TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contributo da história na preservação da identidade

Por:   •  12/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.721 Palavras (19 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 19

Teodósio Cipriano Silvério

O contributo da história na preservação da identidade, estudo de caso da língua echuwabo na cidade de Quelimane (2012 -2016)

Licenciatura em Ensino de História com Habilitações em Documentação

Universidade Pedagógica

Quelimane

2017  

Teodósio Cipriano Silvério

O contributo da história na preservação da identidade, estudo de caso da língua echuwabo na cidade de Quelimane (2012 -2016)

Trabalho de carácter avaliativo a ser entregue ao Departamento de Ciências Sociais e Filosóficas na cadeira de MEIC

Leccionada por:

Dr. Ricardo Raboco  

Universidade Pedagógica

Quelimane

2017


Índice

0. INTRODUÇÃO        3

1. Problematização        4

2. Hipóteses        5

3. Justificativa        5

4. Objectivos        7

4.1. Objectivo Geral        7

4.2. Objectivos Específicos        7

5. Metodologias        7

5.1. Método de pesquisa        7

5.2. Tipos de pesquisa        8

5.2.1. Quanto a forma de abordagem        8

5.2.2. Quanto ao objectivo        8

5.3. Técnica de colecta de dados        9

5.4. Universo/População        9

5.5. Amostra        9

5.6. Técnica de apresentação, analise e interpretação de dados        9

6. MARCO TEÓRICO        11

6.1. Variante de referência        11

6.2. Língua Materna e Discurso        12

6.3. Identidade cultural        13

6.4. A identidade na realidade moçambicana        14

7. Marco conceptual        15

7.1. Conceito de Preservação        15

7.2. Identidade cultural        15

7.3. História        16

Cronologia das actividades        17

Orçamento        18


0. INTRODUÇÃO

O tema ser desenvolvido na presente pesquisa é: O contributo da história na preservação da identidade, estudo de caso da língua echuwabo na cidade de Quelimane (2012 -2016). A língua é um elemento identificador de qualquer indivíduo ou grupo. Nos últimos anos, vários factores tem contribuído para a difusão de traços culturais em quase todo mundo e um destes tem sido a televisão, a música, a rádio e sobretudo a globalização.    

Em Moçambique, uma das características dos vários grupos étnicos é a língua e esta em qualquer local desempenhou no passado, desempenha e possivelmente desempenhará um papel crucial para a identificação destes étnicos. No caso da Cidade de Quelimane a língua echuwabo tem vindo a perder espaço da população local principalmente a escolarizada que considera esta, uma língua de atrasados e iletrados fazendo com que muitos dispersem.

Este facto é coadjuvado pelo facto de a maioria dos naturais de Quelimane não ensinarem os seus filhos a falarem a língua local evitando que estes não sejam atrasados e que lhes envergonhem sem saber que aos poucos vão perdendo a sua identidade pelo facto de desprezarem o bem mais preciso da sua naturalidade que é portanto a língua.

Portanto através do uso do método de estudo de caso, apoiado na pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, a pesquisa pretende envolver um grupo alvo residente e natural da cidade de Quelimane, um contacto a ser feito através de entrevista semi estruturada e com estes procedimentos o autor pretende perceber o papel da história na preservação da identidade que está sendo perdida nesta cidade devido ao abandono da língua local (echuabo) valorizando-se a lingua oficial e outras estrangeiras.

Quanto a estrutura, o projecto conta com três (3) partes principais, dentre os quais está a parte introdutória, a metodologia e por fim, o marco teórico.                            


1. Problematização

Alguns autores ao tratarem da identidade de um indivíduo ou povo, valorizam bastante a língua, nesta lista está LERAY (2003), que olha a língua como primeiro vector identitário que testemunha a diversidade sociolinguística nas comunidades humanas; a construção identitária não se restringe aos limites de um território, mas inscreve-se numa história mestiça de línguas e de culturas.

A língua cria identidade e aponta ao condicionamento social da língua, por isso, não se pode hesitar em afirmar que a estrutura da sociedade está “reflectida” na estrutura linguística (ORLANDI;1996).

Por outro lado, na linguagem está embutida a questão ideológica, dado que o acto de enunciar implica colocar uma história, uma cultura em cena. Ao longo dos anos, a língua vai sendo transportada no seio da comunidade por meio da transferência de gerações em gerações o que de certa contribui para a sua preservação mas também neste processo de transferência ela vai sofrendo algumas alterações influenciadas por diversos factores com destaque para a interacção do povo falante da língua com outros povos falantes de outras línguas diferentes e com isso, esta língua, vai ganhando em perdendo alguns traços característicos.

Pensa-se que a história como o estudo para a preservação daquilo que identifica um povo ou uma comunidade, neste caso, a língua constitui também um dos elementos chaves de identificação deste povo, por isso, olhando para a questão da língua falada na cidade de Quelimane (chuabo) e seus falantes notasse a necessidade da preservação para evitar que as gerações futuras sintam-se flutuando pois, a língua falada pelos seus ancestrais foi consumida com o tempo o que os fará neutros na sua própria terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (331.6 Kb)   docx (180.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com