TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Social

Casos: Empreendedorismo Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2014  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 11

Carine Lopes Salvador

Professor-Tutor Externo: Julia G. Durante.

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Bacharelado em Serviço Social Turma SES0154 – Empreendedorismo Social

26/08/2013

RESUMO

Neste trabalho poderá ser observados conceitos e definições do Empreendedorismo Social, bem como abordar de que forma são definidos os empreendedores sociais. O objetivo é explorar os conceitos de empreendedorismo social corporativo e responsabilidade social com suas características, funções e percepções no meio da sociedade que esses estão inseridos. Podendo-se então identificar através de pesquisas que o conceito de responsabilidade social é o envolvimento das empresas corporativas com parcerias de interesse que objetivam o resultado de uma sociedade melhor e mais humanitária e onde todos tenham vez. A parceria de empresas corporativas com instituições filantrópicas é de é de grande valia, pois possibilita uma vida melhor e digna a muitas pessoas que são consideradas excluídas da nossa sociedade e que se não forem acolhidas em projetos como esses nunca terão uma chance de poder viver com dignidade e respeito.

1. INTRODUÇÃO

A preocupação com as empresas privadas sempre foi algo muito estudado, mas e com as empresas filantrópicas? Como ficam as comunidades que não tem um dirigente ou gestor para administra-las? Com essa preocupação há pouco tempo, não mais que vinte anos surgiu o empreendedorismo social que tem a finalidade segundo Vieira (2001) criar valores sociais por meio da inovação e da força de recursos financeiros, independente da sua origem, visando o desenvolvimento social, econômico e comunitário. Assim, o empreendedorismo social é conduzido por duas fortes correntes: primeiramente, o desejo social natural muda frequentemente os benefícios de uma inovação, de uma organização empreendedora e de uma organização baseada na solução. Em segundo lugar, a sustentabilidade da organização e a diversificação dos seus serviços requerem capital, frequentemente incluindo a criação de lucro ou uma sociedade com organizações lucrativas.

A pesquisa em relação ao tema tem por objetivo explorar os conceitos de empreendedorismo social, corporativo e responsabilidade social com suas características, funções e percepções no meio da sociedade que esses estão inseridos e quem são seus gestores e suas visões para o desenvolvimento das empresas seja social ou corporativa e da sociedade como um todo.

Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca do tema e fazer emergir variados pontos de vistas advindos dos diferentes autores analisados, foi realizada uma revisão da literatura sobre empreendedorismo social, corporativo e responsabilidade social, na qual foram consultados livros, artigos e periódicos on-line.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na parte que diz respeito à fundamentação teórica serão abordados os conceitos e entendimentos que se tem em relação ao que vêm ser o empreendedorismo social, como são definidos os empreendedores sociais, as comparações entre sociedades tradicionais e empresas sociais empreendedoras, comparações entre empreendedores de negócios e empreendedores sociais e as principais diferenças entre o empreendedorismo empresarial e o empreendedorismo social.

Os conceitos de responsabilidade social também serão abordados, pois muitas pessoas ainda confundem esse termo com empreendedorismo social, sendo que são termologias com conceitos distintos. Sobre o empreendedorismo privado ou corporativo irar-se abordar um breve histórico com a evolução de seus conceitos.

E em uma última parte da fundamentação teórica, têm-se as principais características que distinguem o empreendedorismo social, a responsabilidade social empresarial e o empreendedorismo privado ou corporativo.

2.1 EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Neste contexto , o empreendedorismo social, de acordo com Melo Neto; Froes (2002), é utilizado para resolver problemas sociais existentes e que estão direcionados a camadas populacionais em situação de risco comum como, por exemplo , pobreza , miséria , exclusão social e até risco de vida.

O Termo empreendedorismo social se apresenta como um conceito em desenvolvimento ,mas com características teóricas, metodológicas e estratégicas próprias, sinalizando diferenças entre uma gestão social tradicional e uma empreendedora

O Termo “empreendedorismo social” pode ser novo , mas o fenômeno não. Sempre tivemos empreendedores sociais , mesmo não os chamando como tal. Como por exemplo, podemos citar alguns bem conhecidos: Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Herbert de Souza(Betinho) e tantos outros. Originalmente eles construíram muitas das instituições e filosofias que hoje temos como referencia. Entretanto, o novo termo é importante, uma vez que implica na indistinção das fronteiras do setor social.

Empreendedorismo social

1. É individual

1. É coletivo

2. Produz bens e serviços

2. Produz bens e serviços a comunidade

3. Tem o foco no mercado

3. Tem o foco na busca de soluções para os problemas sociais

4. Sua medida de desempenho é o lucro

4. Sua medida de desempenho é o impacto social

5. Visa satisfazer necessidades dos clientes e ampliar as potencialidades do negócio

5. Visa respeitar pessoas da situação de risco social e promovê-las

Quadro 3: Diferença entre empreendedorismo empresarial e empreendedorismo social

Fonte: Adaptado de MELO NETO e FROES, 2002, p. 11

2.2 EMPREENDEDOR SOCIAL

Um empreendedor social é um "indivíduo com experiência na área social, desenvolvimento comunitário ou de negócios, que persegue uma visão de empoderamento econômico através da criação de empreendimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com