TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle Absoluto

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.843 Palavras (8 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO AUTO-INSTRUCIONAL

CONTROLE ABSOLUTO

O filme nos traz a reflexão sobre o quanto a tecnologia de informação pode avançar e de que forma pode nos afetar com esses constantes avanços, seria de fato um controle absoluto? Controle de que, controle por quem, controle pelas empresas, controle pelas organizações, controle pelo estado? Como esses controles podem auxiliar o mundo corporativo de hoje?

Vamos ver no decorrer do texto algumas das melhores formas para utilização desses dados e controles para gestão de informação nas empresas.

Realmente, da forma como foi apresentada no filme, nos mostra que tudo que diz respeito a tecnologia de informação e esteja conectado em rede está passível de ser monitoradas e controlado por acesso remoto ou até mesmo por inteligências artificiais.

Podemos ver que tecnologias do tipo de reconhecimento facial vão muito além do que apenas reconhecer sua face para desbloquear um aparelho celular, mas pode chegar a extremos de reconhecer facialmente possíveis terroristas e procurados pela justiça.

Assim como nossas digitais são únicas e também já bem conhecidas na utilização de caixas eletrônicos, desbloqueio de smartphones, efetuar marcação de ponto eletrônico nas empresas, entre outros; nossas vozes também são únicas e já são utilizadas em sistemas de reconhecimento de voz como também foi mostrado no filme, acredito eu que seja o meio mais eficiente e seguro de reconhecer verdadeiramente o usuário, pois digitais podem ser copiadas ou até mesmo arrancadas, assim como no reconhecimento facial, mas o reconhecimento de voz não pode ser copiado ou arrancado do usuário, só pode ser feito pelo próprio usuário.

Também vimos que os smartphones estão passiveis de serem hackeados, pois os smartphones estão quase sempre conectados em rede, até mesmo utilizados como objetos de escuta, pois em um momento do filme foi falado que até mesmo o FBI (polícia federal Americana), consegue escutar tudo em volta dos aparelhos celulares que estejam simplesmente com a bateria conectada no aparelho.

Uma tendência crescente também é a utilização de aviões não tripulados, principalmente e lugares de grande risco de ser bombardeados, tudo isso não seria possível sem a utilização dos sistemas de informações e controles de acessos remotos.

Podemos dizer que também um dos maiores sucessos, se não o maior sucesso hoje em dia, são as redes sociais, pois enquanto algumas corporações pagam para conseguir listas de contatos para que possam trabalhar como possíveis clientes, os usuários fornecem esses dados de graça para as redes sociais, que de posse dessas informações  utiliza de forma há compreender como o usuário interage com os conteúdos disponibilizados pelas redes sociais, dessa forma conseguem formar perfis de personalidade para cada usuário e assim direcionar publicidades especificas de grande interesse dos usuários.

Também tivemos uma boa representação de pessoas que ainda não conseguem se adaptar ou até mesmo aceitar os avanços da tecnologia moderna, papel desempenhado pelo detetive do FBI no filme, e ainda hoje muitas dessas pessoas possuem grande resistência a estes avanços tecnológicos, geralmente são pessoas das gerações anteriores a década de 80.

Também é interessante abordar a questão dos vários tipos de processos de extração de dados dos bancos de dados, é uma necessidade de grande abrangência dentro de toda estrutura organizacional das empresas e corporações que lidam com grande quantidade de dados. Diante do apanhando de todos as informações é necessário que façamos uma segmentação em todo banco de dados, assim facilitaria na melhor maneira de como trabalhar com os dados em diferentes áreas e setores, seja das empresas ou corporações governamentais, não governamentais, etc. São as seguintes segmentações;

Integração dos dados; são combinadas fontes de dados de vários clientes.

Seleção de dados; os dados relevantes são identificados e reunidos, formando um subconjunto do banco de dados.

Transformação de dados; refere-se a transformação ou consolidação dos dados em forma apropriadas para utilização somente das informações necessárias, não sobrecarregando a base.

Avaliação dos padrões; são identificados os padrões realmente interessantes, que representem medidas que realmente serão utilizadas.

 

Primeira questão: A) Diante da grande quantidade de dados disponíveis hoje nas empresas, quais são as ferramentas para extrair padrões destes dados?

Na literatura da área de processamento de linguagem natural, temos uma gama de trabalhos de pesquisa na área de extração de dados, de forma quantitativa. Apesar da mineração de dados ser um termo frequente na área da computação, aplicar esses seus conceitos em dados desestruturados (como textos corrigidos, comuns na web) tornou-se o motivador de pesquisas justamente pelo aumento da quantidade de informação gerada pelo advento e popularização da Web. Essa área de aplicação é chamada de mineração de texto (text mining), visando buscar padrões uteis em textos de formatos diversos, mas que de alguma forma serão transformados em representações numéricas (WEISS ET ALL, 2005).

Um projeto de mineração de dados produz dois tipos de modelo: os preditivos e os descritivos. Um modelo é uma representação formal de um sistema. Estas descrições podem se apresentar de diferentes formas; analítica, verbal, gráfica, matemática etc. o objetivo do modelo é descrever as relações entre as entradas e saídas como predições ou consultas. As finalidades de um modelo em mineração de dados, em geral, incidem em uma das seguintes classes: suporte a descoberta de relacionamentos, decisão, predição e melhoria de processos.

Devido ao interesse da área comercial de tecnologia da informação Mineração de Dados, está sendo visto como uma forma mais abrangente, um sinônimo de DCBD.

A Mineração de Dados dispõe de tarefas básicas, classificadas em duas categorias, descritivas e preditivas. As descritivas se concentram em encontrar padrões que descrevam os dados de forma interpretável pelos seres humanos. As preditivas realizam interferência nos dados para construir modelos que serão usados para predições do comportamento de novos dados.

São usadas diversas funcionalidades para especificar os tipos de padrões que podem ser encontrados nas tarefas de Mineração de Dados.

Discriminação de dados, que é realizada pela comparação dos atributos gerais dos objetos da classe alvo com os atributos gerais de objetos de uma ou de um conjunto de classes comparativas.

A Mineração de Dados é considerada uma ferramenta eficaz, capaz de lidar com grande volume de dados de uma forma mais eficiente que a estatística, conseguindo gerar padrões para fenômenos ditos complexos que necessitam de muitos parâmetros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com