TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Econômico

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Descrição das definições de globalização

A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado.

A intensificação da globalização aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação.

Desde que se tornou presente abriu um leque de oportunidades comerciais, em especial para grandes empresas que podem comprar matéria prima de um determinado país, produzir o produto em outro e ainda comercializá-lo em outros diversos.

Definição de outsourcing

Em inglês, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, remete a uma fonte externa, muito parecida, porém distinto a terceirização, a diferença é que a terceirização de mão de obra é de cunho nacional, enquanto o conceito de outsourcing expande ao cunho mundial, quer dizer que posso fabricar roupas no Brasil com tecidos bordados na Ásia por exemplo.  

Esse sistema é muito utilizado por grandes marcas que o mercado conhece como Nike, General Motors e PeG, embora os ramos de atividades dessas três marcas sejam muitos distintos, todas tiram proveito do outsourcing, muitas vezes em busca simplesmente de mão de obra barata e terceirização de responsabilidades, fatores esses visto como principais desvantagens desse sistema.

Estudo de caso

Nokia, uma das maiores marcas da Indústria das telecomunicações a nível mundial. Goza de uma quota de cerca de 35% do mercado no momento, empresa com sede na Finlândia a Nokia atende os seguimentos da rede GSM bem como CDMA.

Nokia foi fundada por Fredrik Idestam em 1865 como uma fábrica de celulose de madeira no sudoeste Finlândia. Mais tarde, foi transferida para a cidade Nokia onde a empresa tem o seu nome. O nome de Nokia é uma palavra finlandesa para um escuro animal peludo, No início do século 20 Finnish Rubber Works tinha estabelecido suas fábricas e começou a usar o nome Nokia como sua marca. As empresas se fundiram em 1967 como Nokia Corporation, que passou a produzir produtos de papel, bicicletas, pneus, calçados, computadores pessoais, cabos de comunicação e televisões. 

Internacionalmente Nokia conquistou mercados de mais de 60 países no mundo onde a China, Índia, EUA, Oriente Médio, África, Ásia, Austrália e Nova Zelândia têm maiores quotas de mercado. Foi classificada no lugar 85º da 'Fortune 500 list’, empregando mais de 125.000 funcionários (Cable News Network, 2009). 

Essa é sem duvidas uma empresa que soube tirar proveito da globalização, buscou uma constante expansão de mercados e possibilidades, superando barreiras e adotando estratégias, como fusões, aquisições e parcerias ou colaborações com os líderes de mercado dos respectivos países/indústrias, não se ateve ao viés empresarial, esteve sempre preocupada em todas as frentes como sociais e politicas dos países em que buscou expansão, Lutou desde meados dos anos 1985 para a inserção no mercado chinês, onde demorou a ganhar credibilidade e aceitação, devido à ampla concorrência enfrentada frente a gigantes como a Samsung e Motorola. Já na Índia a Nokia entrou em 1995 e foi rapidamente aceita devido à durabilidade e o baixo custo de seus aparelhos, hoje a índia é seu terceiro melhor mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (362 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com