TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nossa Locadora

Artigos Científicos: Nossa Locadora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................3

2. OBJETIVO ...............................................................................................................4

3. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ...............................................................................5

3.1 Sistema de Informação Operacional ................................................................5

3.2 Sistema de Informação Gerencial ......................................................................6

3.3 Sistema de Suporte a Decisão ...........................................................................6

3.4 Sistema deSuporte Executivo ...........................................................................7

3.5 Sistema de Informação Estratégica ...................................................................8

3.6 Sistema de Automação de Escritório ................................................................9

3.7 Sistema de Informação Especialista 9

3.8 Sistema de Informação para Operações .........................................................10

3.9 ERP- Enterprise Resourse Planning 10

3.10 CRM - Customer Relationship Manager 10

4. EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES ..................................................................11

5. CONCLUSÃO 12

6. REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresenta o estudo de caso da empresa "Nossa locadora de livros". A partir desse estudo, é possível debater diversas vertentes relacionadas a tecnologia da informação; como os fundamentos da informação; assim como alguns discutir medidas para reduzir os riscos à confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação dentro de organizações. É possível debater também a evolução da computação moderna e sugerir funções para um site organizacional.

2 OBJETIVO

O presente escrito tem como objetivo compreender os conceitos e atributos de sistemas de informação; entender os aspectos envolvidos no processo de tomada de decisão baseado em modelos de decisão. Outro objetivo é reconhecer os diferentes tipos de sistemas de informação a partir da identificação de suas propriedades individuai e entender os aspectos a serem considerados no processo de análise de sistemas de informação. Além disso, este texto visa compreender as diferenças existentes no processo de desenvolvimento dos diferentes tipos de sistemas de informação.

3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Em uma organização existem diferentes departamentos, por exemplo, contabilidade, finanças, gerenciamento de produção/operação, marketing e recursos humanos. No entanto, existem também vários tipos de SI, onde cada um deles se classifica de acordo com a sua forma de utilização e o tipo de retorno dado ao processo de tomada de decisões. Segundo O`Brien (2004), tipos de SI podem ser classificados conceitualmente ora como operações, ora como sistemas de informação gerencial. Também são classificados de forma a enfatizar os papéis principais onde cada um desempenhadas operações e administração de uma organização. Para Rezende (2008), SI pode ser classificado de diversas formas, onde nelas tendem contribuir para as atividades de planejamento, desenvolvimento ou aquisição de soluções para a organização. No que se diz critério de suporte a decisões, a classificação dos SI podem ser: operacional, gerencial e estratégico. No entanto, Laudon e Laudon (2007) explicam que para diferentes interesses, especializações e níveis dentro de uma organização, existem também diferentes tipos de SI, exemplo disso são: sistemas para conduzir campanhas de e-mail,monitorar os anúncios publicados no Google, monitorar as transações básicas de vendas, sistema para gerenciar fornecedores e assim por diante. Difícil compreender todos os sistemas presente em uma organização e, ainda mais difícil entender como eles se inter-relacionam. Portanto, será esclarecida essa complexa situação analisando os diferentes sistemas de informação. Analisando o modelo convencional de SI, onde a ênfase está nos tipos (operacional, gerencial e estratégico) listados abaixo, veremos que eles atribuem uma relação de interdependências entre os níveis dos sistemas, níveis ou tipos das informações e níveis hierárquicos, como por exemplo, corpo técnico, corpo gestor e alta administração.

3.1 Sistemas de Informação Operacional

É responsável pelo processamento de operações e transações rotineiras e cotidianas, incluindo seus próprios procedimentos. Incumbido também por controlar os dados detalhados das operações e funções organizacionais, garantindo o funcionamento harmônico da organização, também auxilia a tomada de decisões de corpo técnico ou operacional das unidades departamentais. De forma simples, o papel do SIO é processar transações eficientes, controlar processos industriais, apoiar comunicações e colaboração e atualizar bancos de dados da empresa.

3.2 Sistemas de Informação Gerencial

São responsáveis por resumir dados e preparar relatórios, principalmente para o corpo gestor. Esses relatórios geralmente se referem a uma área funcional específica, no entanto, eles são um tipo importante de SI de área funcional. Eles são encarregados do processamento de grupos de dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com