TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio dos Pais na Educação dos Filhos na Quarentena

Por:   •  14/9/2020  •  Artigo  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

Desafio dos Pais na educação dos filhos na quarentena

Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas crianças e adolescentes estão em casa com seus familiares.

E a família toda está tentando conciliar sua vida profissional e/ou acadêmica com as tarefas domésticas.

Segundo dados de 2019 do Censo Escolar, há 47,9 milhões de alunos matriculados em todo país (tanto na rede pública quanto na particular), desde a educação infantil até o Ensino Médio.

Muitas escolas particulares continuam com suas aulas online. E isso é um grande desafio para todos, pois é mudança muito grande na rotina, principalmente para os “mais pequenos”!

Todos tiveram que se readaptar e isso não pára por ai. Como muitas escolas também já anteciparam as férias, significa que não haverá as férias do calendário escolar normal.

Então, o que fazer?

Muitos pais estão conhecendo seus filhos somente agora neste momento caótico que estamos vivendo. Por conta de um evento negativo que não estava no controle de ninguém, encontramos situações positivas. É o momento de fortalecer os laços, ou até mesmo criá-los.

A família precisa criar ou recriar uma rotina e inserir a criança nas atividades. Está aí uma boa oportunidade para as crianças aprenderem os afazeres domésticos, claro que dentro das condições de cada uma.

Ajudar nas tarefas domésticas, traz grande benefícios para as crianças: desenvolve suas habilidades motoras, estimula a capacidade de colaboração, promove a autoconfiança e potencializa o senso de organização.

Os pais precisam: ter muita paciência, ensinar para as crianças como uma atividade é feita (falando e mostrando) e adaptar as atividades de acordo com a idade de seus filhos.

Com um pouco de paciência e esforço de cada um, conseguiremos nos adaptar melhor a essa situação, que esperamos acabar o quanto antes.

Iriane Schiavon

Psicóloga e Psicopedagoga

CRP.: 06/69299

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com