TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: A QUESTÃO DA APATIA

Por:   •  21/6/2018  •  Artigo  •  6.194 Palavras (25 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 25

 AS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA E OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: A QUESTÃO DA APATIA.

1 INTRODUÇÃO

O ensino de qualquer disciplina escolar está directamente associado à utilização de metodologias, ou seja, de caminhos que ajudem os estudantes a adquirir experiências e conhecimentos acerca do mundo em que vivem. Entende-se por metodologia de ensino o campo que se ocupa da organização, controle e aplicação de diferentes métodos no processo ensino – aprendizagem, que levem os discentes a uma maior qualidade e motivação da aprendizagem. Sendo assim, cada área do conhecimento tem a sua metodologia específica.

Existem diversas metodologias de ensino que abrangem diferentes abordagens, entre elas: a Tradicional ou Conteudista, a Sócio construtivista, a Sócio interacionista, entre outras. Cada uma delas possui um foco de ação.

No caso do ensino de primário pode-se dizer que hoje em dia ainda é muito comum a adopção da abordagem tradicional, pautada na utilização frequente do método expositivo e da transmissão de conteúdos, pelo professor.

O estudo foi realizado na EPC de Manlia – Marrupa.

A unidade selecionada situa-se na Rua Delegado João Braz s/n°, Bairro Mafrense, próximo ao Parque Ambiental Encontro dos Rios, com capacidade para atender 480 alunos do Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, nos turnos diurno e noturno. A escola conta com sete salas de aulas, uma biblioteca, laboratório de informática, secretaria, diretoria, quadra de esportes, pátio para recreação coberto, além de sanitários para docentes e discentes.

Atendendo a uma reivindicação da comunidade local deu-se início em 1985 a construção da referida escola que só veio a ser inaugurada em 1º de junho de 1986; reivindicação esta que visava atender à grande demanda de crianças e jovens em idade escolar, necessitando de atendimento educacional, visto que, na época a única escola existente no bairro era da rede municipal de ensino e atendia somente o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. A escola recebeu este nome em homenagem ao Desembargador Robert Carvalho Freitas, considerado importante figura para o estado do Piauí.

O motivo da referida unidade escolar, como foco desta investigação, é por se tratar do local de trabalho da pesquisadora. Contudo, soma-se a isto o consentimento da Gestão Escolar para a realização de uma pesquisa que pudesse responder quais as causas da apatia nas aulas de Geografia, pois muitos professores relatavam o desinteresse dos alunos pela disciplina em questão. Descobrir se a causa desse desinteresse dos discentes está relacionada às metodologias empregadas pelo docente em sala de aula ou pelo o fato da disciplina ser considerada irrelevante em função de apresentar caráter mnemônico, integra a problemática deste estudo.

Parte-se do pressuposto que o desinteresse e a apatia dos estudantes pela Geografia podem estar associados às metodologias de ensino tradicionais que exigem a memorização de informações sem que estas estejam associadas às experiências de vida.

Esta pesquisa desenvolveu-se ao longo das disciplinas de TCC-1 e TCC-2 do curso de Licenciatura em Geografia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as metodologias de ensino de Geografia aplicadas pelos professores do 9° ano do Ensino Fundamental II, verificando se elas contribuíram para despertar o interesse dos alunos pela disciplina em questão. Como objetivos específicos, destacam-se: identificar as metodologias utilizadas nas aulas de Geografia; caracterizar os tipos de procedimentos metodológicos; apontar as causas da apatia ou desinteresse dos alunos nas aulas de Geografia.

2 METODOLOGIAS DE ENSINO DE Ofícios e Educação Musical: REFLEXÕES SOBRE A APATIA NA APRENDIZAGEM

2.1 Abordagens no Ensino da Ofícios e Educação Musical nas escolas primarias.

A preocupação com relação ao ensino de Ofícios e Educação Musical é evidente e ao longo do tempo, fez com que surgissem pesquisas que tratassem desta temática analisando as transformações ocorridas nas disciplinas escolares. Esta preocupação vem sendo apresentada nas últimas décadas, propiciando um constante repensar das práticas pedagógicas utilizadas por estas disciplinas.

Partindo deste pressuposto, vale lembrar que essas práticas pedagógicas no âmbito se fundamentaram em diversas abordagens a exemplo da tradicional,

Kimura (2010) reforça este fato afirmando que essas abordagens foram objecto de discussões acaloradas na área educacional tanto em nível mundial. Contudo, percebe-se que, nos dias de hoje, ainda permanecem enraizadas sob outros olhares e com maior ou menor intensidade de tradicionalismo.

Desta forma, pode-se afirmar que o ensino Ofícios e Educação Musical foi influenciado primordialmente por essas duas abordagens e por suas metodologias. Nessa direcção, Kimura (2010, p.74-75) aponta ainda que:  

As concepções sobre a transmissão do conhecimento julgavam que o aluno permanecia em uma relação muito passiva no ensino-aprendizagem, sendo tratado como um receptáculo vazio e dócil, pronto para ser preenchido pelo conhecimento emanado do professor, que, sendo o dono do saber, era o único a expressar-se.

Entende-se que um currículo relevante é aquele que considera e responde às necessidades básicas de aprendizagem. De acordo com a Declaração Mundial de Educação para Todos, o currículo relevante abrange tanto as ferramentas essenciais para a aprendizagem (leitura e escrita, expressão oral, cálculo, solução de problemas) como os conteúdos da aprendizagem básica (conhecimentos teóricos e práticos, valores e atitudes) necessários para que os seres humanos possam sobreviver, desenvolver plenamente as suas capacidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente no desenvolvimento do país, melhorar a qualidade da sua vida, tomar decisões fundamentais e continuar a aprender. Este princípio só pode ser materializado, através da criação de espaço para a aprendizagem de actividades práticas e tecnológicas. Para que as actividades propostas sejam relevantes, para a formação de habilidades e competências, que facilitem a integração do aluno na sua comunidade, devem ser organizadas, tomando em conta as particularidades e as perspectivas de desenvolvimento social, económico e cultural de cada região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (324.5 Kb)   docx (100.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com