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O CORPO EXPRESSIVO E FRAGMENTADO

Por:   •  24/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  415 Visualizações

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Serviço Público Federal[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÄS

ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS

PLANO DE CURSO

Curso de especialização em Arte/Educação Intermidiática Digital 

Disciplina: Arte/educação versus e-Arte/Educação no contexto da cultura digital e não digital: Abordagem Triangular versus Sistema Triangular Digital

Professora: Fernanda Pereira da Cunha

C.H: 45 h

Ano: 2017

EMENTA:

Diferenças paradigmáticas entre Arte/Educação e e-Arte/Educação sob os auspícios da cultura digital e não digital. Conceitos que convergem e divergem da Abordagem Triangular em relação ao Sistema Triangular Digital

OBJETIVOS:

          Estudar a cultura digital presente na cibercultura e refletir acerca da consolidação da indústria ideológica massiva.

Promover o debate reflexivo a respeito da cultura digital, bem como o desenvolvimento da capacidade de expressão intermidiática digital por meio da educação intermidiática/multimídiática crítica no ciberespaço.

Analisar o uso das tecnologias seus inputs e outputs como intermediadoras do processo de ensino e aprendizagem da arte intermidiática crítica.

Refletir sobre o uso das tecnologias contemporâneas no ensino da arte intermidiática como meio de expressão autônoma, em prol da poiésis intermidiática digital.

Estudar ações da arte intermidiática digital que possam impulsionar as habilidades do uso dos recursos tecnológicos, aplicando-os na pesquisa e na elaboração de projetos no contexto da  e-arte/educação intermidiática crítica.

Criar e desenvolver site e-Arte/Educativo sobre autoaprendizagem intermidiática pelo ciberespaço.

Realizar produções artísticas intermidiáticas como meio de expressão crítica/reflexiva/pedagógica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Interterritorialidade: mídias, contextos e educação.
  2. Aspectos conceituais de Metalinguagem no Ciberespaço.
  3. O Mercado Cultural Internacional versus Educação em Arte Intermidiática Crítica.
  4.  A Arte/Educação Digital nas Instituições de Ensino.
  5. Aspectos da utilização das tecnologias no ensino da Arte digital.
  6. O papel das tecnologias digitais, seus inputs e outputs no ensino atual da Arte Intermidiática.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 

- Aulas expositivas com a utilização de datashow, DVD RW,  TV e VHS.

- Fórum de discussão para cada texto selecionado, tendo como eixo propulsor para o debate a leitura e análise de textos temáticos previamente solicitados.

- Desenvolvimento de projetos e expressões intermidiáticas da arte digital e seu ensino com ênfase numa análise inovadora acerca de um paradigma pedagógico.

1) Atividades individuais:

1.1) leitura e interpretação e desenvolvimento (realizará um levantamento específico concernente ao território do universo individual de cada estudante) de bibliografia específica, previamente selecionada;

1.2) Autoavaliação discente.

            1.3) discussão de temas pertinentes à disciplina;

            1.4) Estudo e publicação de trabalhos/exercícios em sites criados pelos estudantes:

           1.5) Elaboração, desenvolvimento e aplicação de projetos em Arte Digital e seu ensino em autoaprendizagem.

Orientação Geral das atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes

  1. Atividade Individual:

Na leitura analítica que o estudante for realizar dos textos solicitados, deverá realizar marcações no referido texto nas partes que compreendam que sejam essenciais em sua ótica  - ou seja, o estudante deverá ressaltar as palavras-chaves bem como realizar sintéticas reflexões no transcorrer da leitura, parágrafo por parágrafo em todo o texto.

2) Criar um site com provedor gratuito, como por exemplo: o blogspot,  webnode, wix, weebly. Os estudantes devem realizar postagem de conteúdo  conforme solicitação e orientação da professora, como:

2.2) Realizar e postar no site: uma expressão digital concernente ao centro de interesse em Arte do estudante, ou seja o estudante deverá utilizar somente os softwares e/ou aplicativos freewares e aplicativos em Arte levantados/analisados para a referida poésis artística – performance em Arte digital;

2.3) Desenvolver um plano pedagógico arte/educativo digital, que contemple a elaboração, desenvolvimento e aplicação do referido plano de processos de autoaprendizagem em Arte digital pela internet com uso de softwares bem como aplicativos em Arte gratuitos.

EIXOS PROGRAMÁTICOS E CRONOGRAMA

DATA (DIA/MÊS)

CONTEÚDO

1º EIXO

(Data: 05 a 09 de agosto até às 23:55)

O Mercado Cultural Internacional versus

e-Arte/Educação Digital Crítica.

