TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVASÃO E FRACASSO NA ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

Por:   •  4/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.672 Palavras (27 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 27

EVASÃO E FRACASSO NA ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

EVASION AND FAILURE IN MUNICIPAL SCHOOL CAXIAS DUKE: A LOOK PSICOPEAGÓGICO

RESUMO

O fracasso escolar somado a evasão contribuem para que o indivíduo perca o gosto pela busca do conhecimento, trazendo inúmeras implicações de ordem social, econômica e política, tanto para o individuo que deixa o ambiente escolar, quanto para a sociedade como um todo. A psicopedagogia, é uma área do conhecimento que busca auxiliar a todas as instituições escolares, favorecendo o processo ensino-aprendizagem. Estudo descritivo e transversal, cujo objetivo foi conhecer os motivos causadores do fracasso e evasão escolar, na Escola Municipal Duque de Caxias, realizado de outubro a novembro de 2015. Os participantes da pesquisa foram os membros inseridos diretamente no processo educacional da referida escola, tais como: gestor, coordenador e psicopedagoga, a coleta dos dados foi realizada no mês de outubro de 2015, através de um questionário. Dentre as causas apontadas pelos gestor e coordenador quando aos fatores considerados como causas para o fracasso e evasão escolar, destacou-se em 100% das entrevistas a falta de interesse e acompanhamento dos pais, destacaram ainda que a questão salarial influencia muito no processo ensino-aprendizagem. A psicopedagoga apontou como problemas mais comuns apresentados pelas unidades escolares a necessidade financeira de recursos na escola pública e a carência de apoio familiar tanto na escola pública quanto na privada. A educação é de extrema relevância na formação de cidadãos conscientes e participativos e para que haja o fortalecimento das instituições de ensino torna-se relevante a união conjunta tanto por parte das autoridades responsáveis, quanto dos gestores, professores, psicopedagogos, pais e alunos. Sendo preciso está atento aos aspectos da organização educacional e urgentemente se ligar nos motivos que ocasionam essa problemática, e a partir daí procurar gerar atrativos que despertem o interesse do educando.

Palavras-chave: Evasão Escolar. Baixo Rendimento Escolar. Educação

ABSTRACT

School failure added evasion contribute to the individual to lose the taste for the pursuit of knowledge, bringing many implications of social, economic and political, both for the individual who leaves the school environment and for society as a whole. The educational psychology, is an area of knowledge which seeks to help all educational institutions, promoting the teaching-learning process. Descriptive and cross-sectional study aims to better understand the reasons causing the failure and dropout, at the Municipal School Duque de Caxias, conducted from October to November 2015. The participants were members entered directly in the educational process of that school, such as manager, coordinator and educational psychologist, data collection was performed in October 2015 through a questionnaire. Among the causes given by the manager and coordinator when the factors considered as causes for failure and truancy, stood out in 100% of the interviews the lack of interest and follow-up of parents, also pointed out that the salary issue affects a lot in the teaching process learning. The educational psychologist pointed out as the most common problems presented by school units need financial resources in the public school and the lack of family support both in public schools and in private. Education is extremely important in the formation of citizens aware and participatory and that there is strengthening of educational institutions is relevant joint union either by the responsible authorities, as managers, teachers, psychologists, parents and students. Being accurate is attentive to the aspects of educational organization and urgently connect the reasons that cause this problem, and from there seek to generate attractive to arouse the student's interest.

Keywords: Dropouts. Low Educational Achievement. Education

1 INTRODUÇÃO

A evasão e o fracasso escolar é um dos temas que fazem parte das discussões e reflexões no âmbito da educação brasileira, diante disso, as discussões acerca desse problema, em parte, tem tomado como ponto relevante de debate o papel de profissionais diretamente atuantes nessa área, como professores, diretores e pedagogos no combate a essa realidade cada vez mais crescente.

A escola tem papel relevante na construção da sociedade, visto que a mesma se destina a formação de cidadãos. E para vencer os problemas que interferem na formação, tais como o fracasso e a evasão escolar, é preciso está atento aos aspectos da organização educacional e urgentemente se ligar nos motivos que ocasionam essa problemática, e a partir daí procurar mecanismos que despertem o interesse do educando pela escola.

O fracasso escolar somado a evasão contribuem para que o indivíduo perca o gosto pela busca do conhecimento e torne-se susceptível a problemas sociais como o desemprego e a marginalização. E com isso perde a sociedade, que precisa de seres socializados, evoluídos e racionais capazes de impulsionar o desenvolvimento do meio em que vive, sendo que esses problemas na instituição escolar impedem o sucesso do indivíduo que tanto pode fazer a partir da inteligência.

A evasão é um dos problemas que afetam as instituições de ensino em geral, onde a busca de suas causas tornam-se alvo de inúmeros trabalhos e pesquisas de ordem educacional, porém no Brasil são poucos os estudos sistemáticos e dados nacionais sobre evasão (SILVA FILHO, 2007).

Ao longo dos anos, o elevado número de repetência e evasão, retrata tanto a gravidade quanto a cronificação do problema, além das dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento e efetivação de estratégias que objetivem a reversão da questão em discussão (CIANFLONE; ANDRADE, 2007).

Muitas vezes os descompassos, sobretudo, os relativos à série/idade decorrente de reprovações recorrentes, constitui estágio anterior contribuinte para situação de evasão escolar e essa realidade mantém-se presente em várias escolas públicas brasileiras, chegando a alcançar um terço do total da população ingressante e constituindo destino de milhares de alunos (VIÉGAS, 2002).

Outro fator que contribui para esse declínio vem a ser a falta de qualidade ou uma qualidade considerada como insatisfatória da educação que vem a ser desempenhada, e que gera a insatisfação por parte do educando pelo desgaste desse sistema. Ressalta-se ainda a interferência ocasionada pela desmotivação de professores gerada pela desvalorização salarial, que influencia na qualidade do serviço a ser desenvolvido.

No entanto, apesar do desgaste da expressão, a persistência da evasão escolar na sociedade é algo notável, sendo pauta de várias discussões sobre a temática, visto que reflete as inúmeras dificuldades em face ao enfrentamento da questão, colocando em debate o papel da instituição escolar na sociedade (CIANFLONE; ANDRADE, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)   pdf (251 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com