TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO A DISTÂNCIA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO ADAPTADA À REALIDADE DE CADA GRUPO

Por:   •  3/3/2016  •  Artigo  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 9

O Ensino a Distância como ferramenta de desenvolvimento de conhecimento adaptada à realidade de cada grupo

______________________________________________

Autores: Cristiano V. Cavalcanti, Fernando N. de A. Júnior, Osvaldo M. dos Santos Neto, Thiago Henrique de A. Teles

RESUMO

O Ensino a distância possui uma estruturação extremamente conteudista nos cursos estabelecidos no Brasil.

Os objetivos da pesquisa foram definidos sob uma base exploratória através de análise bibliográfica e de artigos já publicados relacionados ao tema, permitindo uma análise crítica mais consolidada e estabelecendo diretrizes que visam o uso de tecnologias mais interativas.

Através da utilização de uma abordagem qualitativa, de imersão na realidade do ensino a distância no Brasil para entender os aspectos relacionados, inclusive os aspectos técnicos, exigindo capacidade de subjetivação e interpretação.

A pesquisa foi definida como de observação não participante, onde o pesquisador toma contato com a realidade estudada, mas sem integrar-se a ela, ou seja, ele presencia o fato, mas não participa dele. Dessa forma, puderam ser avaliados os principais pontos relacionados aos desafios para a produção de conteúdos mais dinâmicos em substituição à forma mais tradicional de como os mesmos são desenvolvidos no ensino presencial e assim cumprir os objetivos da pesquisa.

Sendo realizada através de tópicos como flexibilização do conhecimento, metodologia inovadora e processo educacional dinâmico, cria-se uma nova esfera de discussão sobre a educação não presencial, com suas virtudes e problemáticas que são discutidas quanto ao desenvolvimento do conteúdo proposto aos alunos.

Defende-se, então, que o Ensino a Distância deve permitir o desenvolvimento de conhecimento adequado à realidade de cada estudante e grupo envolvido, com foco na construção de conteúdo adequado às características dessa modalidade de ensino/aprendizagem.

PALAVRAS CHAVE: Flexibilização, metodologia, integração, motivação e implementação.

1. APRESENTAÇÃO

O desenvolvimento desse artigo trata da estruturação extremamente conteudista dos cursos de Ensino a Distância estabelecidos no Brasil, através de uma visão crítica quanto à evolução do corpo discente envolvido no processo educacional.

As informações para a elaboração deste artigo científico foram obtidas uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica com base em artigos e estudos similares, pois como define Gil (2007) sua idéia é ampliar o conhecimento sobre um determinado fenômeno, explorando a realidade em busca de maior conhecimento para então desenvolver pesquisas mais abrangentes. Sua finalidade é permitir o desenvolvimento de conhecimento adequado à realidade de cada estudante e grupo envolvido no Ensino a Distância, com foco na construção de conteúdo adequado às características dessa modalidade de ensino/aprendizagem.

O trabalho está estruturado através de tópicos como flexibilização do conhecimento, metodologia inovadora e processo educacional dinâmico, cria-se uma nova esfera de discussão sobre a educação não presencial, com suas virtudes e problemáticas que são discutidas quanto ao desenvolvimento do conteúdo proposto aos alunos. Assim, é foi possível estabelecer uma plataforma de conhecimento consistente que abra possibilidades de novas discussões sobre o assunto.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Ensino a Distância

O desenvolvimento tecnológico atual evolui a passos largos e promove uma verdadeira revolução técnica, cultural e profissional. Facilmente observa-se que atividades que antes eram essencialmente manuais, hoje são substituídas por artefatos que permitem atingir metas e objetivos de maneira mais eficiente e eficaz. No campo da educação não é diferente, a tecnologia evolui de forma a permitir que estudantes possam utilizar ferramentas de comunicação diversas tanto na educação convencional, chamada de presencial, como também no mais recente processo educacional desenvolvido, o Ensino a Distância ou Educação a Distância.

Para Garcia (1995), Educação a Distância (EAD) é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional, que substitui o contato pessoal professor/aluno, como meio preferencial de ensino, pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma organização e tutoria, que possibilitam a aprendizagem independente e flexível dos alunos.

Na opinião de Petri (1996), a EAD deve ser compreendida como uma modalidade de se fazer educação pela democratização do conhecimento, onde o conhecimento deve estar disponível a quem se dispuser a conhecê-lo, independente do lugar, do tempo e de engessadas estruturas formais de ensino.

É inegável que a Internet, rede mundial de computadores, permitiu que o processo de ensino/aprendizagem se tornasse a maior aliada da educação desde a sua popularização no início da década de 90, fazendo com que os estudantes ultrapassassem os limites físicos existentes dando oportunidade de desenvolver e construir o conhecimento de qualquer ambiente.

Por outro lado o desenvolvimento dos conteúdos aplicados no Ensino a Distância precisam ser pensados de forma crítica e correlacionados a essa nova estrutura de Ensino/Aprendizagem. Especialmente por isso tais conteúdos necessitam ser avaliados e aos mesmos incorporadas ferramentas que proporcionem dinamismo ao processo como forma de estabelecer um ambiente adequado à construção do conhecimento.

2.2 Ferramentas aplicadas no Ensino a Distância

A criação de ambientes para Ensino a Distância estabelece naturalmente uma grande desafio a ser superado, a grande necessidade da implementação de ferramentas capazes de substituir de maneira efetiva a presença física do professor junto ao aluno e ao mesmo tempo e não menos importante formas de motivar o aluno a perceber e compreender com eficiência o conteúdo apresentado.

Atualmente existe uma grande variedade de recursos, como áudio, vídeo, livros virtuais, fóruns de discussões, debates on line, entre outros que podem ser aplicados na Educação a Distância e na construção de um conteúdo mais dinâmico e interativo, devendo ser analisados para que se possa avaliar de maneira eficiente seus ganhos tecnológicos e pedagógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com