TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Normas De Qualidade De Fluidos Transportados

Casos: Normas De Qualidade De Fluidos Transportados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

Este trabalho tem como objetivo apresentar as especificações técnicas dos oleodutos, para a realização do transporte dos hidrocarbonetos.

Duto

Designação genérica de instalação constituída por tubos ligados entre si, incluindo os Componentes e Complementos, destinada ao transporte ou transferência de fluidos, entre as fronteiras de Unidades Operacionais geograficamente distintas.

Modal Dutoviário

É o modal que consiste em utilizar tubulações para a transferência do Petróleo e derivados em larga escala. Oferece vantagens econômicas e segurança em relação aos outros modais. A diminuição do uso de caminhões e custos com fretamento altera os custos finais dos derivados e desafogam as rodovias.

As pesquisas tecnológicas para a criação de novos sistemas e equipamentos para o desenvolvimento do sistema dutoviário realizadas pela PUC-RJ e o Centro de Pesquisas da Petrobras são de extrema importância para que vazamentos e danos nas tubulações sejam detectados de forma rápida e seja viável o aumento da capacidade de produtos transportados e de automação do modal.

Tipos de Dutovias

Submarinas. São as vias que em sua maior parte, estão localizadas submersas, é empregada na transferência de petróleo das plataformas até as refinarias ou tanques que armazenam o produto.

Terrestres. Empregadas na terra e podem apresentar algumas subdivisões subterrâneas.

Dutovias subterrâneas. São tubulações enterradas e apresenta uma maior proteção contra acontecimentos inesperados em relação a acidentes e fenômenos naturais.

PIGs

Denominação genérica dos dispositivos que passam pelo interior dos dutos, impulsionados pelo fluido transportado ou eventualmente por um sistema tracionador, sendo conforme a finalidade: separador, raspador, calibrador, de limpeza interna, de remoção de líquidos, de inspeção, de mapeamento, de verificação do perfil de pressão e temperatura, etc.

Os PIGs podem se apresentar em dois tipos. Limpadores e separadores.

Os limpadores apresentam forma cilíndrica e são feitos de metal, contendo escovas de aço que facilitam a movimentação nas tubulações. Os fatores que influenciam a aplicação dos PIGs limpadores dependem de uma análise dos locais de atuação dos dutos e suas opções para a retirada e instalação dos equipamentos.

Como os PIGs limpadores, os reparadores também têm a forma cilíndrica, porém não possuem escovas de metal. Seu principal objetivo é a separação dos produtos, diminuindo a ocorrência de interface.

Pig Instrumentado

Dispositivo provido de instrumentos, para passagem interna ao duto, com capacidade de adquirir e registrar uma ou mais das seguintes informações: amassamentos, ovalizações, componentes (válvulas, drenos, suspiros, etc.), descontinuidades na parede do duto, raios de curvatura, espessura da parede, cavas, mossas, sulcos, pontos de contato metálico, coordenadas, temperatura e pressão.

Plano de Resposta a Emergência

Conjunto de documentos, que contém as informações relativas ao Duto e sua área de influência, aos cenários acidentais e à resposta aos diversos tipos de Emergência passíveis de ocorrência, decorrente de sua construção e operação. Deve incluir definição dos sistemas de alerta e comunicação de Acidentes ou Incidentes, Estrutura Organizacional de Resposta, recursos humanos, equipamentos e materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com