TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  13/5/2021  •  Artigo  •  3.424 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE - FAVENI

METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA

           ANELISE DIAS RIBEIRO

        

   O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E

 CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO

                                       

          PARANAGUÁ          

2020

O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO

Anelise Dias Ribeiro[1],

Declaro que sou autora¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO-  Partindo da ideia que a Física Moderna e Contemporânea devem ser incorporadas na grade de Física do ensino médio , o objetivo desse trabalho é procurar na literatura específica estudos, artigos, trabalhos e pesquisas que amparem esta afirmação. Também pretendeu avaliar modificações no interesse e no rendimento dos estudantes em relação à Física, visando disseminar conhecimentos de Física Moderna por meio de experimentação. O ensino de física no nível médio não tem acompanhado os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas e tem se mostrado cada vez mais distante da realidade dos alunos. O currículo obsoleto, desatualizado e descontextualizado representa um problema tanto para os professores quanto para os estudantes e torna a prática pedagógica, que normalmente se resume ao quadro de giz, monótona e desinteressante para os atores envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, pesquisas estão sendo realizadas a fim de desenvolver estratégias que possam promover a motivação e o diálogo nas aulas de ciências, especificamente nas aulas de física. Uma das vertentes que tem se destacado é a introdução de tópicos de física moderna e contemporânea (FMC) na grade curricular do ensino médio.

PALAVRAS-CHAVE: Física Moderna. Ensino Médio. Contemporânea.


  1. INTRODUÇÃO

Cada dia mais somos cercados por tecnologias que a maior parte da sociedade não conhece como são feitas. Somos dependentes do celular, da televisão, da internet, dentre outros, e muitas vezes não temos noção de como esses artigos, tão necessários a nosso cotidiano, funcionam.

Tentar introduzir a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, é uma tentativa de começar a reverter essa situação. Trabalhar a explicação de como ondas de rádio são usadas para transmitir dados entre seu roteador e seu aparelho celular, pode vir a ser uma ferramenta valiosa na intenção de prender a atenção do aluno.

Nisso, tentaremos mostrar que, a física moderna e contemporânea, deveria ser mais do que apenas uma sugestão curricular, e sim algo a ser trabalhado e discutido no cotidiano do aluno. É mostrar para esses estudantes que a física pode ter um “que” de magia, e que tudo o que nos cerca tem uma explicação científica não tão absurda como eles pensam.

Em nosso país, especialmente nas escolas públicas, o ensino das ciências, em especial a Física, é tratado de maneira tradicional e conteudista. Sem apoio de laboratórios e com o foco apenas nas fórmulas e conteúdo escrito. Faltam laboratórios, falta uma formação contextualizada aos profissionais envolvidos e faltam recursos tecnológicos.

Mas muito pode ser feito pelo ensino contextualizado de física mesmo sem bons laboratórios. Existem muitos experimentos e situações que podemos explorar em sala, mesmo sem grandes recursos.  Pode parecer um pouco complicado ensinar física quântica para estudantes do ensino médio, mas se largarmos a ideia de que a física é apenas fórmulas, podemos explicar satisfatoriamente a necessidade dela. Explicando como são feitos os lasers, por exemplo, e suas aplicações no nosso cotidiano, que vão desde a leitura de códigos de barras, na indústria e até na medicina.

O objetivo desse trabalho é mostrar que é possível e muito importante o ensino contextualizado da Física Moderna e Contemporânea. Nossa missão como educadores, é educar para o mundo, para que estes alunos vivam em sociedade. E mostrar como os instrumentos, que a cada ano são mais utilizados, funcionam é uma parte relevante dessa educação.

Para este artigo, tentamos identificar, com base na literatura disponível e experiência própria em sala, pesquisas e trabalhos referente ao tema. Tentaremos apresentar de forma clara os desafios e possíveis soluções para que a Física Moderna e Contemporânea seja utilizada nas aulas para o Ensino Médio.

  1. DESENVOLVIMENTO

Até meados do século passado, os currículos de física para o Ensino Médio, tanto no Brasil quanto no exterior, eram determinados pelos conteúdos dos livros didáticos, mas, segundo Gaspar (2005) “não se pode afirmar se estes textos tinham tido alguma formação teórico-pedagógica consciente” (informação verbal)[2]. Estes materiais, na sua grande maioria, eram reproduções, adaptações ou traduções literais de livros-texto do final do século XIX.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs), concebidos a partir das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, dentro da disciplina de Física, relata que Física é um conhecimento que permite elaborar modelos de evolução cósmica, investigar os mistérios do mundo submicroscópico das partículas que compõe a matéria, ao mesmo tempo, permite desenvolver novas fontes de energia e criar novos materiais, produtos e tecnologias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com