TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Tecnicamente Perceptível!

Casos: O Ambiente Tecnicamente Perceptível!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

Shmid, Aloiso Leoni, A IDÉIA DE CONFORTO: Reflexões sobre o ambiente construído: Curitiba, 2005 1ª edição cap. 6

O ambiente tecnicamente perceptível!

6.1Introdução

Independente da classe social ou atividade profissional, fazemos todos os dias muitas escolhas para o nosso bem estar. Escolhemos a sombra no verão, o sol no inverno, às vezes pedimos água, em outros momentos somente um café. Que roupa usar? Abrir o fechar as janelas? Estes são gestos irrefletidos que fazem parte de nossa rotina de maneira inconsciente. No entanto nem tudo é conforto, na vida profissional por exemplo, a vestimenta é trabalhada com muitas ícones, tendo como maior ícone o uso do terno e da gravata, nos países de clima tropical como um traje que atrapalha o conforto, quase o ano inteiro, embora a falta destas vestimentas seja mal visto em ambientes restritos. Muitas profissionais se preocupam com o conforto, mas [ a maior responsabilidade cabe aos projetistas e construtores, arquitetos e urbanistas, engenheiros, empresários e operários da construção. Também se incluem auto-construtores os edificadores mais atuantes nas regiões mais pobres do planeta].

6.2 Mecanismo físicos e fisiológicos

[A temperatura de um corpo é um tanto maior quanto mais intenso for o movimento vibratório de suas moléculas]. Calor e temperatura são conceitos diferentes, pois a temperatura é uma propriedade do calor, e o calor é energia que pode ser medido e acumulado. Quando uma forma de energia se transforma em outra ela gera calor, ou até mesmo pode ser transformada diretamente em calor.

O calor pode ser sensível ou latente, sendo o primeiro transmitido por condução, convecção ou radiação. Condução é a transferência de calor através dos tipos de materiais, que podem ser bons, médios e maus condutores. Na convecção o calor viaja associado a porções de matérias, como exemplo o vento em um edifício, esta pode ser foçada, isto ocorre quando ocorre através de outro fator externo. A radiação é a transferência de calor na forma de ondas eletromagnéticas através do espaço, o calor que o sol transmite para o planeta Terra, embora que no espaço entre eles predomina o zero absoluto devido a ausência de matéria neste espaço.

Já o calor latente é aquele onde esta envolvido a mudança de estado físico, este tipo de calor é de grande importância para o conforto térmico, pois existe uma transferência de calor sensível entre o ambiente e o individuo. As leis físicas, a transpiração da pele e as variáveis climáticas são impostas ao individuo, mas o ambiente construído conseguimos modifica-lo.

É da pele que vem as indicações de frio, calor ou neutralidade, são os mecanismos termorreguladores do corpo que nos dão esta sensação, mas não temos controle sobre eles.

6.3 Comodidade e adequação

A Terra não é um planeta inteiramente hospitaleiro, pois o clima de algumas regiões desfavoráveis à vida, e até mesmo onde o clima é favorável, algumas épocas do ano pode ser desfavorável. O meio físico abriga muitos fenômenos que no conjunto definem as condições térmicas favoráveis. Sobre uma metade da terra incide a radiação solar, o movimento entre o sol e a terra faz com que esta radiação seja distribuída em porções na terra devido ao ciclo diário e anual. Devido a inclinação do planeta terra a incidência de radiação, é predominante nas regiões entre as linhas polares, quanto mais afastado destes polos maior a incidência de radiação, mas as regiões conhecidas como Circulo Polar Ártico e Circulo Polar Antártico, a incidência de radiação pode não chegar por um longo tempo, ou ter dias de 24 horas. O sol emite através de a radiação por onda curtas, a Terra perde um terço desta radiação para o espaço, isto faz com que a Terra não perca e nem ganhe calor, mantendo seu calor estável, a atmosfera atua como cobertor causando o efeito estufa de maneira que a Terra não perca todo o seu calor para o espaço, mantendo a sua temperatura média.

[O conforto térmico pode ser definido como o estado que o individuo não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com