1)  Leitura analítica dos textos e postagem no site. (valor 10 pontos)

2) Abertura de site em provedor gratuito como blogspot,  webnode, wix, weebly; (valor 10 pontos)

OBSERVAÇÃO- Postar no Fórum (via Moodle) informando o endereço do site do estudante;

3) Levantar todos os softwares e aplicativos Freewares encontrados na internet concernentes a área de interesse em Arte de cada estudante; (valor 10 pontos)

4) Analisar cada um dos programas levantados e postar no site: (valor 10 pontos)

    4.1) PrintScreen da interface gráfica do programa;

     4.2) Postar análise crítica dos pontos favoráveis e desfavoráveis dos respectivos programas;

Eixo 1: total: 40 pontos

Carga horária: 6 horas

2º EIXO

(Data: 10 a 21 de agosto)

Aspectos conceituais de Metalinguagem no Ciberespaço.

1) Realizar e postar no site: uma expressão em Arte digital (performance em Arte digital) concernente ao centro de interesse em Arte do estudante, ou seja o estudante deverá utilizar somente os softwares freewares em Artes levantados/analisados para a referida poésis  – performance Arte digital; (valor 15 pontos)

2) Postar no site: sintética análise sobre a expressão em Arte digital; (valor 15 pontos)

Eixo 2: total: 30 pontos

Carga horária: 9 horas

3º EIXO

(Data: 10 a 21 de agosto)

Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. 

N1 = Eixo 1+ Eixo 2 + Eixo 3 = 100 pts

Carga horária: 24 horas

1) Levantar, analisar e postar no site material de apoio concernente ao conteúdo do vídeo de autoaprendizagem;

2) Planejar  (colocar plano de ensino de) autoaprendizagem no site através de vídeo aula de algum conteúdo em Arte digital de interesse de cada estudante. Ressalta-se que a autoaprendizagem, como o próprio nome esclarece, é a estratégia elaborada para a pessoa aprender sozinha. Postar a vídeo aula e/ou tutorial audiovisual e materiais afins (inclusive links indicativos como materiais de apoio) no site.

Eixo 3: total: 30 pontos

Carga horária: 9 horas

4º EIXO

(Data: 21 a 31 de agosto)

O papel das tecnologias digitais, seus inputs e outputs no ensino atual da Arte.

1) Realizar autoaprendizagem no site através de vídeo aula de algum conteúdo em Arte digital de interesse de cada estudante. Ressalta-se que a autoaprendizagem, como o próprio nome esclarece, é a estratégia elaborada para a pessoa aprender sozinha. Postar a vídeo aula e materiais afins (inclusive links indicativos como materiais de apoio) no site.

Eixo 4: total: 30 pontos

Carga horária: 9 horas

5º EIXO

(Data: 21 a 31 de agosto)

Aspectos da utilização das tecnologias no ensino da Arte.

Autoavaliação discente

e

Avaliação docente (N2)

N2= Eixo 4 + Eixo 5 = Encontro presencial = 100 pontos

Carga horária: 21 horas

1) Testar o conteúdo de autoaprendizagem no site com internautas; (10 pontos)

2) Postar o teste acima solicitado no site; (20 pontos)

3) Realizar autoavaliação. (20 pontos)

 Orientação sobre a autoavaliação discente:

Realizar uma tabela (síntese) chamada "Autovaliação". Criar critérios, atribuir nota para cada critério (o total deve ser de até 10 pontos). Nesses critérios deve ter uma comparação entre o plano da autoaprendizagem e a intervenção no site pelo ciberespaço da autoaprendizagem. Assim, o estudante estará avaliando o seu processo. A referida autoavaliação deve conter: Critério, Justificativa, Nota em cada item (critério) e Total. A professora avaliará com critério próprio a autoavaliação de cada aluno (a autoavaliação será importante porque é a chance do aluno identificar onde errou e a autoavaliação será importante para a professora observar que o aluno viu o seu erro.

Avaliação docente e entrega da notas no SIGAA.

Eixo 5: total: 50 pontos

Carga horária: 9 horas

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá de forma continuada. Serão considerados como dimensões avaliativas  a participação e interesse no desenvolvimento das atividades; capacidade de reflexão e argumentação nas discussões propostas em aula e nas produções escritas solicitadas pela professora.

As notas serão compostas pela soma de todas as ações da Disciplina e divididas pelo número de todas as ações previstas na disciplina.  

Será considerada frequência e participação em aula e entrega dentro dos prazos. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo solicitado pela professora. Trabalhos fora do prazo será atribuído nota zero.

BIBLIOGRAFIA

BARBOSA, Ana Mae T. Bastos. Arte/educação contemporânea. Consonâncias

internacionais. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (Orgs.). Interterritorialidade. Mídias, contextos e educação. São Paulo: Ed. SENAC, 2008.

BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da (Orgs.). Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informatização: Economia, sociedade e cultura. 2. ed. Vol. I. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999.

CUNHA, Fernanda Pereira da. Cultura digital na e-arte/educação: educação digital crítica. 2008. Tese (Doutorado) apresentada à Escola de Comunicações e Artes. São Paulo: Universidade de São Paulo.

COSTA, Mark de Souza. Guia Encore 4.5 Português. Módulo I – Menu arquivo. Disponível em http://www.partiturasencore.com Acesso em 25 ago 2007.

_________. Guia Encore 4.5 Português. Módulo II – Menu Editar, Exibir, Ajuda. Disponível em http://www.partiturasencore.com Acesso em 25 ago 2007.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 1994.

DEWEY, John. El arte como experiencia. Prólogo y versión espanhola de Samuel Ramos. México/Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1949.

DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI. A humanização das tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

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_______. A importância do ato de ler. In: Três artigos que se complementam. 44. Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2003.

BEN, L. D. & HENTSCHKE, L. (Orgs). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 141 – 157.

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KELLY, Kevin. A tecnologia nos faz melhores. In: Revista Veja Especial: Tecnologia. Agosto, 2007. p. 46-49.

_______________________________________________________________________________

Levantar bibliografia concernente ao território de interesse, exemplo de uma bibliografia levantada em arte-educação musical digital

GOHN, Daniel Marcondes. Auto-Aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Annablume / Fapesp, 2003.

KRÜGER, Susana Ester. Educação musical apoiada pelas novas Tecnologias de Informação e comunicação (TIC): pesquisas, práticas e formação de docentes. In: Revista da ABEM. Porto Alegre, v. 14, 75-89, mar. 2006. 

KRÜGER, Susana Ester et al. Dos receios à exploração das possibilidades: formas de uso de software educativo-musical. In: BEN, L. D. & HENTSCHKE, L. (Orgs). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p. 158-173.

KRÜGER, Susana Ester. Perspectivas pedagógicas para avaliação de software educativo-musical. In: HENTSCHKE, L. & SOUZA, J. (Orgs). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003. p. 106-123.

MACHADO, A. C.; LIMA, S. F.; PINTO, M. M.; LIMA, S. F. O. Sound Forge 8.0 - Gravação ao Vivo, Restauração de Sons de LPs e Masterização Áudio Digital. Apêndice A - Sistemas de Numeração. Disponível em http://www.demac.ufu.br/demac/musica/muscomp/muscomp1/numerac.pdf São Paulo: Érica, 2005. Acesso em 03 set 2007.

MACHADO, André Campos et al. Arranjo automático, conversão de CD em MIDI e MIDI em áudio: utilizando o Band-in-a-box 12.0a, Virtual Sound Canvas 3.23 e Akoff Music Composer 2.0. São Paulo: Érica, 2004.

PEREIRA, Éliton Perpétuo Rosa & JAYME, Mª. Helena. Música e Tecnologia na escola: demandas atuais Educação Musical. In: Revista da Academia Nacional de Música. Vol. XVI. Rio de Janeiro, 2005.

PEREIRA, Éliton Perpétuo Rosa. Computador, Multimídia e softwares na Educação Musical: uma análise microgenética do conhecimento musical na escola pública de educação básica Dissertação de Mestrado. EMAC-UFG. Goiânia, 2006a.

__________. O uso do software no ensino musical escolar (CD- ROM de softwares). Mini-curso ministrado no VI Encontro Regional da ABEM centro-oeste. Escola de Música e Artes Cênicas – UFG. Goiânia, 2006b.

SANTAELLA, Lúcia; ARANTES, Priscila (orgs.). Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo, Educ,2008.

SOUZA, Cássia Virgínia Coelho de. Conhecimento pedagógico-musical, tecnologias e novas abordagens na educação musical. In: Revista da ABEM. Porto Alegre, n.14, 99-108, mar. 2006.

_______________. Educação Musical a distância e formação de professores. In: Revista do Centro de Educação. Dossiê: Educação Musical. UFSM. Edição: 2003, Vol. 28, N. 02.

SOUZA, Jusamara. Cotidiano e Mídia: desafios para uma educação musical contemporânea. In: JUSAMARA, SOUZA (Org). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UFRGS, 2000.

SMIERS, Joost. Artes sob pressão. Promovendo a diversidade cultural na era da globalização. São Paulo, Escrituras, 2006.

McLAREN, Peter. A pedagogia da utopia. Santa Cruz do Sul, Edunisc, 2001.

VIANA, Alexandre. Apostila Finale 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Unidade Acadêmica Especializada, Escola de Música. 2007.

Este programa pode sofrer alterações no decorrer do processo.

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