TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado a disciplina de Metodologia do Ensino de Geometria

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

ANIZOELI DE CAMARGO

RA 1169103

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – R2

Trabalho apresentado a disciplina de    Metodologia do Ensino de Geometria, como requisito para obtenção parcial da nota.

Orientador: Antonio Cesar Geron

Curitiba

2015

1) De acordo com Fischbein (1993), alguns erros cometidos pelos alunos no seu raciocínio geométrico podem ser explicados por um tipo de ruptura entre o aspecto conceitual e o figural. A estrutura figural pode dominar a dinâmica do raciocínio em vez de ser controlada pelas restrições formais e conceituais correspondentes. Nesse sentido, podemos afirmar que um retângulo e um quadrado são paralelogramos? Justifique sua resposta.

Sim, um quadrado e um retângulo são paralelogramos. Um paralelogramo é um polígono de quatro lados (quadrilátero) cujos lados opostos são paralelos. Por consequência, tem ângulos opostos e lados opostos congruentes. Como todo quadrilátero, a soma dos ângulos internos é de 360º.

O quadrado é um quadrilátero regular, uma figura geométrica com quatro lados de mesmo comprimento e quatro ângulos retos, com medidas iguais a 90º cada um, enquanto que o retângulo é o paralelogramo em que os quatro ângulos são congruentes (retos), possui os quatro ângulos com medidas iguais, cada um medindo 90º e os lados paralelos opostos iguais.

2) Vimos que o geoplano é um material didático, que pode receber várias aplicações em diferentes níveis de desenvolvimento geométrico dos alunos. Vimos, também, que alguns conteúdos e conceitos geométricos podem ser explorados com a sua utilização. Nesse sentido, sendo você o professor de uma série do Ensino Fundamental, desenvolva uma atividade de sala que explore conceitos e conteúdos de semelhança e congruência de polígonos. Para essa atividade, você deverá utilizar o geoplano.

O trabalho será desenvolvido em duplas, sendo que os estudantes terão em mãos um Geoplano e um conjunto de elásticos. Serão desenvolvidas atividades abordando os seguintes conteúdos: Congruência de polígonos.

Os resultados serão registrados sobre o papel pontilhado que representa a malha do geoplano utilizado.

Os Alunos terão que construir os paralelogramos utilizando-se de apenas um elástico,

  • Construir no geoplano diferentes figuras de quatro lados, que tenham seus ângulos congruentes.

 

3) Qual a diferença conceitual entre simetria axial e simetria central? Justifique sua resposta e dê exemplos.

A diferença entre a simetria axial e a simetria central, é que enquanto na simetria axial é necessário ter um eixo de simetria, na simetria central é necessário ter um ponto.

Simetrias axiais ou em relação a retas são aquelas onde pontos, objetos ou partes de objetos são a imagem espelhada um do outro em relação à reta dada, chamada eixo de simetria. O eixo de simetria é a mediatriz do segmento que une os pontos correspondentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com