TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes e Procedimentos de ensino-aprendizagem socioindividualizantes

Por:   •  17/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  2.915 Visualizações

Página 1 de 12

Procedimentos de ensino-aprendizagem individualizantes

Aula Expositiva

A aula expositiva é um dos métodos mais eficaz usado pelos professores, por ser mais antigo e tradicional e acaba por ser o mais utilizado pela prática docente.

O autor do texto considera o método expositivo rico, “logicamente estruturado”.

Pode-se dividi-la em duas posições: a exposição dogmática, onde o educador mantém uma posição dominante e o educando se mantém passivo e receptivo, não contesta, não discute e é obrigado a repeti-la, há provas de verificação e a exposição aberta ou dialógica onde o professor é aberto, tem uma boa relação educando X educador, há receptividade e as dúvidas são sanadas, o aluno é mais ativo, já que participa da exposição do professor, onde há argumentação, debates, dúvidas expostas e estimula a atividade reflexiva.

A aula expositiva funciona bem quando o educador prepara uma aula com antecedência e leva em consideração as características individuais e o grau de desenvolvimento de cada educando.

Para que se possa planejar uma boa exposição, o professor deve definir os objetivos com clareza e precisão, selecionar as ideias que pretende transmitir e organiza-las, escolher e criar exemplos adequados e esclarecedores, prever os materiais e recursos que serão utilizados, fazer um esquema dos conteúdos essenciais a serem transmitidos, distribuir os assuntos a serem transmitidos.

Para que o planejamento do professor pela aula expositiva atinja seus objetivos planejados, sugere -se que este apresente inicialmente o assunto que será abordado, introduza o novo conteúdo partindo dos conhecimentos e experiências anteriores, estabelecer um clima adequado entre os participantes e manter a atenção dos alunos, ser objetivo e preciso, para se organizar com sucesso um bom conteúdo de uma exposição, o educador pode apresentar primeiramente as ideias amplas e abrangentes, usar uma abordagem indutiva,propor questões ou problemas.

Destacar e fixar as ideias mais importantes, dar exemplos esclarecedores,estimular a participação dos alunos e os mante-los em atitude reflexiva.

Usar uma linguagem simples e coloquial indo direto ao assunto, falar com desembaraço, usar humor quando achar oportuno, Sempre que possível usar meios para ilustrar a explanação, sentir a classe percebendo o grau de atenção, intercalar a exposição com os exercícios e ao concluir a explicação, enfatizar as ideias básicas e essenciais. Com este auxílio, a aula expositiva do educador poderá torna-se mais compreensível e interessante.

A aula expositiva deve ser planejada e limitada no tempo, em função do nível de maturidade dos alunos, e deve ser sempre alternada com outras técnicas didáticas.

Estudo Dirigido

O estudo dirigido é uma técnica que se baseia no princípio didático de que o professor não ensina, e sim onde ele é o agilizador da aprendizagem, ajudando o aluno a aprender, fazendo com que o educando estude a partir de um roteiro elaborado pelo educador este o incentiva e o ativa uma maneira de aprendizagem. Logo, utilizando essa técnica, o educador põe em evidencia maneira em que o educando aprende.

Para que possa haver um bom aproveitamento do estudo sobre o estudo dirigido o educador deve elaborar roteiros que contenham tarefas operatórias, já que estas mobilizam e dinamizam atividades mentais, melhorando as operações cognitivas dos educandos, utilizando ações efetivas. Estas tarefas podem ser feitas por meio de questões ou problemas para os educandos resolverem seguindo o guia de estudos.

O professor tem como trabalhar diversos tipos de tarefas operatórias, tendo em vista a classificação, seriação, relação, análise, reunir, sintetização, localização no tempo e no espaço, representação, conceituação e definição, provação, transposição, julgamento, indução e dedução. Na prática, essas operações mentais conjugam-se e relacionam-se de várias maneiras.

Com o estudo dirigido o educando predispõe a ter mais criatividade, tendo em vista que a sua finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo, provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com inteligência e resolver o que lhe foi proposto. Com isto, o trabalho do aluno pode adquirir, desse modo, grande autenticidade e pessoalidade.

O estudo dirigido surgiu por causa deficiência de aprendizagem, com isto surgiu a necessidade de revelar novas formas de estudo, e de ensiná-los a estudar. Graças a Jean Piaget, esta técnica recebeu um grande suporte em sua teoria, já que com a filosofia construtivista de Piaget o estudo dirigido se tornou técnica pedagógica, já que explicitou as relações entre a ação efetiva e as atividades cognitivas na construção do conhecimento; Já que este estudo é uma técnica de ensino individualizado, respeita o ritmo de aprendizagem de cada aluno, por mais que se seja feito em situação social, na sala de aula, ou com auxilio do educador.

Os objetivos do estudo dirigido podem ser o desenvolvimento das técnicas e habilidades de estudo, a promoção da aquisição de novos conhecimentos e habilidades, a oferta aos alunos de um guia de estudos contendo questões e o desenvolvimento dos educandos para que criem uma atitude de independência.

O estudo dirigido é uma forma de ativar e mobilizar os esquemas operatórios que constituem a estrutura básica da atividade metal do aluno.

Método Montessori

O Método Montessoriano se concentra na evolução da criança em um aprendizado diligente, ou seja, cuidadoso, já que o cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no processo pedagógico. O saber não é infligido, ou seja, obrigatório ao educando, mas sim construído por ele com o apoio materiais didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios, motores, racionais e intelectuais do estudante.

Com este método, o educando despertar em si o potencial inventivo e se alia ao desejo de conhecer e de erguer o as “ asas do conhecimento" sobre o universo que ainda é desconhecido, por meio deste aprendizado prático. Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com