TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica que envolve todo o processo de lançar uma nova empresa no mercado

Projeto de pesquisa: Dinâmica que envolve todo o processo de lançar uma nova empresa no mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  9.812 Palavras (40 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 40

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho possui objetivo acadêmico, e vem tratar da dinâmica que envolve todo o processo de lançar uma nova empresa no mercado, o dimensionamento de seus produtos e serviços, preservando os pontos essenciais para um desenvolvimento correto de uma estratégia.

Para permanecer no mercado as empresas necessitam buscar os diferenciais que a fazem únicas ao olhar do público. Essa distinção vem com o despontar de uma visão globalizada, que implica em se adequar às mudanças, antecipando-se aos fatos e aprimorando-os de acordo com o cotidiano da organização.

As mudanças afetam de vários modos o ambiente de trabalho, e por sua vez causam relevante impacto na percepção de valor pelos clientes. Tendo esta premissa por base é importante que as empresas possam fazer jus às expectativas, e suas ações venham refletir esse comprometimento.

Infere-se que para uma empresa ter um bom posicionamento, deve-se buscar uma avaliação contundente de seu mercado-alvo, seu micro e macro ambiente e todos os fatores que afetam o seu desenvolvimento. Sendo assim, as inovações e novas tendências ganharam lugar de destaque, pois elas contribuem diretamente na efetiva percepção que o cliente faz de uma empresa.

Nota-se também que a empresa, alvo de nosso estudo, pretende proporcionar uma nova abordagem quanto ao tratamento aos clientes, para concretizar tal propósito é imprescindível que seu corpo funcional esteja de acordo com o que a clientela exige e com profissionais sérios e capacitados para o exercício das funções da empresa.

Observa-se ainda, que para uma empresa imprimir uma marca que seja referência no cotidiano de seu público, exige-se um completo e eficiente trabalho quanto ao que vai ser ofertado, a infraestrutura que será apresentada e ao ambiente que recepcionará esses clientes. Seguindo esse critério, a implementação das estratégias e a avaliação dos resultados esperados dar-se-ão em um ambiente propício e eficaz.

2 PLANO DE NEGÓCIO

O empreendedorismo envolve várias funções relacionadas com a criação de novas empresas. O empreendedor assume riscos e possibilidades de fracasso, usa os recursos de forma criativa, tem iniciativa e se compromete com tempo e esforços necessários.

Os empreendedores são dinâmicos, interagem com os demais, possibilitando uma melhor performance no trabalho como um todo. São pessoas com capacidade de liderança, que assumem responsabilidades e respondem por seus atos, são organizados e conscientes de suas obrigações, tomando suas decisões com clareza e objetividade.

É importante destacar as características de um empreendedor:

Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar legado. (DORNELAS, 2001, p.19).

Nota-se que o empreendedorismo está relacionado com o desenvolvimento econômico dos países. Esses países cada vez mais estão dando atenção a este assunto. O empreendedor ao identificar uma oportunidade, deve avaliá-la, elaborar seu plano de negócio, captar recursos necessários e gerenciar a empresa.

Para início de um novo empreendimento, é de fundamental importância a elaboração de um plano de negócio.

A análise das possibilidades de retorno deve ser criteriosa para saber se compensará ou não todo o esforço sobre o empreendimento:

Gerenciar a empresa parece ser a parte mais fácil, pois as outras já foram feitas. Mas não é bem assim. Cada fase do processo empreendedor tem seus desafios e aprendizados. Às vezes, o empreendedor identifica uma excelente oportunidade, elabora um bom plano de negócios e ‘vende” a sua idéia para investidores que acreditam nela e concordam em financiar o novo empreendimento. Quando é hora de colocar as ações em prática, começam a surgir os problemas. Os clientes nãos aceitam tão bem o produto, surge um concorrente forte, um funcionário-chave pede demissão, uma maquina quebra e não existe outra para repor, enfim, os problemas vão existir e precisarão ser solucionados. (DORNELAS, 2001, p. 43).

Diante de tal situação, é que o empreendedor precisa saber escolher uma ótima equipe de trabalho para ajudar no gerenciamento do empreendimento, estabelecer ações para reduzir os problemas e identificar as necessidades para o sucesso do negócio.

2.1 ANÁLISE ESTRATÉGICA

A análise estratégica é muito importante para o desenvolvimento do plano de negócios. Saber se a oportunidade será viável ou não, não é fácil.

Como é proposto por Dornelas (2001, p. 154), “Uma análise estratégica da empresa deve incluir um misto de racionalidade e subjetividade, seguindo um processo básico, que pode ajudar o empreendedor a entender melhor a situação atual de seu negócio e quais as melhores alternativas, ou meios, para atingir os objetivos e metas estipulados”.

Um bom planejamento poderá proporcionar o sucesso do negócio. O conhecimento dos riscos do negócio tornará o empreendedor preparado para possíveis adversidades. Através do plano de negócio o empreendedor passa a conhecer sua empresa e possivelmente saberá como lidar com os fatores externos.

O estabelecimento das metas e objetivos está diretamente relacionado à análise do ambiente interno e externo da empresa. Essa análise mostra os riscos e desafios que empresa correrá e irá dizer se ela está preparada para o seu andamento.

2.1.1 Histórico da empresa

O Open Bar e Barbearia é uma empresa criada exclusivamente para atender o público masculino que busca satisfazer os clientes que procuram serviços diferenciados, descontraídos e com qualidade, destinados a homens de bom gosto.

As principais atividades envolvem além dos serviços de barbearia, um espaço bar com: cervejas, petiscos, TV, café, entre outros. Além do mais, os profissionais estão antenados com as últimas tendências de cortes de cabelo e barba.

Enquanto o cliente aguarda a sua vez de ser atendido, poderá desfrutar de um ambiente descontraído, degustando um cafezinho ou uma cervejinha, ou ainda assistindo a alguma programação de seu interesse.

2.1.2 Definição do Negócio Atual

O negócio agrega valor a uma tarefa cotidiana buscando abordar o gênero masculino, oferecendo além dos serviços básicos de uma barbearia, um novo ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com