TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Navegar Sem Ler, Ler Sem Navegar e Outras Combinações de Habilidades do Leitor

Por:   •  4/6/2016  •  Resenha  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

RIBEIRO, Ana Elisa. Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitor. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 03, p. 75-102, dez. 2009.

Impresso e digital

No artigo “Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações e habilidades do leitor”, a autora aborda a relação de grupos de leitores de jornais impressos e digitais. Baseando-se principalmente nos conceitos de letramento, sistema de mídia, hipertextos e mídias mosaiquicas. Destacando a pesquisa realizada com alunos de ensino superior de uma rede privada da cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, através de variados métodos de aplicação e questionários.

A autora do texto Ana Elisa Ribeiro, é doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e Tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais, também é professora do mestrado em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e exerce o cargo de coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Leitura e Cognição do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

O artigo em questão apresenta 28 páginas, contendo além do resumo, quatro seções juntamente com a introdução e a conclusão, dessas quais são divididas em vários tópicos, totalmente relacionados uns aos outros. De forma geral possui uma linguagem clara com alguns termos mais específicos. O tema é abordado de forma objetiva e dinâmica, através da utilização de estudos de pesquisa. Insere-se na área jornalística, assim como, aos setores de atividades e áreas do saber, no entanto, pode despertar o interesse de variados tipos de profissionais.

 O resumo e a introdução mostram ao leitor o objetivo central do artigo, que nada mais é, que a análise da relação de grupos de leitura de jornais impressos e digitais, por meio de uma pesquisa realizada para responder a questões relativas às táticas de leitores pouco experientes, distinguindo o navegar e o ler.

A primeira seção trata principalmente dos termos: letramento, hipertexto e mídia mosaiquica. Aborda o letramento como algo ligado aos usos efetivos que as pessoas fazem da alfabetização que receberam. Já ao hipertexto o que de certa forma remete a um texto de formato digital, agregando outros conjuntos, como blocos de textos, palavras, cujo acesso se da por intermédio dos links. E a mídia mosaiquica que destaca como sendo fundamental por promover um planejamento da leitura personalizada.

Na seção 2 a pesquisa é evidenciada, exibindo como é interessante a maneira como os grupos são definidos, pois há a proposta de conhecer o perfil de cada aluno, seus hábitos e a frequência com que leem. Assim foram divididos em quatro grupos, começando pelos leitores de jornais impressos, mas não digitais, leitores de jornais digitais, não leitores de jornais e leitores de ambos os jornais, porém, o último grupo já havia sido pesquisado anteriormente, por isso aos três primeiros grupos coube o maior destaque. Dos 30 alunos que inicialmente participariam dos testes, 23 executaram realmente, foram utilizadas diferentes matérias de jornais, todavia, em versões iguais nos dois diários. Para que o leitor chegasse até as notícias solicitadas no jornal impresso, foram consideradas algumas estratégias como: escanear primeiro a folha, achar a chamada e a página interna, procurar no jornal a página indicada e ler a notícia. Já no jornal digital, o primeiro passo seria escanear a página inicial do site, procurar a chamada e o link desejado, clicar e acessar a notícia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com