TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GEOMETRIA NO ENSINO DE EJA

Dissertações: A GEOMETRIA NO ENSINO DE EJA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  7.128 Palavras (29 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 29

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROEJA, PESQUISA LATU-SENSU, CONFRESA MATO GROSSO.

A GEOMETRIA NO ENSINO DA EJA

Confresa-MT

2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROEJA, PESQUISA LATU-SENSU, CONFRESA MATO GROSSO.

Artigo de conclusão de curso apresentado ao IFMT de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Estado de Mato Grosso. Como requisito para a obtenção do titulo de Especialista em Educação de Jovens e Adultos.

Orientadora: Profª: Leila Aoyama

Confresa, MT.

2012

FOLHA DE APROVAÇÃO

A GEOMETRIA NO ENSINO DA EJA

JOÃO SEVERO DIAS

Artigo de conclusão de curso apresentado ao IFMT de Pós Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Estado de Mato Grosso. Como requisito para a obtenção do titulo de Especialista em Educação de Jovens e Adultos.

Aprovada em ____/_____/2012. Com a nota _______

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________

Orientadora, Professora: Leila Aoyama

_________________________________________________

2º Membro da Banca Examinadora

_________________________________________________

3º Membro da Banca Examinadora

Confresa-MT.

2012

RESUMO

O ensino de Matemática passa por modificações e a Geometria ainda não é transmitida da melhor forma. Como no ensino de Matemática a Álgebra e a Aritmética são priorizadas, a Geometria deixa de ser valorizada e se reduz a fórmulas e nomenclaturas. Diante do exposto esse estudo teve como objetivo apresentar contribuições da Geometria para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, a partir de atividades aplicadas aos alunos do ensino fundamental e médio da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi desenvolvida através de estudos bibliográficos sendo classificada como estudo qualitativo exploratório. Dessa forma, para o desenvolvimento desse estudo, buscaram-se suportes em estudos inseridos no campo da Educação Matemática, principalmente aqueles voltados ao uso de novas tecnologias de ensino desta ciência, e Textos que tratam do ensino de Geometria no Brasil. A partir do contexto apresentado esse estudo é relevante na medida em que visa enfatizar as dificuldades apresentadas pelos alunos em aprender matemática, relatando ser uma disciplina complicada, difícil, embora convivam com estes conteúdos no dia a dia. Mostrar que Geometria é o ponto de encontro entre a Matemática como teoria e a Matemática como um recurso, usando a imaginação para mostrar como a Geometria está presente em todos os lugares Todavia, após esse estudo percebe-se que para uma aprendizagem significativa do ensino aprendizagem na EJA, é preciso que todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, busquem meios diferenciados para estar desenvolvendo atividades diferentes em sala de aula. Cabe ao professor ser um incentivador e motivado para que realmente esse ensino seja eficiente. É preciso que cada professor se sensibilize de que sua metodologia de ensino necessita de inovações e adaptações de acordo com o local e época em que se ensina.

Palavras-chave: Metodologia de ensino. Geométrica. Educação de Jovens e Adultos

INTRODUÇÃO

Desde os tempos antigos entende-se que ser humano é um ser sentimental e intelectual que busca significados de tudo que o cerca para que possa adquirir, amplificar e aguçar o seu conhecimento. Na atualidade estamos vivendo um período de grande transformação. Com isso, a escola está em busca de novos processos para educar, caminhos que permitem operacionalizar com eficiência todas as condições de ensino-aprendizagem.

O ser humano, em todas as fases de sua vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.

A esse ato de busca, de troca, de interação, de apropriação é que damos o nome de educação. Esta não existe por si só; é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam, comunicam-se e comungam do mesmo saber, (SISTO et al., 1996).

A situação atual do ensino público é preocupante, exige do professor habilidades que vão além do seu conhecimento científico para atingir o seu principal objetivo, a aprendizagem do aluno.

Segundo Soares (2009, p.15), a matemática integrante comum da base de formação educacional do indivíduo caracteriza-se como um campo de saber essencial, ainda mais nos dias atuais, em que o aparato tecnológico, construído em grande parte a partir deste conhecimento, torna-se necessário em quase todas as atividades do cotidiano. A Matemática ajuda a estruturar o pensamento e o raciocínio dedutivo, além de ser uma ferramenta para tarefas específicas em quase todas as atividades humanas.

A geometria é o ramo da matemática que estuda as propriedades das figuras planas e o presente trabalho tem por objetivo pontuar exemplos simples e interessantes sobre geometria, dando-nos mais clareza de aprendizagem, para que serve e onde são aplicados os conceitos matemáticos geométricos que ensinamos frequentemente para nossos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com