TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Adulto E A Criança

Dissertações: O Adulto E A Criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

INTRODUÇÃO

Neste documento estará sendo construído o meu aprendizado e busca de informações neste Semestre.

Seu desenvolvimento foi elaborado a partir de questionamentos feitos com o pedagogo, o professor e aluno e como esses questionamentos podem se incluir nos conteúdos estudados neste semestre.

Na conclusão descrevo a minha caminhada e aprendizado nesta etapa do curso de Pedagogia e como o estudo destes conteúdos me aproximaram da escola e deus profissionais.

DESENVOLVIMENTO

Para a realização desta atividade do portfólio realizei três entrevistas, com o pedagogo de uma escola municipal Elizabeth Trzoseki da Silva, um professor e um aluno do ensino fundamental.

Na entrevista com a pedagoga ela respondeu a primeira pergunta da seguinte forma, que procura auxiliar os professores nas questões da inclusão, sempre procurando ajudar nas dificuldades que aparecem e que busca soluções com a equipe pedagógica para estar auxiliando os docentes. Na sua maneira de compreender os responsáveis pelos alunos especiais podem contribuir indo a escola, mostrando a esses alunos que a escola é uma parceira da família. Para a pedagoga, o seu trabalho é muito importante para dar suporte ao professor nas suas atividades em sala de aula, ela sempre procurar estar aberta ao diálogo, buscando sempre novas maneiras de ajudar o professor. Em sua escola quando há casos de alunos que sofrem discriminação ou preconceitos, ela chama os alunos da sala para uma conversa, sempre pede ao aluno que se ponha do lugar da vitima, que sinta a situação do outro, ela busca orientar os alunos a serem mais afetuosos uns com os outros.

Na segunda entrevista com a professora, ela me disse que sua maior dificuldade esta em elaborar atividades diferenciadas para diversos alunos na sala, pois os alunos estão sendo “depositados” nas salas de aula regulares, mas sem nenhuma preparação por parte do Estado. Não há material específico, o que dificulta e muito na hora da elaboração destas atividades. Quando há casos de preconceito ou discriminação por alguma limitação dos seus alunos, ela sempre procura conversar, conscientizar, mas não havendo mudanças ela comunica com a família. Para essa professora a relação entre professor e aluno deve ser pautada no respeito entre ambas as partes, sempre um ajudando o outro e o professor deve estar atento ao comportamento de seus alunos, procurando ser um facilitador do aprendizado. Na avaliação ele observa, se o aluno apresenta o mesmo comportamento em todas as disciplinas, e faz vários testes, permanecendo o mesmo comportamento ela comunica com a equipe pedagógica da escola.

Na entrevista com o aluno, o mesmo disse conhece várias pessoas que têm problemas de relacionamento, que acha que eles apresentam esta dificuldade por que se sentem inferiores as outras pessoas, e que essas pessoas deveriam procurar resolver essa situação, se enturmando mais com os outros colegas da escola. Na escola não há alunos com problemas na fala, mas se tivesse com certeza respeitaria esse aluno. Para o aluno o que ele acha importante na escola para se viver em tranquilidade é que todos se respeitem e se aceitem como são, sem brigas e discriminação. As características para ter êxito é estudar muito e procurar dar o melhor de sí na escola.

Diante das entrevistas e do que foi estudado no eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços escolares e também A ação docente e a diversidade humana, pode-se constar que a tarefa do docente é uma tarefa social, onde se trabalhar com os alunos especiais é uma tarefa de inserir estes alunos nas escolas regulares e procurar eliminar a discriminação com estes alunos. Estes conteúdos mostram que o professor deve trabalhar com a diferença, mostrando a todos que se deve respeitar a diversidade. Na leitura destes conteúdos, pode analisar que atualmente há diversidade na religião, na cultura, no sexo, no corpo, na étnia, mas que essas diferenças devem ser respeitadas. Por isso o pedagogo necessita ter na sua formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com