TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO HUMANO

Casos: O CONHECIMENTO HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 5

1 O CONHECIMENTO HUMANO

Para começar nosso estudo, pense naquelas receitas e dicas que você aprendeu com seus familiares, vizinhos e amigos.

Vejamos alguns exemplos: O que dizem que é bom para queimaduras? Pasta de dente.

E para soluço de bebê? Pegar um fio de lã e colocar na testa.

Bolo quente dá dor de barriga, comer manga com leite faz mal, e assim por diante.

Certamente você deve ter muitos outros exemplos parecidos Você já pensou para pensar?

Ao final da exposição deste conteúdo, você vai trocar idéias com seus colegas e professora, compartilhando seus exemplos com todos e distinguindo os quatro tipos de conhecimento. (Atividade 1)

CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM

O conhecimento popular, também chamado de empírico ou senso comum, é aquele que se adquire sem estudos e sem aplicação de métodos ou pesquisas. Para Fachin (2003, p. 9), ele “Geralmente é conseguido na vida cotidiana e, muitas vezes, ao acaso, fundamentado apenas em experiências vivenciadas ou transmitidas de pessoas para pessoas, fazendo parte das antigas tradições”.

Babibi (apud LAKATOS, 1991) diz que o conhecimento popular “é o saber que preenche nossa vida diária e que se possui sem o haver procurado ou estudado, sem a aplicação de um método e sem se haver refletido sobre algo”.

No nosso dia-a-dia fazemos muitas coisas que aprendemos dessa forma. Este conhecimento está presente em todas as regiões, onde as pessoas o utilizam do seu jeito próprio para solucionar seus problemas. Ele é muito valioso, pois permite que as pessoas o utilizem para fazer as interações com a realidade e viver em harmonia. Embora ele não seja sistematizado e não siga regras fixas, ele continua sendo transmitido para as gerações futuras.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO

A filosofia teve sua origem na Ásia Menor (Jônia) o seu precursor foi Tales de Mileto. No século VI a.C. expandiu-se na Grécia (Sul da Itália), onde se destacaram nesse conhecimento Sócrates (469-399 a.C.), Platão (427-347 a.C.) e Aristóteles (383-322 a.C.).

Mas afinal para que serve o conhecimento filosófico?

Para Fachin (2001, p.5), “O grande mérito da filosofia é justamente desenvolver no ser humano a possibilidade de reflexão ou capacidade de raciocínio”.

Outro conceito que permite que entendamos este conhecimento é o de Lakatos (2001, p.78-79), que ressalta o potencial do conhecimento filosófico por ser “[...] caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar o problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana”.

Como podemos perceber, o conhecimento filosófico é que nos dá a capacidade de julgar aquilo que vivenciamos e, sem ele, teríamos o raciocínio e a capacidade de juízo atrofiados.

CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO

O conhecimento religioso ou teológico apóia-se na fé e tem sua origem nas revelações do sobrenatural. Na compreensão dos seres humanos essas manifestações são divinas e trazem a mensagem de um ser superior. Quantas autoridades Divinas e invisíveis já são nomeadas por nós. Vejamos alguns exemplos: Buda, Maomé, Deus e Jesus Cristo.

Não podemos confundir crenças e religiões com fé. O conhecimento religioso parte do princípio de que as manifestações, “verdades” e evidências sobrenaturais não são verificáveis e, por serem obra do criador divino e conterem uma atitude implícita de fé, são infalíveis e indiscutíveis (LAKATOS,1991).

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Os três conhecimentos que vimos antes não são considerados científicos, porque lhes faltam algumas qualidades de sistematização e comprovação, mas, ainda assim, são muito importantes para nós.

O conhecimento científico é importante porque precisamos de fontes mais seguras que abordem os fatos e fenômenos da realidade de forma sistemática, aplicando métodos e realizando análise e síntese, sem a interferência das crenças do pesquisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com