TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de mudanças no modelo de gestão e a busca de soluções para o novo cenário na Pira Drink Industries

Projeto de pesquisa: Necessidade de mudanças no modelo de gestão e a busca de soluções para o novo cenário na Pira Drink Industries. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este desafio profissional norteia-se na necessidade por mudanças no modelo de gestão e busca de soluções para o novo cenário na Indústrias de Bebidas Pira.

A empresa Pira é uma empresa familiar, fundada pelo Doutor João, de origem nordestina e conhecido pelas suas superações e por ser carismático As empresas familiares ocupam um espaço importante no cenário econômico e social.

Fundada em 1965, a empresa pira iniciou suas atividades de produção de cachaça e conhaque artesanal. Em pouco tempo adquiriu equipamentos e sistemas robustos de armazenagem e envelhecimento, consolidando-se no mercado regional e tornando-se uma empresa de qualidade em todo Brasil.

Com o peso da idade o Dr. João decidiu em assembléia que vai aposentar-se e transferir a responsabilidade de Gestão para os filhos Paulo e Iran. Os 138 funcionários da empresa temem a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran, que sempre respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai e esse foi um motivo pelo qual não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa.

DESENVOLVIMENTO

“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.

A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembléia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

DESAFIO PROFISSIONAL:

“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.

O Doutor João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo, vindo do Nordeste em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.

Em 1965, o jovem João estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e o conhaque produzido pela Indústria de Bebida Pira, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.

A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembléia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Os funcionários foram pegos de surpresa, pois o Dr. João sempre conduziu com sobriedade e carisma a equipe, e todos temem que a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran reflita no desempenho da empresa. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar. Embora o pai não tenha definido um prazo específico para a saída da empresa, os irmãos consideraram pertinente contratar um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a Indústria de Bebidas Pira.

O escritório de consultoria empresarial procurou traçar o perfil da empresa e dos gestores e, a partir daí, sugerir as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.

O organograma resumido da Indústria de Bebidas Pira é apresentado a seguir:

Diretoria Geral

Gerência

Industrial

Gerência Comercial

Gerência Administra-tiva

Gerência Financeira

- Programação e Controle da Produção;

- Movimentações Internas e Expedição.

- Administração de Compras e Vendas.

- Qualidade;

- Administração de Pessoas.

- Contas a Pagar e a Receber;

- Custos;

- Contabilidade.

O seu Desafio Profissional é apresentar alternativa(s) para o processo de sucessão previsto para a Indústria de Bebidas Pira. Você deve imaginar que faz parte da equipe de consultoria contratada para realizar o diagnóstico gerencial da empresa e, a partir das competências e habilidades diagnosticadas de Paulo e Iran, apresentar um plano de sucessão diante de um cenário proativo ou reativo.

Passo 01

A empresa de consultoria procurou traçar o perfil dos sucessores do Dr. João. Para realizar esta atividade, é importante construir uma tabela que apresente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com