TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções De Administração - ¬¬3º Módulo

Casos: Noções De Administração - ¬¬3º Módulo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 4

NOME DO ALUNO:¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ ________________________________________________________________________________

NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________________________

NOME DO ALUNO: ________________________________________________________________________________

1) Explique as características da “era da globalização” e suas consequências sobre a Administração (5 ptos). ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) Faça um comparativo entre a Administração do passado e a Administração do futuro (5ptos). ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Na Teoria Clássica, Fayol relacionou 14 princípios básicos na sua teoria, exceto (2 ptos):

a) Disciplina: necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

b) Remuneração do Pessoal: deve se suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

c) Espírito de Equipe: o trabalho deve ser em conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

d) Condições de Trabalho: o conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade.

4) Das alternativas abaixo, qual NÃO é característica da Teoria Neoclássica? (2 ptos)

a) Ênfase na prática da administração

b) Ênfase nos princípios gerais da administração

c) Ênfase nas Tarefas

d) Ênfase nos Objetivos e Resultados

5) Dos quatro princípios fundamentais da Administração Cientifica qual deles está relacionado com a Lei da Fadiga? (2 ptos)

a) Princípio do Planejamento

b) Princípio da Preparação dos Trabalhadores

c) Princípio do Controle

d) Princípio da Execução

6) Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar – POCC. Dessas funções qual foi a que sofreu maior evolução, que hoje chamamos de Liderança: (2 ptos)

a) Planejar

b) Organizar

c) Controlar

d) Comandar

7) Dos princípios básicos, assinale qual NÃO foi estudado por Fayol? (2 ptos)

a) Divisão do trabalho

b) Autoridade e responsabilidade

c) Lei da Fadiga

d) Unidade de comando

8) Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico, o Tático e o Operacional.

Marque com V (verdadeiro) ou F (falso) as perguntas abaixo: (6 ptos)

( ) Planejamento Estratégico: é o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são: é projeto para o médio prazo, geralmente para o exercício anual; envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais, etc.

( ) Planejamento Tático: é o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. Suas características são: é projetado no longo prazo e seus efeitos e conseqüências são estendidos para vários anos (em geral, cinco) pela frente; envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos e nível organizacional.

( ) Planejamento Operacional: é o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são: é projetado para o curto prazo, para o imediato; envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com