TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acolhimento Postura Prática

Por:   •  7/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

O Acolhimento

O acolhimento enquanto postura e prática têm a finalidade de contribuir e fortalecer a relação de confiança e compromisso dos usuários com a equipe multiprofissional da saúde.

Entende-se por acolhimento: acolher, admitir, aceitar, ouvir, acreditar, agasalhar, receber, atender entre outros.

No acolhimento a ética tem o compromisso de acolher todas as pessoas com suas diferenças, dores, alegrias, sentimentos e modo de vida.

Temos que admitir que é muito difícil para algumas pessoas exercer e afirmar o acolhimento em suas práticas rotineiras.

Na saúde o acolhimento ora é visto como recepção administrativa e ambiente confortável, ora como triagem administrativa e encaminhamento para especialidades.

Ambos têm sua importância quando em conjunto, porém não é o que ocorre na saúde, gerando filas, descontentamento, negligências.

Hoje o acolhimento em sua maioria é realizado sem prioridade de complexidade, isto às vezes se deve aos profissionais com sobrecarga de atividades, em virtude do déficit de RH, deixando-os estressados e muitos já não conseguem separar seu cansaço físico e mental, de suas obrigações e responsabilidades com o serviço à que se prestam, não oferecendo um acolhimento e encaminhamento de qualidade, causando sofrimento desnecessário aos trabalhadores e usuários do serviço.

Precisa-se entender que o acolhimento de porta serve para criar uma confiança de usuário para com os profissionais e para dar orientações quanto ao tipo de conduta que se deve tomar visando uma maior cumplicidade com os pacientes referente ao processo de saúde.

O acolhimento não é um espaço ou local e sim uma postura, que não depende de um profissional específico, trata-se de compartilhar saberes, angústias, tomando para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” visando dar uma direção e resolução dos problemas de outrem.

È dessa forma que se diferencia de triagem, pois não se trata de uma etapa e isso deveria ocorrer em todos os locais da saúde.

Este acolhimento não se restringe apenas a população, mas também a equipe de profissionais da saúde.

Uma postura acolhedora requer atenção e porosidade quanto às diversidades cultura, social e étnica.

Isto cabe tanto na saúde quanto no cotidiano de cada um.

Algumas pessoas tem o “DOM” de acolher independente de sua profissão. Elas conseguem ouvir e muitas vezes auxiliar no direcionamento para resolução de trais problemas.

Muitas pessoas hoje em dia, necessitam de alguém que as ouça, apenas ouça, dando-lhes a sensação de acolhida e isto já lhes basta para se sentirem melhor.

Ouvir não é apenas se doar a alguém, mas também aprender com as dificuldades dos outros trazendo benefícios para nós com os nosso problemas.

Devemos sempre nos lembrar que para cada um seu sofrimento é o mais terrível do mundo e devemos mostrar a estas pessoas que existem sim sofrimentos maiores e que para todo problema sempre há uma solução, mesmo que não seja a que cada um deseja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com