TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENGENHARIA, TECNOLOGIA E DESIGN / PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  20/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

ENGENHARIA, TECNOLOGIA E DESIGN / PROJETO INTEGRADOR

1. RESUMO

O projeto integrador desse semestre tem como objetivo a projeção de uma grua - equipamento utilizado no transporte horizontal e vertical de materiais - com dois motores, sendo um de giro da base e outro para içar cargas.

A grua faz parte do grupo de equipamentos indispensáveis para uma obra bem estruturada, pois tem capacidade para transportar grandes quantidades de cargas com segurança e velocidade.

Serão destacadas a origem, a evolução e a importância da grua na realização de trabalhos.

2. INTRODUÇÃO

Esse trabalho é um TCM (Trabalho de Conclusão de Módulo), relatório que faz parte do projeto integrador, onde o aluno deverá fazer a projeção de uma grua, destacar sua definição e importância, o objetivo do trabalho, desenvolvimento, metodologia e no final apresentar as considerações finais, assim como referências bibliográficas.

Grua é um dispositivo de transporte horizontal e vertical de materiais e componentes pesados em canteiros de obra. É desmontável, geralmente treliçado e composto de duas extremidades onde, numa delas fica a pinça elevatória descendente e/ou ascendente e na outra fica um imenso contrapeso, que estabiliza o conjunto, evitando a sua queda. Normalmente, é fixada em pesada base sustentado por uma torre modular, um conjunto de possante motor com roldanas acopladas a um ou mais cabos de alta resistência.

As gruas se destacam pelo emprego de peças pré-montadas de grande porte que facilitam a montagem e desmontagem do equipamento, ocupando um espaço menor no canteiro de obras e gerando agilidade no prazo de execução das obras. Assim, também, ajudam a reduzir a mão de obra, trazendo maior mobilidade e segurança para os trabalhadores.

Há muitos séculos, no tempo em que a Antiga Grécia e o Antigo Egipto estavam no auge da sua existência, foram inventados os primeiros guindastes, ou gruas. Utilizados para transportar água e construir prédios, as gruas primordiais eram movidas pela força do homem ou dos animais.

Mais tarde surgiu um novo tipo de grua, na qual foram adicionadas engrenagens ao sistema primordial, engrenagens movidas pela força humana. Esta pequena mudança fez com que fosse possível erguer cargas de maior peso, com uma facilidade maior.

Alguns séculos mais tarde, na Idade Média, os guindastes ganharam mais uma utilização: erguer cargas dos navios e leva-las para terra, e vice-versa, pois parte do comércio era feito através de rotas marítimas.

Com a chegada da Revolução Industrial muito mudou na sociedade, novas invenções surgiram e as gruas foram alteradas. Antes constituídas por madeira e apoiadas por uma torre de pedra numa tentativa de garantir uma maior estabilidade, passaram a ser construídas por ferro e aço, o que aumentou a sua estabilidade, durabilidade e, também, a sua capacidade de carga.

Atualmente, com a revolução tecnológica, existem diferentes tipos de gruas, desde gruas de torre, até gruas florestais, equipadas com controles que o operador usa para manuseá-la, ou para a comunicação por rádio ou infravermelhos. O guindaste é constituído normalmente por uma torre equipada com cabos e roldanas.

O trabalho com gruas, pela agilidade e também pelo risco que apresentam, é regulado pela NR 18 (Norma Regulamentadora Nº 18) - condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

De acordo com a Figura 01, pode-se observar duas gruas para construção civil.

Figura 01: Grua

Fonte: https:// http://www.maxxigrua.com.br/grua-construcao-civil

3. OBJETIVO

A finalidade do trabalho foi estudar, pesquisar, entender e pôr em prática o conteúdo disciplinar do semestre na projeção de uma grua

Na projeção é identificada base de sustento, altura, contrapeso e comprimento de braço mecânico, assim como o esquema elétrico da grua que, ligada a uma bateria de 12Vcc, fará os dois motores, sendo um de giro da base e outro para o içar cargas, funcionar para ambos os lados pois são comandados por chaves HH “3 posições” (on / off / on). O que elas fazem é inverter o sentido das correntes que circulam nos motores, quando acionadas, para posições contrárias. Com isso o braço mecânico terá movimento em duas funções.

Na Figura 02, pode-se observar a projeção de uma grua.

Figura 02: Projeção de Grua

Fonte chave HH: Google imagens - Fonte grua: Infográfico

4. METODOLOGIA

Para obter respostas às questões apresentadas nesse trabalho, foram feitas diversas pesquisas em vários sites que continham informações sobre gruas e suas funcionalidades, vídeos de operadores relatando e colocando a grua em movimento, além de verificar alguns trabalhos acadêmicos de outros que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com