TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negocios

Dissertações: Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

Revolução Industrial

Nesta seção de Revolução Industrial, você encontrará textos que estão organizados de acordo com o contexto histórico e os problemas específicos desse tema.

Tweet

Os polos industriais, como fábricas e chaminés, tornaram-se o emblema da Revolução Industrial

Esta seção sobre Revolução Industrial proporciona ao leitor textos relacionados com as diversas fases desse vasto tema. Sabemos que a Revolução Industrial constituiu um processo longo e complexo, dado o caráter progressivo da evolução tecnológica e sua interferência na produção de mercadorias e no mundo do trabalho. Sendo assim, é necessário que se tenha em vista o panorama dos eventos que a compõem.

Para se compreender a Revolução Industrial, é preciso ter em mente, inicialmente, dois processos praticamente simultâneos: o nascimento da ciência moderna, entre os séculos XVI e XVII, e a origem do capitalismo, que se afirmou por meio das revoluções políticas burguesas, sobretudo a Revolução Inglesa, ou da onda de processos revolucionários da Inglaterra que culminou em uma Monarquia Parlamentarista no século XVII.

De um lado, com o advento da ciência moderna, houve também uma revolução tecnológica, já que os novos conhecimentos em mecânica possibilitaram a criação de uma série de artefatos mecânicos. Isso tornou possível a criação da primeira máquina a vapor (por James Watts, em 1765), que foi empregada nas fábricas da Inglaterra e transformou radicalmente o sistema de manufatura e a produção têxtil (produção de tecidos).

Por outro lado, a Revolução Inglesa proporcionou à Inglaterra não apenas a inserção da burguesia nas operações políticas, mas também o desenvolvimento de estratégias econômicas, como a política de cercamentos, ou Lei de Cercamentos, que foi aplicada às áreas agrícolas (chamadas Enclosure Acts), promovendo assim os campos como propriedades de exploração agrícola, desencadeando uma grande onde migratória da zona rural para as cidades. Esse processo acabou por disponibilizar às nascentes indústrias um grande contingente de trabalhadores.

Associado a esses dois processos, temos também o nascimento dos estudos sobre economia política, ou sobre o fenômeno do acúmulo de riquezas, de geração de riquezas. Grandes estudiosos, como Adam Smith e David Ricardo, conseguiram dar sustentação teórica à articulação entre indústria, trabalho e produção de riqueza, como atestou o economista representante da Escola Austríaca de economia, Ludwig Von Mises:

“O que é comumente chamado de “revolução industrial” foi o resultado da revolução ideológica efetuada pelas doutrinas dos economistas. Foram eles que explodiram velhos dogmas: que é desleal e injusto superar um competidor produzindo melhor e mais barato; que é iníquo desviar-se dos métodos tradicionais de produção; que as máquinas são um mal porque trazem desemprego; que é tarefa do governo evitar que empresários fiquem ricos e proteger o menos eficiente na competição com o mais eficiente; que reduzir a liberdade dos empresários pela compulsão ou coerção governamental em favor de outros grupos sociais é um meio adequado para promover o bem estar nacional. A economia política inglesa e a fisiocracia francesa indicaram o caminho do capitalismo moderno. Foram elas que tornaram possível o progresso decorrente da aplicação das ciências naturais, proporcionando às massas benefícios nunca sequer imaginados.” [1]

O processo da indústria moderna, então, passou a organizar-se nas seguintes fases: 1) produção; 2) distribuição e 3) consumo. A sociedade de massas, que se formou em torno da atividade industrial a partir dos fins do século XVIII, passou a ser composta de indivíduos que estavam envolvidos em todas essas três fases. Os operários, que produziam os bens, valendo-se da condição de trabalhadores assalariados, e não de servos, também conseguiam usufruir de determinados produtos, comprando-os. Esse sistema transformou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com