TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE DE QUALIDADE NAS ANÁLISES BIOQUÍMICAS

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

Claretiano centro universitário

ENSINO À DISTÂNCIA – EAD

BIOMEDICINA

O CONTROLE DE QUALIDADE NAS ANÁLISES BIOQUÍMICAS

BOA VISTA – RR

2018

ANGÉLICA FERREIRA ALEXANDRE – RA:8010468

O CONTROLE DE QUALIDADE NAS ANÁLISES BIOQUÍMICAS

Trabalho apresentado ao Curso de Biomedicina do Centro Universitário Claretiano, para obtenção de nota na disciplina de Bioquímica Clínica referente ao 5º Semestre.

Prof. º Cássio Alencar Meira

BOA VISTA – RR

2018

O Controle de Qualidade nas Análises Bioquímicas

        São utilizados métodos químicos e bioquímicos que são essenciais para a pesquisa de uma doença. São feitos procedimentos pré-analíticos, analíticos e pós analíticos

        O controle de qualidade é considerado a realização das fases, procedimentos e itens utilizados em laboratório de forma padrão e organizada para se ter uma precisão melhor e segurança dos laudos realizados. Esse controle tem um papel fundamental no preparo do paciente, forma de coleta da amostra, procedimentos dos exames até a liberação dos laudos.

        É importante para manter a qualidade dos serviços e dos resultados dos exames. Além de manter um padrão que tornará assim o trabalho no ambiente mais fácil e organizado, sem o acontecimento de erros frequentemente, pois, cada erro pode ser fatal para o decorrer da vida de cada paciente.

        Os tipos de controle de qualidade aplicados estão diretamente ligados com as três importantes fases citadas acima, pré-analítica, analítica e pós analítica, elas definirão que tipo de controle realizar para oferecer um melhor atendimento e um bom convívio entre os colegas dentro do laboratório.

        Os profissionais envolvidos no controle de qualidade são o chefe de laboratório, enfermeiros, bioquímicos, médicos, biomédicos e os técnicos, além dos auxiliares e dos que realizam vistorias para garantir o padrão de qualidade dentro do laboratório.

        O biomédico inserido no controle de qualidade é importante pois é ele quem vai averiguar se os equipamentos estão em ordem, se os instrumentos como pipetas, reagentes, e outras substâncias e elementos estão dentro do prazo e em ordem para poder realizar o melhor trabalho, para que ocorra a diminuição dos erros principalmente na primeira fase que é a pré analítica.

        O biomédico também é importante pois o mesmo poderá realizar a leitura de padrões que só ele tem conhecimentos para determinar, além de realizar uma análise crítica mensal, interpretação de gráficos e realizar a escolha das melhores metodologias a serem utilizadas. O biomédico dentro das análises bioquímicas tem conhecimento sobre os tipos de análises, que são respectivamente quantitativas, semiquantitativas e qualitativas.

        Os laboratórios clínicos hoje em dia estão pensando em melhorar continuamente pois a qualidade é um dos pontos cruciais para que o laboratório seja bem-visto e também forneça um trabalho que garanta ao paciente segurança nos resultados. Todas as tarefas dentro do laboratório devem ser documentadas a partir de documentos específicos que são Procedimentos Operacionais Padrão(POP) e Instruções de Trabalho(IT) que deverão estar sempre acessíveis aos funcionários envolvidos nas atividades.

        Com a melhoria da qualidade os desperdícios podem ser evitados, reduzindo assim os custos e aumentando a produtividade e assim melhorará a competitividade no mercado. Os serviços realizados no laboratório de bioquímica clínica utiliza diversos equipamentos, sendo eles centrífuga, espectrofotômetro, deionizador, banho-maria e estufa para secagem, além de produtos como reagentes e outros equipamentos básicos, alguns problemas ocorrem na questão da calibração do equipamento, limpeza do instrumento, qualidade dos reagentes, controle de qualidade do equipamento e na manutenção de peças do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com