TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOMETRIA

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE

Nesse sentido, responda às questões a seguir e poste-as no Portfólio.

1) De acordo com Fischbein (1993), alguns erros cometidos pelos alunos no seu raciocínio geométrico podem ser explicados por um tipo de ruptura entre o aspecto conceitual e o figural. A estrutura figural pode dominar a dinâmica do raciocínio em vez de ser controlada pelas restrições formais e conceituais correspondentes. Nesse sentido, podemos afirmar que um retângulo e um quadrado são paralelogramos? Justifique sua resposta.

Existe um conceito que o paralelogramo é um quadrilátero cujos lados opostos são equivalentes e paralelos dois a dois podemos concluir que o retângulo e o quadrado são também paralelogramos.

Fischbein (1993) destaca que uma figura geométrica tem natureza conceitual. Um triângulo não é uma simples imagem desenhada numa folha de papel. É uma forma controlada por uma definição. Um triângulo é um polígono de três lados e três ângulos.

A partir dessas propriedades é possível descobrir outras, como:

• triângulo equilátero (três lados e três ângulos congruentes);

• triângulos isósceles (dois lados e dois ângulos da base congruentes);

• triângulo retângulo (um ângulo de 90°).

Uma figura geométrica pode, então, ser descrita, segundo Fischbein (1993), como tendo, intrinsecamente, propriedades conceituais. Entretanto, uma figura geométrica não é um mero conceito. É também, uma imagem visual. Ela possui uma propriedade que conceitos usuais não possuem e inclui a representação mental da propriedade de espaço.

No paralelogramo em especial, avaliamos o quadrado e o retângulo como fazendo parte desse grupo, uma vez que a figura conceitual deles satisfaz, em se tratando do contorno figural podemos confirmar: Ressalta-se que para fazer cálculo da área de um paralelogramo é preciso fazer a multiplicação da base pela altura, o mesmo método é usado para calcular a área do retângulo e do quadrado, significando mais uma prova de que essas duas formas são paralelogramos.

2) Vimos que o geoplano é um material didático, que pode receber várias aplicações em diferentes níveis de desenvolvimento geométrico dos alunos. Vimos, também, que alguns conteúdos e conceitos geométricos podem ser explorados com a sua utilização. Nesse sentido, sendo você o professor de uma série do Ensino Fundamental, desenvolva uma atividade de sala que explore conceitos e conteúdos de semelhança e congruência de polígonos. Para essa atividade, você deverá utilizar o geoplano.

Atividade com geoplano.

Com o uso do geoplano, será montada uma aula, onde os alunos farão formas geométricas, utilizando elásticos coloridos que são usados em dinheiro, os alunos serão convidados a se sentarem no chão, para realização da atividade proposta, o objetivo da aula é fazer com que os alunos percebam, de forma clara e simples, como usar elásticos na construção de peças que compõem o Tangran.

Com essas peças montadas, eles entenderam o que são Figuras geométricas, composição e decomposição, área e perímetro, semelhança e congruência, vértices e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com