas paixões de Antônio Luiz Seabra a primeira os cosméticos e segunda seus clientes. A Natura possui presença forte em todo o continente latino americano. Possui uma cultura de valorização das relações humanas e tem compromisso com a sustentabilidade, seus produtos tem origem da biodiversidade botânica nacional, além de possuírem um processo de produção artesanal e mecânico.

A Natura acredita que a vida é feita de relações. Antônio Seabra sempre acreditou no humanismo e com criatividade implementou o sistema que vinha dando certo com a Avon de venda direta. A Natura disponibiliza de alternativas para o desenvolvimento e mobilização das pessoas (consultores) na disseminação de seus valores e produtos entre os consumidores, além de acreditar na sua capacidade de geração e distribuição de renda através deste modelo comercial de gestão. A Natura possui um portfolio diversificado que busca atender todos os tipos de consumidores.

Seu sistema de administração, esta intrinsecamente interconectada: de consultoras, de fornecedores e sociais, através de plataformas digitais como a Natura.net o que gera uma interdependência entre as consultoras, fornecedoras, gerentes e sociais.

Além disso, as consultoras são vistas pela Natura como coautoras responsáveis pela apresentação de mudanças e soluções, na melhoria dos produtos, sistemas organizacionais e contato comercial com os clientes.

[pic 1]

  1. IDENTIFICAÇÃO E ANALISE DO CASO

  1.   Será que focar o potencial dos negócios nas vendas diretas em 1974, apostando no potencial das relações interpessoais ainda apresenta a mesma potencia do inicio?

  1.  No decorrer do tempo, quais as inteligências múltiplas que as consultoras precisaram desenvolver para alcançar um potencial mais elevado na rede contato e vendas com suas consumidoras?
  1.  Quais os desafios que essas consultoras possuem no processo de desenvolvimento profissional e pessoal na carreira?
  1.  Avalie o tipo de venda de compartilhamento que a Natura aposta nas suas consultoras, por meio das atitudes e da concepção de cada uma delas sobre percepção de carreira e mercado.

2.1 DESCRIÇÕES DAS POSSÍVEIS DECISÕES

  1. Será que focar o potencial dos negócios nas vendas diretas em 1974, apostando no potencial das relações interpessoais ainda apresenta a mesma potencia do inicio?

  • Segundo Chiavenato (1999), com o advento da era da informação na década de 1990, as mudanças ocorreram de forma veloz, com o avanço da tecnologia. Com a internet os processos que demoravam dias para serem realizados, agora se concretizam em segundos.
  • A internet desafiou as organizações a serem mais flexíveis as mudanças e tornarem seus processos de trabalho mais dinâmicos. A valorização de seus recursos humanos tornou-se uma ferramenta de gestão essencial para que a absorção de novos conhecimentos e propostas de inovações por parte de seus colaboradores fortaleçam a competitividade das empresas no mercado.
  •  Em meados de 2014, a Natura ampliou sua forma de negócio por meio da Rede Natura (vendas online), operando experimentalmente apenas no estado de São Paulo e hoje atende todo o Brasil. A Natura adequou-se a um mercado em constante expansão mundial, com foco no perfil de novos consumidores que buscam praticidade e comodidade por meio das tecnologias digitais. O sistema de vendas online possibilita também sua imposição competitiva no mercado. Portanto o foco em vendas diretas continua forte, mas não atende mais todo o mercado atual.
  1. No decorrer do tempo, quais as inteligências múltiplas que as consultoras precisaram desenvolver para alcançar um potencial mais elevado na rede contato e vendas com suas consumidoras?
  • Para exercerem de forma satisfatória suas atividades, consultores Natura precisam desenvolver algumas das múltiplas inteligências que são elencadas na Teoria de Howard Gardner.

Linguística: essencial para dialogar com seus clientes e convencer no processo de negociação.

Intrapessoal: habilidade que desenvolve o processo de autoconhecimento, tornando-se assim mais confiante nas atividades que desenvolve.

Interpessoal: essa habilidade vai permitir ao consultor entender o que o seu cliente deseja, mesmo quando este tenha dúvidas.

Além da habilidade de conhecer seus clientes, suas preferências, os consultores agora precisam desenvolver ou aprimorar habilidades tecnológicas, para não ficarem na contramão do mercado.

  1.  Quais os desafios que essas consultoras possuem no processo de desenvolvimento profissional e pessoal na carreira?

  • Diante de tantas novidades o mercado exige uma constante profissionalização. Mesmo consultores Natura, sendo donos de seu tempo, como profissionais autônomos, precisam se atualizar com os novos conhecimentos e tendências do mercado.
  • Além da necessária capacitação em informática e nas mídias sociais, que alguns consultores ainda não têm, a diversidade de produtos e constantes novos lançamentos de produtos, são um desafio de busca de conhecimento, que pode influenciar diretamente no resultado de suas vendas.
  • A Natura conta com um plano de benefícios para seus consultores, que inclui um programa de desconto para sua qualificação profissional e possui ainda um serviço de consultoria online para troca de experiências e informações.
  1.   Avalie o tipo de venda de compartilhamento que a Natura aposta nas suas consultoras, por meio das atitudes e da concepção de cada uma delas sobre percepção de carreira e mercado.
  •  A Rede Natura apenas ampliou sua forma de vendas no mercado. As vendas diretas, através do contato pessoal com consultores continuam, sem a obrigatoriedade de migrarem para o que passou a ser denominado: consultores digitais - CN. O que se implantou foi a possibilidade de alcance de novos clientes, de qualquer parte do Brasil. Os consultores têm uma página pessoal da Natura, onde as compras realizadas pelos clientes online são vinculadas ao consultor.
  • A Natura além de manter a fidelidade de seus consultores de vendas diretas, agora possibilitou que pessoas que são adeptas da praticidade do e-commerce também ingressem em mais uma alternativa de geração de renda.
  1. DESCRIÇÃO DOS CRITÉRIOS E VALORES CONTIDOS EM CADA DECISÃO POSSÍVEL

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 1999. 278p

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com