TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo Social

Trabalho Universitário: Empreendedorismo Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  2.427 Palavras (10 Páginas)  •  744 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Camila Barbosa

Gledston Araújo

Juliana Maldonado

Maria Luiza Lofrano

Raissa Gomes

São Paulo

2013

Camila Barbosa

Gledston Araújo

Juliana Maldonado

Maria Luiza Lofrano

Raissa Gomes

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Trabalho de Pesquisa apresentado à disciplina de Empreendedorismo, solicitado pelo Prof. Nelson Fragoso.

São Paulo

2013

INTRODUÇÃO

Com o aumento dos índices de desemprego e com a degradação do trabalho formal, o mercado está sendo tomado por pequenas e médias empresas, o que faz com que se pense que cada vez mais há empreendedores de negócios à frente das empresas. Sendo assim, buscando entender melhor o assunto, o tema empreendedorismo passa a ser estudado. Com o passar do tempo, o conceito de empreendedorismo voltado para área social surge. O empreendedorismo Social surge no cenário brasileiro com a intenção de buscar alternativas para o campo social, devido à redução dos investimentos públicos, crescimento das organizações do terceiro setor e da participação às empresas em ações sociais. Dessa forma, o empreendedorismo social busca gerir um empreendimento coletivo, gerando desenvolvimento socioeconômico (TAVARES, G. et al,2008). Assim, nosso trabalho tem por objetivo entender o que é empreendedorismo, características, empreendedorismo social no Brasil, no mundo, no mercado, e cases sobre o assunto.

EMPREENDEDOR, EMPREENDEDORISMO SOCIAL E CARACTERÍSTICAS.

A sociedade, no mundo contemporâneo procura trabalhar com uma diversidade de contexto, o que faz com que surjam diferentes tipos de atores sociais que atuam em mercados nacionais e internacionais. Dessa maneira, surge à figura do empreendedor e o empreendedorismo (TAVARES, G. et al,2008).

São diversos os conceitos encontrados na literatura sobre empreendedorismo como [...] o processo de criar alguma coisa diferente com valor pela dedicação do tempo e do esforço necessário, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais associados, recebendo as recompensas resultantes na forma de satisfação monetária e pessoa. (HISRICH, PETERS, 2003, p.29)

O empreendedor é considerado como uma pessoa motivada, tendo papel fundamental na sociedade (TAVARES, G. et al,2008). O empreendedorismo social

Para refletir o empreendedorismo social conforme Dees (2007, apud TAVARES,G. ET al,2008),é ressaltado uma falha governamental e filantrópica. Sendo assim, surgiu a necessidade de focar na resolução de problemas sociais, trazendo pessoas aptas a isso, criando novos modelos para o empreendedorismo social.

Empreendedor social seria um tipo de empreendedor – são empreendedores com uma missão social, e por causa dessa missão, se deparam com desafios distintos, e sua definição deve refletir tal característica. O fato de a missão social ser explícita e o negócio central para esses empreendedores afeta o modo como veem oportunidades. Missões relacionadas ao impacto social se tornam critério, e não a criação de valor, que muitas vezes é vista apenas como meio para se alcançar o objetivo social. (DEES, J. G., 1998) Ou seja, possuem as mesmas características peculiares da personalidade empreendedora no mundo empresarial – porém, com foco na criação de valor para a sociedade e resolução dos problemas desta, com fins não-lucrativos ou não.

Características do empreendedor social segundo Dees (2007 apud TAVARES,G. ET al,2008),é a melhoria constante dos problemas, criação e sustentação social e processo de inovação contínua.Outras características são: a disposição de correr riscos,mensurar o retorno social e financeiro de cada um dos investimentos, e ter uma missão. (TAVARES, G. et al,2008).

EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO BRASIL:

O Empreendedorismo Social no Brasil tem crescido muito nos últimos anos devido ao cenário econômico no qual estamos vivendo. Um dos impulsionadores para esse crescimento foi à imposição da Globalização e a realidade das empresas brasileiras que, principalmente, em grandes cidades, houve um aumento no índice de desemprego. Para suprir isso, as pessoas com visão empreendedora, tomaram a iniciativa de criar algo novo para o mercado. Atualmente, também há uma nova economia advinda da internet onde jovens empreendedores que estão se tornando milionários “do dia para noite”. Tudo isso é uma consequência da atual situação do país do mundo.

O site da Folha de São Paulo juntamente com a Fundação Schwab – plataforma global para disseminar modelos socioambientais inovadores e sustentáveis – desde 2005 criaram o Prêmio Empreendedor Social. É um concurso que tem por objetivo selecionar, premiar e fomentar os Empreendedores Socioambientais no Brasil. Todo ano muitos candidatos se inscrevem no processo e concorrem ao Prêmio. O mesmo já está sendo reconhecido como o maior concurso da América Latina e um dos mais concorridos no mundo. Há outro prêmio também da Folha de São Paulo e Fundação Schwab que é o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro que tem o objetivo de premiar empreendedores que tenham inovado em empresas no período mais crítico: de 1 a 3 anos de existência.

De acordo com Oliveira (2004) o quadro abaixo representa uma visão nacional sobre os conceitos de Empreendedorismo Social:

AUTOR CONCEITO

Leite (2002)

“O empreendedor social é uma das espécies do gênero dos

empreendedores. [...] São empreendedores com uma missão social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com