TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nicho Ecológico E Habitat

Por:   •  25/4/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  939 Visualizações

Quando estudamos as relações ecológicas entre as espécies biológicas, tanto plantas quanto animais, é comum, no entanto errado, confundir ou mesmo associar o Habitat de uma determinada espécie ao Nicho Ecológico que a mesma ocupa.

Portanto, o termo Habitat refere-se ao lugar que um organismo ocupa no ecossistema, e o nicho ecológico à descrição do seu modo de vida.

Através de uma analogia simples temos:

O hábitat representa o endereço de um organismo no ecossistema;

E o nicho ecológico corresponde ao papel que o organismo desempenha dentro desse ecossistema.

Quando dizemos que o Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é um animal típico do cerrado, referimos ao seu habitat, porém quando dizemos que essa espécie é grande predador de formigas, referimos ao nicho ecológico desse animal.

habitat é o lugar na natureza onde uma espécie vive. Por exemplo, o habitat da planta vitória régia são os lagos e as matas alagadas da Amazônia, enquanto o habitat do panda são as florestas de bambu das regiões montanhosas na China e no Vietnã.

O nicho mostra também como as espécies exploram os recursos do ambiente. Assim a zebra, encontrada nas savanas da África, come as ervas rasteiras, enquanto a girafa, vivendo no mesmo hábitat, come as folhas das árvores. Observe que cada espécie explora os recursos do ambiente de forma um pouco diferente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com