TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Economico Brasileiro

Trabalho Escolar: O Desenvolvimento Economico Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

“O desenvolvimento econômico brasileiro”

O Brasil tem um mercado livre e exportador. Ele foi classificado como a sétima maior economia do mundo pelo FMI e pelo Banco Mundial e como a segunda maior do continente americano. Em 2008, segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil foi o país que mais aumentou sua competitividade, graças às medidas tomadas para liberar e abrir a economia. O Brasil tem também um sofisticado setor tecnológico, produzindo desde aeronaves até submarinos, além de estar envolvido na pesquisa espacial e possuir um centro de lançamento de satélites. Ele também é pioneiro na produção de biocombustível. Atualmente ele está entre os dez maiores mercados do mundo. Há duas décadas o setor agrícola se mantém entre os com maior produtividade. Junto com o setor de mineração, eles renderam superávits comerciais que permitiram pagamentos da divida externa e ganhos cambiais maciços. Segundo a OMC, em 2010, o Brasil foi o terceiro maior exportador agrícola do mundo. Além de possuir o maior rebanho bovino ele é o quinto maior produtor de embalagens do mundo, sendo líder na fabricação de celulose, possui o maior parque industrial da América e é um dos dez maiores produtores de aço.

O Brasil realizou varias reformas para sua segurança social e nos seus sistemas fiscais, criando entre elas a Lei da Responsabilidade Fiscal, que controla as despesas dos Poderes Executivos, fazendo vários investimentos para incentivar as exportações, a indústria e o comercio. O Brasil é um dos poucos países que conseguiram com sucesso reduzir a desigualdade econômica, melhorando a educação, a saúde e a qualidade de vida de milhões de cidadãos pobres.

Mas para um maior desenvolvimento e melhora na qualidade de vida dessas pessoas, o país precisa melhorar a distribuição de renda através de mais investimentos e reduzindo a carga tributária.

Referências:

Moisés Naím, Newsweek, 22 de junho de 2009

http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_do_Brasil

Introdução à economia/Carlos Magno Mendes...{et al.}.-Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; {Brasilia}: CAPES:UAB.2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com