TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS E COMO DESENVOLVER A GESTÃO DEMOCRÁTICA NESSA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE DE VITÓRIA – UVV VITÓRIA

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E EM PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA -CESAP

Pós-Graduação em Gestão Educacional Integrada

DANIEL DA ROCHA ANTUNES

 LIDIANE MELQUIADES DA SILVA

RUTE TEIXEIRA PORTUGAL

O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS E COMO DESENVOLVER A GESTÃO DEMOCRÁTICA NESSA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO.

RIO DE JANEIRO

2016

DANIEL DA ROCHA ANTUNES

LIDIANE MELQUIADES DA SILVA

        

RUTE TEIXEIRA PORTUGAL

O CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS E COMO DESENVOLVER A GESTÃO DEMOCRÁTICA NESSA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO.

Pré-Projeto apresentado ao Centro de Estudos Avançados e em Pós-Graduação e Pesquisa – CESAP, como requisito parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional Integrada.

Prof Orientadora: Mariza Soares.

RIO DE JANEIRO

2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..................................................................................................04

2. PROBLEMA CIENTÍFICO................................................................................05

3. OBJETIVOS ....................................................................................................06

3.1 OBJETIVO GERAL ........................................................................................06

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .........................................................................06

4. JUSTIFICATIVA ..............................................................................................07

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................08

6 METODOLOGIA ..............................................................................................10

6.1 CRONOGRAMA FÍSICO................................................................................10

7. CONCLUSÃO .................................................................................................11

8. REFERÊNCIAS ..............................................................................................13


1 INTRODUÇÃO    

Atualmente o ciclo de alfabetização tem sido apontado como um fator desfavorável da primeira etapa da educação básica, sendo atribuída a ele a responsabilidade pelos inúmeros entraves encontrados no processo de aquisição da linguagem escrita, inclusive no que se refere ao significativo número de retenção de alunos no final do 3° ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Com isso, o foco do presente trabalho estará voltado para a implementação nas Instituições escolares de Duque de Caxias, município este que faz parte das nossas experiências educacionais e pedagógicas, e que nos levou a questionar e refletir sobre as possíveis causas dos resultados obtidos, já que segundo autores como Perrenoud (2004) e Freitas (2003), a organização em ciclos é um caminho para o combate ao fracasso escolar, ao possibilitar a aprendizagem dentro da especificidade dos educandos.

    Diferente do que afirmam estes autores, na prática o que encontramos é uma realidade controversa, onde atribuem de forma empírica as causas dos resultados negativos ao ciclo, professores e até mesmo aos principais envolvidos nesta ação educativa: os alunos. Mas, o que de fato tem colocado em risco um processo visto como eficaz? Baseado neste questionamento o objetivo desta pesquisa foi investigar a realidade presente no interior dessas escolas identificando se a implementação do ciclo em Duque de Caxias tem sido uma experiência exitosa para os professores deste sistema e compreender como ocorreu, em Duque de Caxias, a mudança de organização por série para ciclo e também apontar as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos professores.

A escola jamais deve se fechar para a realidade que está a sua volta e que exerce influência no processo de ensino aprendizagem de seus alunos. Também não deve deixar de lado o aspecto social da comunidade que ali se faz presente, se o seu objetivo comum é a educação de qualidade. É de suma importância que a comunidade esteja em sinergia com a instituição e isso ajudará mais facilmente a promover uma gestão democrática dentro da organização escolar.

2 PROBLEMA CIENTÍFICO

A implementação do ciclo de alfabetização em Duque de Caxias tem sido uma experiência exitosa? A Gestão Democrática com a participação da família dentro do ambiente escolar, auxilia o desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos?

3. OBJETIVOS:

3.1 OBJETIVO GERAL:

Identificar se a implementação do Ciclo de Alfabetização de Duque de Caxias tem sido uma experiência exitosa para os professores e alunos desse sistema de ensino e mostrar como uma gestão democrática é benéfica para os alunos tanto no ambiento educacional quanto social.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Apresentar a trajetória do ciclo de alfabetização nos sistemas de ensino das redes públicas brasileiras das décadas de 1950 até os dias atuais.
  • Identificar como o ciclo de alfabetização é abordado na atual lei de Diretrizes e bases da Educação ( LDB).
  • Relatar os fatores históricos e organizacionais do ciclo de alfabetização no Município de Duque de Caxias, buscando refletir acerca dos conflitos que emergem no cotidiano escolar.
  • Compreender como ocorrem, em Duque de Caxias, a mudança de organização por série para ciclo.
  • Identificar, nos relatos dos professores, as principais dificuldades encontradas no trabalho com o ciclo de alfabetização.
  • Descrever, a partir da concepção dos autores estudados, o percurso histórico e experiências vivenciadas ao longo dos vinte anos de ciclo em Duque de Caxias.
  • Conhecer os processos da formação continuada para os professores que atuam nos ciclos organizados pelas escolas pesquisadas.
  • Identificar a metodologia e a formas de avaliação utilizadas ao longo do processo pelos professores.
  • Analisar os índices de retenção no ciclo de alfabetização, apresentados pela Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.
  • Mostrar a Gestão escolar participativa, a decisão tomada em conjunto para elaboração do projeto político pedagógico da instituição pode auxiliar no processo de alfabetização desses alunos.

4. JUSTIFICATIVA

Atualmente o ciclo de Alfabetização tem sido apontado como o “grande vilão” da primeira etapa da Educação Básica, sendo atribuído a ele a responsabilidade pelos inúmeros entraves encontrados no processo de aquisição da linguagem escrita, inclusive no que se refere ao alto índice de retenção de alunos no final do 3º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Com isso, a pesquisa baseada no tema objetiva um maior aprofundamento sobre questões que emergem no cotidiano escolar dentro dos ciclos, a fim de compreender sua implementação no que diz respeito a formação continuada do professor, aos métodos e as formas de avaliação utilizadas ao longo do processo. O foco do trabalho estará voltado para a implementação nas instituições escolares de Duque de Caxias, município este que faz parte das nossas experiências Educacionais e pedagógicas, e que nos levou a questionar e refletir sobre as possíveis causas dos resultados obtidos, já que, segundo autores como Philippe Perrenoud e Luiz Carlos de Freitas, a organização em ciclos é um caminho para o combate ao fracasso escolar, ao possibilitar a aprendizagem dentro da especificidade dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com