TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Por:   •  18/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.485 Palavras (18 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 18

                          Faculdade Dom Alberto

                       Ensino de História – 420 horas

                                    Paola Carolina de Vargas

        

        O ENSINO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

                                       

                                           São João Batista – SC

                                           2020

O ENSINO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

Paola Carolina de Vargas

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo contar a história da educação como um todo, mostrando sua evolução ao longo da linha do tempo da história, mostrando nossa evolução não apenas como ser humano, mas nossa evolução racional ,trazendo como propósito a aprendizagem e a evolução que temos na educação, como ela foi influenciada e como perdemos certo tempo com isso, pois nosso conhecimento poderia estar mais avançado se não fosse conflitos de poder e regras absurdas, pois alguns cientistas mostravam medo pelas suas descobertas, influenciados pela igreja, e atrasando a educação.       

PALAVRAS-CHAVE: Educação, evolução, ciências

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos abortar a educação como um todo, pois ela acabou tento várias fases dentro da nossa história, durante a idade antiga por exemplo temos a iniciação a escrita para ajudar no comercio, a dialética para ajudar na política e no final democracia, apesar de poucos terem acesso as primeiras escolas, lembrando que escola não significa aquela prédio que vemos hoje e sim o passar do conhecimento, conseguimos a evolução do nosso conhecimento, durante a idade média o misticismo tomou conta, levando apenas a educação religiosa como prioridade, com medo de mudanças a igreja católica faz com que a ciência vire mentirosa, colocando a como inferior e nos atrasando dentro do conhecimento.

 Já na idade moderna a briga entre igreja e protestante e o nosso alvo, pois a educação começa a ganhar formas e para conquistar mais fieis a igreja também tenta mudar ser conceitos, criando um modelo de escola que vai ter seus altos e baixos graças aos modelos criados pelos protestantes, a ciência começa a ser vista como importante com a ajuda de Francis Bacon, Galileu Galilei e Rene Descartes, independentemente da superioridade eclesiástica, baseados sempre a observação do experimento, com seus novos pensamentos os alunos chegaram à descoberta do conhecimento, ao estudo da natureza, sistematização dos procedimentos didáticos, portando é necessário aprender de forma científica, segundo os métodos bem planejados.

Mesmo com a modernização na fabricação e no armazenamento de informações, o estudo de fatos contemporâneos não encontra- se preso a nomes, datas e muito menos instituições. O historiador é quem se transforma em intérprete e volta no tempo fundando possibilidades de compreendê-lo.

O tempo contemporâneo está associado com o tempo presente, tarefa difícil também para as escolas acompanharem as transformações constantes da sociedade, e na maioria das vezes esta mesma acaba não atendendo as necessidades exigidas

2 EDUCAÇÃO NA IDADE ANTIGA

A educação é o ato de aprender e ensinar, que tem como objetivo principal a transmissão de saberes, observado desde a antiguidade até hoje em todas sociedades.

Não podemos falar da nossa educação sem retratar a tradições e suas origens nos povos gregos-latinos, que essencialmente emprega presente no sistema educacional atual. A educação de hoje é uma forma desenvolvida do que era no passado, pois é a transmissão de valores entre as sociedades.

A idade antiga ou antiguidade, se iniciou com a invenção da escrita nos anos (4.000 a.C. a 3.500 a.C.) e foi nesse período que ela começou seu desenvolvimento graças a mudança social, em que o ser humano saiu de nômade para sedentário onde a agricultura começou a se desenvolver formando uma nova sociedade, iniciando assim os grupos sociais e mais tarde as cidades.

As principais civilizações a se desenvolverem foram a egípcia, mesopotâmica, persa, grega e romana, foi nesse período que o formaram a cidades e os estados, além das religiões que surgiram como cristianismo, judaísmo, budismo, confucionismo.

Educação na Mesopotâmia (terra entre rios): foi uma das primeiras regiões a serem ocupadas onde a cidade se desenvolveu e apareceu a escrita cuneiforme. Os mesopotâmicos foram responsáveis por diversas contribuições, tais como códigos jurídicos, processos comercias, escolas, primeiros ensinamentos matemáticos e médicos.

Os escribas tiveram grande importância na escrita cuneiforme, desde jovens já eram destinados a ir aos edubbas onde receberiam educação e treinamento por um longo tempo, a região suméria teve um grande aumento escolar formando muitos escribas para que pudessem trabalhar nos setores administrativos econômicos e nos templos. Seus principais ensinamentos era a literatura, obras literárias e poemas.

Educação no Antigo Egito: era de forma repetitiva onde seus ensinamentos formavam o homem político especializados na retórica, se caso você não fosse obediente na educação você sofreria castigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com