TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Fundamental

Por:   •  15/3/2017  •  Resenha  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A Venezuela não possui um clima único. Pelo contrário, é possível distinguir vários tipos de clima bem diferenciados que caracterizam outras tantas regiões, maiores e menores. Esta diversidade de climas é uma das características geográficas mais importantes do país.

Sem sair do território nacional é possível percorrer uma grande variedade de paisagens, ao passar desde regiões cujas temperaturas médias figuram entre as mais altas do mundo a áreas montanhosas onde o clima é tão frio todo o ano que se mantêm cobertas por gelos perpétuos, semelhantes aos das regiões polares; e quanto às precipitações podemos ir desde regiões de selvas, onde chove quase todo os dias e a soma total das precipitações atinge a mais de três metros anuais, a regiões onde o clima é tão seco que as chuvas constituem uma raridade.

Esta variedade de climas possui muita importância para o desenvolvimento das populações e da economia venezuelana, já que o clima é o elemento da paisagem geográfica que afeta ao homem, mas frequentemente e com maior persistência. O clima é considerado, desde o ponto de vista da moderna geografia, como uns dos mais valiosos recursos naturais.

Nas regiões onde a atividade humana não modificou intensamente a paisagem natural, a vegetação é o elemento dominante, exceto quando as baixas temperaturas extremas impeça o desenvolvimento de uma abrangência vegetal. Desta maneira é o clima, o mais importante dos fatores que afeta a vegetação.

Desde o ponto de vista geográfico a vegetação possui um interesse muito significativo, já que nenhum outro elemento da paisagem reflete de modo tão abarcador as condições ecológicas totais do médio.

O território venezuelano possui uma superfície continental e insular de 916.445 km² e faz fronteira com o Brasil (sul), Colômbia (oeste), Guiana (leste) e o mar do Caribe e oceano Atlântico (norte).

[pic 1]
Mapa da Venezuela

CLIMA

O clima normalmente é quente e chuvoso pelo fato da Venezuela estar localizada entre os trópicos e sua temperatura média só é alterada pela altitude. Os climas são catalogados de acordo com a altitude do lugar, da seguinte forma: clima tropical (até 800 m e com temperatura entre 23 e 29°C), tropical de montanha (entre 800 e 1.500m e com temperatura de 18 a 23°C), tropical temperado de montanha (entre 1.500 até 2.800m com variação térmica entre 14 a 18°C), clima frio de montanha (acima de 2.800m e com temperaturas que variam de 0 a 14°C) e clima gelado (acima de 4.700m, onde há temperaturas constantemente abaixo de zero).

O Clima é o efeito em longo prazo da radiação solar sobre a superfície e a atmosfera da Terra em rotação. O modo mais fácil de interpretá-lo é em termos de médias anuais de temperatura e precipitações.

As áreas de terra firme e as marinhas, ao ser tão variáveis, reagem de modos muito diferentes ante a atmosfera, que circula constantemente em um estado de atividade dinâmica. As variações dia-a-dia em uma área dada definem sua climatología, enquanto o clima é a síntese em longo prazo dessas variações (ambas podem ser considerado subdisciplinas da meteorologia). O clima mede-se por médio de termômetros, pluviômetros, barômetros e outros instrumentos, mas seu estudo depende das estatísticas. Hoje tais estatísticas são realizadas competentemente por computadores. Com tudo, um resumo singelo em longo prazo das mudanças climáticas não fornece uma representação exata do clima. Para obter esta é necessária a análise dos padrões diários, mensais e anuais. A investigação das mudanças climáticas em termos de tempo geológico é o campo de estudo da climatologia, que requer as ferramentas e métodos da investigação geológica.

TIPOS DE CLIMA NA VENEZUELA

Venezuela não possui um clima único. Pelo contrário, é possível distinguir vários tipos de clima bem diferenciados, que caracterizam outras tantas regiões, maiores e menores. Esta diversidade é uma das características geográficas mais importante do país.

Sem sair do território nacional é possível percorrer uma grande variedade de paisagens, ao passar desde regiões cujas temperaturas médias figuram entre as mais altas do mundo a áreas montanhosas onde o clima é tão frio todo o ano que se mantêm cobertas por gelos perpétuos, semelhantes aos das regiões polares

Os principais tipos de clima de Venezuela, e as principais regiões onde ocorrem, são:

O relevo venezuelano é bem variado e vai desde os Andes até as bacias de grandes rios como o Orinoco, passando pelas planícies do centro-sul. Os planaltos formam mais de 50% do território daquele país.

A fauna da Venezuela é semelhante à dos países vizinhos, portanto rica. Existem 2.120 espécies de vertebrados terrestres, 1.000 espécies de peixes das águas continentais, 306 espécies de mamíferos terrestres e 21 espécies aquáticas. Lá podemos encontrar onças pintadas, lontras, bichos-preguiça, tamanduás, capivaras, antas, veados e pacas. Entre os répteis podemos citar crocodilos, cobras e lagartos.

Venezuela conta com grandes recursos hídricos, grandes rios, lagos e regiões pantanosas. Destacam-se três vertentes: a do caribe (responsável pela maior parte do litoral) a do Atlântico, onde desemboca o rio Orinoco (onde saem 74,5% das águas continentais venezuelanas) e a do Amazonas onde desembocam as águas do rio Guainía-negro e outros. O lago Valencia não tem vazão para o mar, trata-se, portanto, de um sistema endorreico.


A VEGETAÇÃO NA VENEZUELA

Venezuela possui uma flora extraordinária, estima-se que existam mais de 18.000 espécies de plantas superiores. Das 215 famílias que lá são encontradas, as mais importantes em ordem numérica são: orquídeas, gramíneas, leguminosas, compostas, rubiáceas e melastomatáceas. 10% desta vegetação só existem nesta região. Neste país há selva amazônica, savanas, pântanos e lugares que são pré-desérticos.

Em Venezuela mais de 50% do território nacional este coberto por amplas savanas e enormes  bosques até verdadeiros pontos virgens.

No entanto, a vegetação está afetada diretamente por agentes modificadores como: o clima, o relevo, os chãos e a drenagem dos rios. Por esta razão existe uma diversidade tão rica e surpreendente de paisagens vegetais.

A inter-relação dos fatores antes mencionados, dá local, em Venezuela, às seguintes formações:

1) Selvas chuvosas

2) Bosques nublados

3) Bosques decíduos

4) Savanas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com