TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

  Sandro Afonso dos Santos

RA

  6056473129

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

A definição de globalização teve inicio nos anos 80, com o domínio mundial do capitalismo criou-se a necessidade de conectar todo o mundo, visando a interatividade de processos, produtos e serviços. Sendo assim, a globalização veio beneficiar toda a população, em especial as classes mais altas, trazendo com ela facilidades de comunicação, comercialização, entre outros benefícios.

Com o outsourcing as empresas começaram a terceirizar serviços, em busca de maior qualidade com menores gastos. Mas esse processo deve ser usado com cautela, pois pode ocorrer alguns riscos com sua implementação, como gastos além do previsto, corrupção, entre outros.

Mostraremos com a Natura S.A. se tornou uma das empresas brasileiras mais reconhecidas em todo mundo, tornando também uma das mais rentáveis.

Descrição das definições de globalização

Globalização é o conjunto de transformações econômicas e políticas que vem acontecendo nas últimas décadas. É a fase mais avançada do capitalismo, pois com a caída do socialismo o sistema capitalista se tornou predominante no mundo. Arnaud salienta que “a globalização começou a ser debatida na década de 80 pelos anglo-saxões”.      
Assim, a popularização do termo globalização ocorreu em meados de 1980 e rapidamente passou a ser associado aos aspectos financeiros inerentes a esse processo. Esse termo designa um fenômeno de abertura das economias e das fronteiras em resultado ao elevado crescimento das trocas internacionais de mercadorias; da intensificação dos movimentos de capitais; da circulação de pessoas, do conhecimento e da informação.        
Sua principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. É um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, em que os governos e as empresas trocam ideias, produtos e serviços. Esse processo de globalização ocorreu em razão das inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática.     
A evolução dos meios de comunicação não é um processo novo, pois desde o século XIX a melhoria dos meios de transportes proporcionou uma redução do custo das viagens e impulsionou os transportes de mercadorias. A globalização nada mais é do que um processo de integração que envolve razões políticas e econômicas, visando o crescimento global de todas as partes envolvidas. 
        
Definição de outsourcing

É uma expressão em inglês normalmente traduzido para português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver certa área da empresa.

Em inglês, a palavra “out” significa “fora”, e “source” significa “fonte”, ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior, desenvolvendo um trabalho para a empresa contratante. Assim, o outsourcing está intimamente relacionado com a subcontratação de empresas externas. A Coca-Cola é um exemplo desse processo, pois toda sua logística e transporte são terceirizados. As empresas de telefonia, como Oi e Tim também terceirizam boa parte de seus serviços e processos.

Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, custos maiores que esperado, corrupção, dependência de pessoas que não conhece o negócio e que podem não apresentar compromisso e motivação, entre outros.

Sendo assim, o outsourcing é uma pratica que deve ser bastante ponderada antes de ser implantada em uma empresa.

Estudo de caso

 NATURA S.A.
A Natura iniciou suas atividades em 1969 como uma modesta loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza com sete funcionários. Em 1980, com o fenômeno da globalização a Natura passou para 200 funcionários e 2 mil consultoras espalhadas pelo país para a revenda de produtos e consultoria de tratamento. Chegou a 1990 com 1800 funcionários e 50 mil consultoras, e inicia 1997 como a maior empresa brasileira de cosméticos, com 3 mil funcionários, 145 mil consultoras no Brasil e cerca 10 mil na América Latina.
Nos últimos 10 anos, a Natura saltou de um faturamento de US$ 76 milhões anuais para US$ 836 milhões em 1996 com 61 milhões de unidades vendidas, graças a essa melhor interação dos países e das pessoas de todo o mundo, permitindo uma comunicação eficaz e imediata, facilitando transações econômicas, financeiras e comerciais. A Natura criou uma base sustentada no desenvolvimento tecnológico de produtos de última geração no segmento de higiene pessoal.
No início dos anos 90, em pleno crescimento e iniciando sua atuação no mercado internacional, a Natura começa a buscar a definição de uma estrutura de sustentação informativa para o desenvolvimento e aprimoramento dos seus produtos e processos. Algo que trouxesse para a empresa a informação sobre o que de mais moderno e inovador estivesse acontecendo não somente no mundo da cosmetologia, mas também da dermatologia, moda, fitoterapia, psicologia, marketing, processos industriais, enfim, em todas as áreas e aspectos relacionados ao seu negócio e principalmente informações da concorrência numa escala global. Consolidando a marca brasileira não só na América Latina, mas em todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com