TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acolhimento não é um Local ou um Espaço é uma Postura Ética

Por:   •  13/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.712 Palavras (11 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
[pic 1]

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

                CURSO ENFERMAGEM

DISCIPLINA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE I

                                                                        RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

                                                                                         "O acolhimento não é um local ou um espaço é uma postura ética"

                                                           

São Luís

2018

DISCENTES

ANNA LUYZA PORTELA COSTA

CATARINA COELHO DA SILVA

CLAUDIO VIEIRA SILVA

EVELLYN RAQUEL VELOSO RICARTE

JAQUELINE SOUSA DINIZ

LETICIA CUTRIM COSTA

NATALIA GARCIA GALVAO

RODRIGO COSTA MENDES

THIAGO SILVA SOUSA

INTRODUÇÃO

Preferencialmente, quando se trata do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Básica deveria ser a porta de entrada, à medida em que na Política Nacional de Atenção Básica define:

“A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios bem delimitados, pelas quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente no território em que vivem essas populações.

Utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior frequência e relevância em seu território. É o contato preferencial dos usuários com os sistemas de saúde. Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.” (Brasil, 2006, p. 1)

Essa definição estrategicamente posiciona-se de modo a garantir a universalidade do acesso e a cobertura universal no SUS, efetivando a integralidade quanto a integração de ações programáticas e demanda espontânea, articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe e coordenação do cuidado na rede de serviços. A principal modalidade de atuação da Atenção Básica estabeleceu-se como a ESF (Estratégia Saúde da Família). Diante disso, seus princípios são: atuação no território através do diagnóstico situacional, enfrentamento dos problemas de saúde de maneira pactuada com a comunidade, buscando o cuidado dos indivíduos e das famílias ao longo do tempo, integração com instituições e organizações sociais e espaço de construção da cidadania.

TERRITORIALIZAÇÃO  

A Unidade Básica de Saúde visitada localiza-se no bairro São Francisco na Rua Paparaubas, que é asfaltada e permite o tráfego de veículos, tornando fácil o acesso a quem possui tais meios de locomoção. Tal rua é ligada diretamente com a Avenida Castelo Branco. Todavia, a UBS não apresenta acessibilidade a quem depende de transportes públicos, pois se encontra distante da avenida e das paradas de ônibus, apresentando um percurso longo e perigoso, sendo possível encontrar buracos, calçadas irregulares, cruzamentos perigosos e sem sinalização, e um intenso tráfego de veículos naquela área, além do risco de assaltos, colocando os pacientes em situação de perigo. Aplicativos de mapeamento não mostram a localização exata, o que torna frequente as pessoas que buscam atendimento confundirem esta UBS com outra existente nas redondezas, a Unidade de Saúde Básica da Família Bezerra de Menezes, segundo o relato das próprias funcionárias do local.

Outro ponto importante a se pautar é o que diz respeito à cobertura de atendimento feita pela UBS. Devido a região do São Francisco ser muito ampla e possuir diversas invasões recentes nos limites do bairro, o atendimento realizado pela UBS é prejudicado e torna-se inviável manter uma taxa de 100% de cobertura, visto que a Unidade não possui equipes suficientes e nem uma estrutura totalmente adequada para atender essa grande demanda. É importante salientar que as famílias que se encontram nas invasões em sua maioria residem em habitações precárias, como as palafitas, o que as tornam mais vulneráveis às doenças, necessitando de um acompanhamento atencioso das equipes da UBS.

Além das famílias cadastradas, também são atendidas famílias de outras regiões, que se deslocam para a Unidade São Francisco ou por indicação ou devido à falta de estrutura em outra UBS. Esse quadro faz com que os profissionais da unidade acabem por se sujeitar a uma maior carga de trabalho para atender a esse contingente em excesso por questões de ética profissional, pois todos os cidadãos, independente da sua localização, tem o direito ao atendimento e a saúde.

O território de cobertura da UBS é o local de trabalho de todos os profissionais, já que é lá onde residem as pessoas que serão atendidas. Este, é dividido em micro áreas e distribuído entre os ACS das equipes, que ficam responsáveis por visitar e cadastrar as famílias da área, cada qual possuindo seu prontuário. Cabe observar que todos os profissionais também devem realizar visitas nas áreas cadastradas, para um melhor acompanhamento aos pacientes, e também aqueles que estão acamados ou estão impossibilitados de se deslocar para a UBS.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

ESTRUTURA FÍSICA E AMBIÊNCIA

Ventilação: a ventilação é fundamental para a salubridade nos ambientes da UBS. Porém, a unidade não dispunha de janelas por toda a estrutura.

Iluminação: o ambiente é claro, mas a luminosidade não é totalmente natural.

Pisos e paredes revestidos.

Cobertura lajes com cobertura de proteção.

Acessibilidade: há inadequações, pelo fato da unidade básica ter dois pisos, comprometendo o acesso de pessoas deficientes, com limitações, prevendo poucas rampas de acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (189.6 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com