TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Norma de Qualidade Recursos Humanos

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a ser realizado tem como objetivo a resolução do caso “Restaurante Fellini”.

A administração engloba um campo de atuação bem extenso, como ciência da gestão, da organização, do planejamento, da direção e do controle, sendo um exemplo deste sistema de administração o adotado pelo Restaurante Fellini.

Como podemos observar o Restaurante Fellini tem como prioridade tratar bem os funcionários e os clientes de forma em que todos fiquem satisfeitos, os funcionários, por exemplo, trabalham sempre com incentivos e com prêmios, assim naturalmente tratam os clientes com total respeito, atenção e dedicação, resumindo os dois ganham, tanto os funcionários como os clientes.

O Fellini nos mostra que uma grande “empresa” não deve pensar só nos lucros, mas também nas pessoas, seus funcionários no caso, sempre incentivando, ajudando e criando novas oportunidades de crescimento pessoal.

Por esse motivo podemos observar na história do restaurante o sucesso e fama que ele tem.


  1. DESENVOLVIMENTO

        O restaurante Fellini e uma organização com recursos delineados para atingir objetivos comuns, sendo gestora dos recursos para realização ou operação de determinados produtos e serviços, sendo classificada como uma organização do setor privado.

         A gestão de processos do Fellini esta bem clara como: Área de Compras, Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos e Finanças. O restaurante oferece diversas formas de incentivos e recompensas para os colaboradores, sendo a principal delas o elogio e o agradecimento verbal, oferecem boas condições de trabalho, premiação em dinheiro para elogios de clientes, vendas por produtividade, os colaboradores de copa e cozinha com prêmios evitar desperdício nas utilidades (água, luz e gás), bem como premiando os campeões de conformidades exigidas pela ANVISA, eleição e incentivo financeiro ao funcionário do mês, bônus na data de aniversário e casamentos.

         O Fellini com esta forma de gestão de pessoas incentiva a concorrência a sua volta a realizar mudanças em suas gestões, assim gerando mais empregos e prestação de serviços, consequentemente fortalecendo a economia do município e também do País. A administração do restaurante segue os princípios da teoria de Maslow, Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implantado, seja decorrente de eventos externo ou proveniente do próprio organismo ou das necessidades fisiológicas. De acordo com as necessidades básicas, o Restaurante Fellini oferece a seus colaboradores uma alimentação saudável e balanceada com o acompanhamento de nutricionista para aconselhá-los em suas refeições.

         Na necessidade de segurança, constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo, são oferecidos os seus colaboradores vacinas antigripais e remédios gratuitos, possuem plano de saúde de caráter preventivo. Quanto às necessidades sociais, incluem a associação de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor, logo fornece a seus colaboradores verba para o incentivo cultural sendo a programação feita pelos próprios colaboradores, também existe um programa de inclusão digital.

         As necessidades de autoestimas, envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. A empresa patrocina um time de futebol, que é formado principalmente pela equipe do salão e da cozinha, participando de vários campeonatos contra outros restaurantes, cursos de culinária saudável, levando a perda de peso e consciência nutricional, além de custear vários cursos profissionalizantes. 
        Nas necessidades de auto realização, são as mais elevadas de cada pessoa, levando a realizar o seu próprio potencial e de autodesenvolver-se continuamente. O Fellini supriu as demais necessidades e consegue da pratica do elogio e do agradecimento verbal se tornando os maiores incentivos aos seus colaboradores, bem como as premiações oferecidas e as excelentes condições de trabalho, são formas para que os colaboradores se sintam realizados profissionalmente, assim ocorre uma baixa rotatividade no quadro de colaboradores. 

                O Restaurante Fellini utiliza a forma de gestão participativa, promove reuniões semanais com seus colaboradores, assim discutir o trabalho do recurso humano, quando é percebida a necessidade de um novo colaborador para o quadro, os funcionários são ouvidos, sendo perguntando se alguém tem algum parente ou tem alguma pessoa para indicar, não havendo alguém por este meio é colocado anúncio em jornais e em sites de vagas de empregos, sempre colocando o diferencial da empresa, que são os benefícios oferecidos e também que o restaurante apoia o primeiro emprego através de indicação dos colaboradores, após está etapa o candidato submetesse a uma ficha de solicitação de emprego, podendo verificar se o candidato possui uma segunda aptidão, perguntando a opinião do que seja uma boa empresa, como se constrói um bom ambiente de trabalho e outras perguntas peculiares, procuram-se referências de trabalhos anteriores, após esta etapa é marcada uma entrevista com o proprietário, aprovado o candidato recebe um código de conduta para tomar conhecimento das regras e normas, sendo posteriormente levado para conhecer as dependências e a ser apresentado a toda equipe, sendo designando outro colaborador mais antigo na área para acompanhá-lo durante o desenvolvimento do trabalho, para que se adapte o mais rápido possível, também será ministrado treinamento semanal, estimula-se um programa chamado segunda aptidão, o qual é apreendido algo novo relacionado com o negocio de atuação como, por exemplo, fazer doces e pratos diversos.
                A empresa só demite funcionários se tiver faltas seguidas sem justificativas, baixa produtividade no desempenho de suas funções ou fatos que coloque em duvida sua conduta perante outros colaboradores ou clientes, ajuda ao máximo a recolocar o ex-funcionário no mercado de trabalho através do banco de emprego do sindicato, mantendo durante o mês da demissão os benefícios como tratamento odontológico e médicos, sendo que é cientificado ao funcionário dos motivos pelos quais levaram a sua demissão, esclarecendo quais os pontos fortes e fracos para que este possa se corrigir e não cometer os mesmos erros em outra empresa. Há casos de ex-funcionário que foram readmitidos, sendo levado em conta o seu desempenho na empresa durante o tempo em que trabalhou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com