TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre a Liderança do Duque de Caxias

Por:   •  18/4/2020  •  Dissertação  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  1.527 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: A liderança do Duque de Caxias

   Luiz Alves de lima e silva, mais conhecido como duque de Caxias, o patrono do exército brasileiro. Nascido em 25 de agosto de 1803 na então capitania do Rio de Janeiro. Foi um político conservador, monarquista e militar de carreira seguindo o exemplo seu pai e tios. Podendo-se observar dentre as características de sua personalidade que ele era um homem direto e objetivo em seus pensamentos e decisões, era devidamente equilibrado em seu temperamento, sistema nervoso, áreas emocionais e na forma de agir e portar-se e sabia como cativar as pessoas. Características essas que o proporcionaram diversas vitorias e o tornaram mais tarde o maior exemplo de liderança e lhe garantiram o mérito de patrono.

     Primeiramente, podemos tomar como base o documento “Aspectos da personalidade do duque de Caxias”, disponível no site oficial do exército brasileiro. Que segundo o ensaio de Oliveira Vianna, diz que Caxias era extremamente lucido, preciso, justo, objetivo e tinha a imaginação concreta e realista. Possuidor um temperamento equilibrado e sólido, sem exageros ou desequilíbrios afetivos em sua emotividade. Também vemos que, seus soldados não apenas respeitavam sua posição hierárquica, mas havia veneração e admiração. Já segundo um senador da época, Zacharis de Góes e Vasconcellos, Caxias possuía o dom de cativar a vontade dos militares e onde ele dominava desaparecia a intriga entre os chefes, exercendo uma liderança autoritária.

   Em segundo plano, embasando-se no documento já citado, em relatos e estudos históricos, observa-se que Caxias tinha domínio dos conceitos relacionados a liderança militar, visto que o mesmo exercia controle indireto sobre a área afetiva e atitudes de seus subordinados, sabendo identificar o caráter, influenciar nos interesses, motivações, valores e crenças, reforçar a ética militar e normas para seus subordinados. E quanto aos quatro fatores da liderança, Caxias era um líder exemplar que analisava as situações minuciosamente e se comunicava de forma clara, eloquente e convincente com seus subordinados, ciente das suas necessidades e prevendo as reações e emoções dos mesmos nas determinadas situações.

    Em suma, elucida-se os motivos que permitiram a Luiz Alves de lima e Silva a obter sucesso nos conflitos; da balaiada, de 1839 a 1841, no maranhão, contra os balaios. Da guerra do Paraguai, contra Solano Lopes, de 1866 a 1869, com auxílio de tropas argentinas e uruguaias. Da guerra dos farrapos, no RS e em SC, contra os estancieiros de 1843 a 1845. Fatos esses que garantiram ao duque de Caxias ser com tempo o maior exemplo de liderança e conquistar o mérito de patrono do exército brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com