TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CANSAÇO GERADO PELA MODERNIDADE

Tese: O CANSAÇO GERADO PELA MODERNIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Tese  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 5

O CANSAÇO DA MODERNIDADE

Guiherme Zakalusy

Mara Isa Battisti Raulino

FAMEG – UNIASSELVI

Arquitetura e Urbanismo (1.2)

24/05/2013

RESUMO

Este estudo esclarece as mudanças ocorridas nas famílias nos dias atuais, que por consequência da sobrecarga de trabalho, não demandam mais de tempo para o diálogo. Em virtude disso, pode acarretar certo afastamento dos filhos no convívio familiar, o envolvimento com pessoas desclassificada. A influência da tecnologia na vida do homem, através de suas invenções, o envolvimento e as diferenças do homem e o tempo, e a modificação da mulher no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Família; Filhos; Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Desde cedo aprendemos que é necessário lutar por aquilo que queremos alcançar, criar uma rotina e ter responsabilidades. Por consequência, a vida familiar torna-se mais agitada e sua maior preocupação remete-se aos compromissos e a correria cotidiana, assim, deixa-se em segundo plano relacionamento afetivo e social.

Os pais passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho, sujeitos a pressão e ao cansaço, levando ao acumulo de estresse. Mal este do mundo contemporâneo que atinge, não somente adultos, como as proles crianças, que por não encontrarem uma estrutura familiar fixa, acabam tendo de se ocupar com atividades paralelas, como por exemplo, computadores e celulares.

Os tempos mudaram sim, mas ha necessidade de manter o espírito confraternizador da família e os seus laços. É preciso transmitir valores, e saber utilizar os benefícios da atualidade de forma equilibrada, sem perder a sensibilidade do diálogo.

2 O CANSAÇO GERADO PELA MODERNIDADE

As tecnologias impressionantes, o alto número de veículos, computadores, televisores enfim, aparelhos múltiplos que buscam facilitar, ocupar ou ao menos nos divertir.

Somos escravos do relógio, quando não trabalhamos em produções controladas a

rotina e a catástrofe da metrópole, nos delimita o tempo e o curso, esta pressa acaba que por limitar nossa alimentação, contato com a família, diálogo, sono, e eclode no mais puro e aplicado cansaço pós-moderno.

Esta adaptação deve nos levar a compreensão e integração com a modernidade, não deixando que a televisão e sua influência criem nossos filhos, impor seus limites e suas características pessoais, incentivar por mais difícil que seja sua leitura e ampla literatura.

3 OS FILHOS E A TECNOLOGIA

A grande explosão tecnológica na idade contemporânea é motivo de grande preocupação a educadores, pais e estudos no âmbito educacional, demonstrativo disto são o grande número e a facilidade que os filhos têm a múltiplos aparelhos eletrônicos.

Uma forte característica no desenvolvimento infantil nos dias atuais é a presença da mídia, através de diversos canais de acesso de diferentes conteúdos. Crianças e adolescentes são cada vez mais induzidos a olhar e perceber o mundo a partir dos meios de comunicação. Eles estão fazendo uso de tais artifícios, seja para divertir, estudarem ou comunicar-se. Seu entretenimento são jogos eletrônicos, mensagens instantâneas, amizades virtuais etc. Isso tudo faz com que diminuam o contato físico entre outras crianças e acabem por não desenvolver de brincadeiras saudáveis.

Existem várias diferenças entre os adolescentes de décadas passadas, quanto aos de hoje em dia, esses exigem o luxo, as roupas de marcas, festas e badalações, enquanto os de antigamente queriam saber de brincar e ter uma roupa nova de vez em quando para vestir. Tudo isso acontece com a própria evolução, onde os próprios pais mostram o seu lado boçal e egoísta, principalmente capitalista, levando a ser exemplo de consumo mais cedo ou mais tarde.

A tecnologia veio para trazer ao homem mais benefícios, porém exigir dele cada vez mais e mais sabedoria. As crianças já nascem sabendo manusear computadores e note books; querendo ou não com o avanço, o mundo exige deles o conhecimento destas tecnologias, pois se não são deixados de lado, tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com