TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idiossincrasia Como uma Ferramenta do Conhecimento: Crítica Social na Era do Intelectual Normalizado

Por:   •  23/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.184 Palavras (9 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 9

Texto de Referência: "Idiossincrasia como Ferramenta do Conhecimento: Crítica Social na Era do Intelectual Normalizado", de Axel Honneth, Goeth University Frankfurt am Main e Columbia University.

• Axel Honneth refuta a ideia de que os intelectuais desapareceram.

◦ Nas democracias avançadas hodiernas há um constante crescimento do número de intelectuais normalizados como o subproduto cultural dessa esfera pública democrática.

◦ Por outro lado, se tem a marginalização dos críticos sociais.

• O foco do texto é contrapor a visão do que são as virtudes necessárias para um crítico social, defendida por Michael Walzer em "Courage, Sympathy, and a Good Eye" - que, para Honneth abarca tão somente os intelectuais normalizados -, e expor as diferenças conceituais existentes entre os termos "intelectual normalizado" e "crítico social".

◦ Para Walzer, uma crítica social bem-sucedida depende diretamente das virtudes do crítico, quais sejam: coragem; simpatia; e um bom olho (senso se proporção ao aplicar a teoria.

• Axel Honneth concorda que o efeito prático da crítica social resulta da perspicácia de sua preocupação central. Entretanto, para ele isso tem um efeito problemático: a desvalorização do conhecimento sociológico, decorrente da personalização dos contextos intelectuais.

• Aponta o primeiro significado daquilo que entende por "intelectual normalizado": tipo onipresente de autor que participa com argumentos generalizados nos debates de uma esfera pública democrática; agente espiritual nos fóruns de formação da opinião pública, que tratam de assuntos nos quais são especializados.

• Para iniciar sua análise acerca dos intelectuais normalizados e da crítica social, Honneth apresenta as previsões de Joseph Schumpeter.

◦ 1ª Previsão (se cumpriu quase em sua totalidade): com a expansão da educação e a disseminação da mídia, o número de intelectuais aumentaria dramaticamente nas próximas décadas.

▪ Segundo Honneth, o ambiente democrático é extremamente propício para a discussão de questões de interesse geral.

• Quatro ambientes profissionais são a principal fonte de recrutamento de pessoas que assumirão os problemas cotidianos com a atitude de generalistas: indústria da mídia; universidades (docentes); aparatos acadêmicos de partidos, igrejas e sindicatos; e graduados universitários desempregados que fornecem conhecimento para grandes empresas e meios de comunicação.

▪ A normalização dos intelectuais, segundo Honneth, emana de todo o espectro político.

◦ 2ª Previsão (amplamente refutada): radicalização social dos intelectuais, dadas suas situações profissionais inseguras e precárias, o que, por conseguinte, reforçaria cumulativamente a crítica do capitalismo.

▪ O que ocorreu foi que há um número cada vez maior de intelectuais que lidam apenas com questões cotidianas.

▪ Um reservatório social para uma forma de crítica que indaga por trás das premissas de descrições de problemas publicamente aceitas e tenta ver através de sua construção (esboço do que Honneth entende por crítica social) não é mais encontrado na classe dos intelectuais.

• Honneth ressalta que a normalização dos intelectuais é um subproduto cultural do que pode ser descrito como o estabelecimento bem-sucedido de uma esfera pública democrática. Não é algo para se lamentar ou se arrepender, entrentato, esse fenômeno é diametralmente distinto do que entende por crítica social.

◦ A vitalidade dos intelectuais normalizados cresce com o influxo de convicções objetivamente generalizáveis nas quais os cidadãos podem reconhecer suas próprias opiniões ignorantes, de modo que, as convicções pessoais se cristalizam em questões politicamente relevantes, como o aborto, intervenção militar e reforma previdenciária, que podem, sob a influência de opiniões intelectuais, fomentar o processo de formação de opinião democrática.

• Honneth prossegue com a exposição da teoria de Walzer.

◦ A virtude "coragem", defendida por ele, se aplica no contexto dos regimes totalitários - como o nazista e o fascista – do séc. XX. Ralf Dahrendorf contesta que essa virtude não é mais necessária, pelo menos em nossas latitudes, para o sucesso de um intelectual, tendo em vista o contexto de liberdade de expressão e opinião em ambientes democráticos.

◦ Honneth concorda com Walzer no seguinte ponto: simpatia e bom olho – capacidade de identificar-se com o sofrimento social dos grupos oprimidos e a percepção do que é politicamente alcançável - são virtudes dos intelectuais contemporâneos (aqueles bem-sucedidos, distintos dos intelectuais normalizados que seguem uma rotina praticada sem imaginação retórica).

◦ A crítica social, por outro lado, colocaria em questão os mecanismos culturais ou sociais que estabelecem as condições de aceitação de posições no debate público.

• Diferença entre as tarefas da crítica social e da atividade intelectual: Os intelectuais se mantêm dentro de um arcabouço conceitual (diretrizes conceituais da esfera pública) a fim de ganhar uma audiência pública. A crítica social, por sua vez, dedica-se a perfurar habilmente essas estruturas tentadas e testadas e continuamente suspendê-las.

▪ Essas estruturas são o quadro conceitual que nos mantém cativos, no sentido de que certos procedimentos são tidos como naturais.

• Siegfried Kracauer descreveu como uma tentativa de "destruição de todos os poderes míticos ao redor e dentro de nós".

◦ Os intelectuais aceitam o sistema descritivo da esfera pública, enquanto os críticos sociais questionam as próprias premissas do sistema descritivo aceito na esfera pública.

▪ Caso os intelectuais arrisquem embutir críticas sociais em seus argumentos publicamente distribuídos seria necessário sair do ponto de referência final da atividade, que é o próprio sistema descritivo.

• Segundo Axel Honneth, um elemento de "outsiderness", ou seja, de não-pertencimento (perseguição política, exílio, isolamento cultural) é fonte espiritual da crítica social, pois isso acarreta uma certa distância dos modelos interpretativos socialmente ensaiados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com