TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Belford Roxo

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste artigo falaremos sobre a cidade de Belford roxo, sua formação histórica, apontando problemas específicos como o caso da Bayer e seu complexo industrial localizado ao lado do rio Sarapuí, e problemas comuns na baixada fluminense como o de transporte publico e alagamentos.

Belford Roxo é um Município da cidade do Rio de Janeiro, fica localizada na região metropolitana, a 20 km da capital, Com área de 79,791 Km² e 479.386 habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa do estado.

História

Antes de se chamar Belford roxo, a região era conhecida como engenho de Santo Antônio de Jacutinga, área dada pelo governador do Rio de Janeiro Cristóvão de Barros ao capitão Belchior de Azeredo, alguns anos após a expulsão dos franceses da cidade por volta de 1750. Como a expansão urbana no Rio de janeiro deu se a partir da chegada da linha do trem, nesse período entre 1750 e 1875, essa sesmaria foi dividida em terras menores para moradias ou em lotes maiores para a plantação de laranja. Em 1880 com a chegada da caixa d’agua, transporte ferroviário para passageiros e energia elétrica, a cidade foi crescendo, e lentamente, com o passar dos anos, foi sido transformada, de cidade rural para cidade dormitório.

O nome de Belford Roxo veio em homenagem ao engenheiro Raimundo Teixeira Belfort Roxo por ter sido um dos engenheiros a trabalhar numa obra para acabar com uma estiagem que a Baixada Fluminense enfrentava em 1888. Os engenheiros Raimundo Teixeira Belfort Roxo e Paulo de Frontin conseguiram acabar com a estiagem na baixada.

No dia 03 de Abril de 1990 o engenho de Jacutinga, conhecida como região do Velho Brejo foi emancipada da atual Nova Iguaçu, recebendo o nome de Belford roxo em homenagem ao engenheiro que morreu um ano após a finalização das obras que acabaram com a estiagem na Baixada Fluminense.

Em 1956 com o Brasil sendo impulsionado pelo Plano Metas de Juscelino Kubitscheck de colocar o Brasil em outro patamar industrial, fazendo obras de cinquenta anos em cinco. Após algumas reuniões com Prof. Ulrich Haberlande mais três anos de obras, no dia 10 de Junho de 1958 é Inaugurado o complexo industrial da Bayer com a presença do presidente JK. Com a estrutura que a Bayer trouxe a Belford roxo, duas empresas de expressão também se localizam próximas a Bayer, a Termolite fundada em 1978, hoje foca na fabricação de revestimentos de embreagem e de sapatas e pastilhas para freios ferroviários, no passado fazia peças para navios e a Lubrisol, fabricando aditivos e óleos lubrificantes.

Problemas Urbanos Ambientais

Belford Roxo não consta com usuários de transporte públicos felizes, os problemas na rede de transporte publica são comuns por entre a baixada fluminense, que é a demora entre um ônibus e outro, gerando superlotação da frota, o sucateamento e a falta de climatização nos coletivos. Incentivando e fortalecendo o crescimento do transporte alternativo realizados por vans.

A coleta de lixo é feita regularmente, porém, as ruas são muito sujas, com resíduos de asfalto e areia nas vias juntamente com embalagens plásticas, indicando a falta de garis pra varrer as ruas regularmente. Como esse lixo não é recolhido, a primeira chuva que chega a Belford roxo, diversas ruas ficam alagadas, sendo um problema recorrente nas chuvas de verão.

A empresa Bayer, se localiza ao lado do rio Sarapuí, onde o rio de prata passa por dentro de seus terrenos e desagua no rio Sarapuí. Como a empresa estava gastando muito com agua, resolveu fazer um micro aquífero para as necessidades da empresa. Além dessa coleta de agua para fins industriais, o seu aterro sanitário se localiza bem as margens do rio sarapui, onde diversas vezes foi contaminado segundo laudo da FEEMA. Algumas explosões já foram vistas, sentidas e ouvidas no bairro de Bom pastor que fica bem ao lado da Bayer. Não há matérias para comprovar o ocorrido, porém, em entrevistas a moradores todos tem uma explosão que já foi ouvida na memória. Um acidente marcante teria sido ouvido e sentido por moradores, eles afirmam que o chão tremeu na hora da explosão, plantas morreram depois desse dia, afirma morador, que viu muitos ferros torcidos e quebrados no atual estacionamento da Bayer, local onde passavam tubos.

A Termolite, diversas vezes na semana, solta algum produto químico no ar, onde o cheiro é sentido por moradores da região. Ao passar em frente a Lubrisol ao entardecer, percebe-se um cheiro forte que sai da fábrica.

Também estão instaladas no Parque Industrial, além das unidades de produção da Bayer, as empresas parceiras Haztec Tribel, especializada no tratamento e gerenciamento de resíduos industriais; Haztec Geoplan, especializada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com